As Fronteiras da Logística Desapareceram

Na atualidade a logística ganhou uma dimensão nunca vista

Os negócios mudam e crescem rapidamente tornando a cadeia cada vez mais complexa. Influenciada pelo crescimento do comércio eletrônico explodindo, canais de distribuição se multiplicando, novos comportamentos de consumo assumindo facetas inesperadas, novos modelos de negócios visando agilidade, avanços tecnológicos a logística passa a ter um papel diferenciado. Armazenar e transportar são funções que se expandiram exponencialmente. As fronteiras da logística desapareceram. Não tem mais como discutir processos logísticos sem falar de negócios. E já está mais do que na hora de parar de culpar “os outros” na organização. Vendas culpa logística que culpa planejamento que culpa manufatura que culpa compras. Ufa!!! Já está na hora de integrar tudo isso.

Faz tempo que não tem mais como separar as coisas, mas agora, acredite, não tem mais jeito mesmo. Parece obvio, mas a figura daquele superespecialista, que conhece todos os tipos de caminhão que existem, que conhece todas as rotas de cabeça ou calcula estoques ideais com base em fórmulas estatísticas sofisticadas ou no Excel que apenas uma pessoa pilota não é mais suficiente. Tem ferramentas mais adequadas, mais rápidas e com custos menores, o que é o caso dos softwares logísticos que utilizam a mais alta tecnologia a seu favor, proporcionando redução de custos logísticos. Por isso logísticos, cuidado. É primordial introduzir uma revolução na forma como a logísticas opera.

Existe mais do que nunca a necessidade de se destacar quando o cliente exige, os canais se multiplicam e os requerimentos de entrega ameaçam a sobrevivência das empresas. Estamos na era da informação. O cliente possui a capacidade de se antecipar. Fatores de sucesso implicam em possuir uma visão holística. Enxergar o todo e não apenas partes. Pouquíssimas organizações possuem a habilidade de “enxergar” este todo: desde a compra do material, passando pela fabricação de um produto e permeando a cadeia até chegar ao ponto de vendas e de consumo. Não dá para desvincular funções na organização. Elas precisam de alguma forma buscar a integração. Criar meios para isso é fundamental. Só assim, a capacidade de resposta aumenta. Embora a última milha esteja no varejo ela influencia toda a cadeia de abastecimento, incluindo o conceito de colaboração entre as partes.

Coleta de dados e geração de informações em tempo real, permitem a visibilidade na cadeia de valor, monitoramento de cargas, é essencial para administrar toda a extensão da cadeia. Os logísticos precisam desenvolver outras competências, buscar novos conhecimentos, novas habilidades. Estamos vivendo uma verdadeira transformação na logística precisamos elevar o nível de serviço logístico. E não queremos ficar fora desta realidade. Educação e atualização é preciso. E para refletir comigo sobre este assunto tenho o privilégio de “prosear” com o amigo RODRIGO ACRAS.

Acompanhe o vídeo completo sobre esse tema tão interessante na logística, com PAULO ROBERTO BERTAGLIA e RODRIGO ACRAS.

Última atualização:

26

de

April

de

2022

Você também vai gostar de ler

Oportunidades de inovação e networking: Principais eventos de logística em 2024.

Oportunidades de inovação e networking: Principais eventos de logística em 2024.

Explore as últimas novidades e conecte-se com profissionais influentes durante os eventos de logística de destaque em 2024 no Brasil.
Ler Post
Tecnologia de rastreamento de cargas: quais são e qual a importância!

Tecnologia de rastreamento de cargas: quais são e qual a importância!

Investir em tecnologia de rastreamento de carga é fundamental para deixar suas operações de transporte mais seguras. Confira mais detalhes neste artigo!
Ler Post
PACCAR Parts comemora primeiro ano do Centro de Distribuição com resultados recordes

PACCAR Parts comemora primeiro ano do Centro de Distribuição com resultados recordes

Conheça um pouco mais sobre um dos patrocinadores da LogConference 6ª Edição e informações sobre seu crescimento, PACCAR Parts.
Ler Post