Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Como reduzir o tempo de espera de fila de caminhão

Como reduzir o tempo de espera de fila de caminhão

Tempo de leitura: 6 minutos

Se por algum tempo comentava que “brasileiro gosta de uma fila...”, essa realidade vem mudando fortemente!

As operações logísticas já não são mais as mesmas e administrar melhor as filas de caminhões para carga ou descarga, se tornaram essenciais na busca por maior eficiência em toda a cadeia de suprimentos!

A fila faz parte da rotina de todos nós. Existe fila para tudo e a grande pergunta que fica é: como administrar filas? Trazendo esse assunto para a gestão de pátio, por muito tempo esse controle de fila de caminhões ficou em segundo plano e poucas empresas que elaboravam algum tipo de organização mantinham o uso de controles manuais, desconexos e ineficientes.

Ainda é comum encontrarmos empresas que operam dessa forma, mas a disponibilidade de tecnologia e a necessidade de aumentar eficiência operacional tem contribuído para mudar essa realidade em mercados cada vez mais competitivos.

Se pensarmos nos efeitos que as filas de carretas que causam na cadeia logística como um todo, perceberemos que todos pagam essa conta! Caminhões que deveriam estar grande parte do seu tempo transitando, de fato acabam com menos de 50% do tempo em trânsito.

Notamos de maneira corriqueira: negociações de estadias, frequentes contatos telefônicos com reclamações de caminhões a espera de carga e/ou descarga e o “efeito dominó” de atrasos em toda a cadeia, afetando diretamente o atendimento ao cliente.

As resoluções que regulam o tempo de espera dos caminhoneiros e determinam o valor da tonelada hora que deve ser pago por conta de descumprimento do tempo de carga e descarga, de certa forma pressionam embarcadores em busca de uma melhor gestão operacional.

Porém, percebemos ainda uma grande lacuna a ser preenchida por melhores fluxos operacionais e implementação de tecnologias que suportem o planejamento e organização, com a finalidade de evitar congestionamentos nos pátios.

Mas como organizar as filas de caminhões e gerar eficiência na gestão de pátio?

A implementação de um processo de agendamento de veículos, combinado à aplicação de tecnologia que permita um fluxo integrado com fornecedores e clientes, tem se mostrado o melhor caminho.

Claro que conhecer a sua operação com profundidade é fundamental para que o processo implementado leve em consideração todas as variáveis e particularidades existentes em cada negócio, buscando a digitalização do processo de ponta a ponta, permitindo que as funcionalidades implementadas estejam adequadas aos fluxos inbound e outbond de cada empresa.

Ou seja, estamos nos referindo como é essencial entender a capacidade de movimentação do seu armazém, a disponibilidade necessária de docas (seja para recebimento ou expedição), os dias necessários de bloqueios de agendamento (por exemplo, o dia de inventário ou mesmo necessidades de paradas), as características dos materiais movimentados e como lidar com eventuais redimensionamentos das equipes para atender períodos de picos de movimentação de cargas.

Atualmente, existem ferramentas de agendamento colaborativas, que permitem acessos dos fornecedores e clientes, disponibilizando a eles a visibilidade de um cronograma com janelas de horários disponíveis para agendamento de veículos.

Através de plataforma digital, com o preenchimento de dados iniciais obrigatórios que foram parametrizados na plataforma, o transportador realiza com autonomia a solicitação de agendamento nos dias e horários disponíveis, que posteriormente poderá ser confirmada a data ou rejeitada pela empresa.

Esse acordo entre transportador e empresa, convergem em um processo de comunicação integrado e eficiente para ambos, contribuindo para melhor organização das filas e não somente isso, mas permitindo também a visibilidade e priorização de materiais urgentes que devam ter preferência na movimentação de carga para atendimento ao negócio.

Ou seja, as funcionalidades implementadas possibilitam ter visão da movimentação diária esperada, programar a operação no armazém para atender aos agendamentos, mensurar o desempenho do cumprimento da agenda, manter o controle mais eficiente do pátio e conciliar com a disponibilidade de capacidade de armazenagem existente para a recepção de materiais.

Esse tipo de gerenciamento além de beneficiar a empresa, também contribui com os transportadores que poderão se planejar melhor, alavancar sua produtividade de tempo em trânsito e evitar transtornos enfrentados por caminhoneiros e profissionais logísticos.

E você? Ainda acredita que existe espaço na sua operação logística para administrar melhor filas pra cargas e descarga de caminhões?

Sistema de agendamento de carga e descarga

A Fretefy é especialista em gestão de agendamento de docas e pátio. Através do software de agendamento de carga e descarga as operações economizam tempo e dinheiro fazendo com que as transportadoras agendem seus próprios compromissos em suas docas, desprendendo a equipe com menos ligações, whatsapp e e-mails.

As principais funcionalidades do dock scheduling:

  • Gestão de carga e descarga;
  • Portal de agendamentos;
  • Check-in do motorista;
  • Checklist Digital;
  • Gestão de pátio;
  • Painel de Carregamento;
  • KPIs e Relatórios;

Conheça mais este sistema de gestão de pátio e agendamento de docas.

Última atualização:

30

de

May

de

2023

Você também vai gostar de ler

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: o que é e como ajuda sua empresa. Veja a demanda das indústrias e embarcadores por esse serviço!
Ler Post
Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Saiba o que é gerenciamento de transporte, a importância do mesmo e como você pode tornar seu processo mais eficiente. Acompanhe este artigo!
Ler Post
Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

O sistema rodoviário brasileiro concentra um grande número de veículos corporativos. Nesse sentido, o rastreamento de cargas se faz indispensável. Confira!
Ler Post