Tecnologia em Logística

Case: Transportadora aumenta 11,3% do seu faturamento

Neste artigo, vamos falar como uma transportadora aumentou em 11,3% seu faturamento mensal. Sabendo quais eram os gargalos que a BOM TRANSPORTE enfrentava em sua operação, a transportadora buscou soluções logísticas para resolver os seus 5 principais problemas:

  1. Dificuldades em reduzir ainda mais os custos com o frete
  2. Atrasos na chegada e entrega da carga
  3. Monitorar as cargas com motoristas terceiros
  4. Planilhas de excel com erros devido às falhas humanas
  5. Erros operacionais na distribuição da carga para a frota

Newton Pedro Bom, CEO da Bom Transporte, que fica em Curitiba-PR, trabalha no setor há anos. Hoje é diretor da empresa que seu pai criou há 40 anos.

Em 2012, a empresa tinha uma frota de 200 veículos, gerenciados à mão sem nenhum tipo de inteligência artificial ou software. Já hoje, conta com somente 80 veículos próprios e optou pela terceirização - são mais de 200 motoristas contratados por fora e o software para transportadora Fretefy ajudou nesse processo.

Agora acabou aquela história de ficar ligando e correndo atrás de motorista. Agora resolvo tudo só pela internet com a Fretefy em questão de minutos.- Newton Pedro Bom, CEO da Bom Transporte

Ele conta que o que mais lhe surpreendeu na plataforma foi a capacidade de integração com transportadoras e motoristas de todo o Brasil. “Quando os transportadores perceberem que podem se ajudar, o transporte no Brasil se tornará muito melhor”, comenta.

O CEO aponta que não esperava tanto de um aplicativo de celular para motoristas (a versão para transportadores é acessado pelo computador), tão recente no mercado. Newton foi um dos primeiros clientes da Fretefy e recomenda seu uso para qualquer pessoa que queira gerenciar sua frota sem burocracia.

Nunca mais me estressei com planilhas ou com carga enviada para caminhão errado. Agora, tudo é entregue no prazo e de forma inteligente, sem me preocupar. Minha qualidade de vida aumentou bastante.- Newton Pedro Bom, CEO da Bom Transporte

Como a Fretefy resolveu os 5 problemas da Bom Transporte?

#1 Problema: Dificuldades em reduzir ainda mais os custos na gestão de fretes

Apesar de ter bons analistas dentro da empresa, manualmente, era difícil encontrar pontos que poderiam ser mais otimizados. Devido à correria no dia a dia, a equipe já trabalhava bastante e não sobrava tempo para fazer uma análise mais profunda da operação para descobrir pontos que podem ser otimizados.

Solução do Fretefy (formador de carga)

Com um software inteligente do Fretefy, os analistas da Bom Transporte conseguem fazer roteirização de entregas em poucos minutos e melhorar a taxa de ocupação dos veículos. O sistema da Fretefy consegue consolidar as cargas cruzando informação com a taxa de ocupação dos veículos e também a melhor rota. Assim, houve uma economia de tempo e, também, de combustível nos fretes. Além disso, os erros de deixar uma carga esquecida para trás é quase zero.

Um analista gastava de 1 a 2 horas por dia cuidando da roteirização das entregas, fazendo cálculos da melhor rota e taxa de ocupação de cada veículo da frota. Agora, com um sistema inteligente, ele faz isso em poucos minutos e sobra mais tempo em áreas mais estratégicas.

Consolidador de Cargas e Otimizador de Entregas
Cálculo do tamanho da carga X espaço disponíveis na carroceria da frota.

#2 Problema: Atrasos na chegada e entrega da carga

A Bom Transporte sofria com a falta de pontualidade. Embora marcasse horário para o motorista chegar com a carga, quase sempre havia atrasos. Isso ia diminuindo a eficiência da empresa e causava estresse.

A entrega também sofria com atrasos. Era rotineiro ter que conversar com o cliente e perder tempo pedindo desculpas.

Solução do Fretefy

Graças ao sistema para transportadora da Fretefy, Newton Pedro Bom consegue acompanhar em tempo real a viagem e garantir que o frete proceda como o esperado. Isso acabou com os atrasos na entrega. Com um painel kanban logístico, ficou muito mais fácil visualizar o status dos pedidos.

O sistema logístico do Fretefey avisa quando uma carga tem a probabilidade de atrasar, assim a transportadora consegue tomar decisões ágeis para que evite atraso e antecipe essa informação ao cliente.

Já para a coleta, o CEO da Bom Transporte consegue pelo próprio site gerenciar sua frota própria e agendar horários com os motoristas para o carregamento. Com a programação de horário combinado com o motorista, evita-se de pagar multas de diárias e, também, evita o estresse de relacionamento com os caminhoneiros por esperarem demais para carregar.

Painel Kanban Logístico - Com essa visão você tem maior controle das entregas

#3 Problema: Monitorar as cargas com motoristas da frota própria e terceirizada

Quando Newton Pedro Bom queria saber exatamente onde seus motoristas estavam havia apenas uma opção: ligar para o celular do motorista.

O problema desse processo é que, além de ser ineficiente, pode até ser perigoso para os caminhoneiros, que precisam desviar a atenção da estrada para atender à chamada.

Alguns veículos seus possuem rastreadores, mas sem uma plataforma fácil para consulta, Newton acabava realizando um telefonema pela praticidade. O maior problema era o tempo gasto para ficar ligando aos motoristas para saber onde que está a carga.

Solução do Fretefy

Com uma plataforma digital, Newton consegue acompanhar em tempo real onde cada motorista está. O Fretefy oferece um aplicativo gratuito para que toda a sua frota utilize. Até mesmo os motoristas terceirizados podem usar gratuitamente.

Através do aplicativo, a transportadora consegue o posicionamento do motorista (pelo celular) e funciona mesmo quando o GPS está desligado. Além disso, são feito os check-ins de entrega e coleta, assim Newton consegue, rapidamente, a informação se a carga foi entregue ou não.

Além disso, o software para transporte de carga do Fretefy pode ser integrado com os rastreadores da Onix, Sascar e Autotrac. Isso significa acompanhar os veículos sempre, não importa o que acontecer.

#4 Problema: Planilhas de Excel com erros devido às falhas humanas

Newton Pedro Bom fazia as coisas à moda antiga, assim como seu pai: tudo era anotado em planilhas. Esse método, embora seja clássico, é ineficiente para o mundo digital de hoje.

Ao analisar as atividades dos analistas, percebeu que boa parte do tempo dos funcionários era utilizado para ficar alimentando e atualizando as planilhas no Excel.

Além disso, Newton sabia que as planilhas estavam suscetíveis a erros. Afinal, são preenchidas por pessoas. Não era incomum um número errado ser anotado por engano e prejudicar toda sua operação logística.

Solução da Fretefy

A Fretefy tira a necessidade das planilhas. Todos os dados sobre as cargas e motoristas ficam registrados online (com total segurança das informações) e podem ser vistos quando quiser rapidamente.

Além disso, a automação de processos manuais e repetitivos reduz o tempo de trabalho da equipe. O tempo que era gasto com trabalhos repetitivos agora é direcionado para serviços mais estratégicos da empresa.

#5 Problema: Erros operacionais na distribuição da carga para a frota

Sem uma visão global da frota, às vezes o Newton esquecia de um caminhão próximo da carga e mandava um motorista que está mais longe buscar.

Isso gastava tempo e também recursos, como combustível e dinheiro com pedágio. O problema é que, sem um acompanhamento de toda a frota, é fácil esquecer exatamente onde o caminhão está e erros operacionais acontecem.

Solução da Fretefy

Basta entrar na plataforma e Newton já sabe qual caminhão mandar para buscar a carga. O site já mostra por raio de distância onde os veículos estão e assim garante que o motorista mais próximo faça o frete.

Além disso, erros de alocação de carga acabam. Basta uns cliques para ver o que cada caminhão está carregando ou está programado para carregar.

A carga fica atrelada à placa do veículo e, assim, evita que um caminhão carregue uma carga errada por acidente.

Controle de frota e performance

O software ajudou a transportadora a enfrentar a crise da pandemia

Neste ano, a pandemia tem prejudicado muitas transportadoras, forçando-as a reduzir custos e, consequentemente, reduzir sua equipe pela baixa demanda de serviços. Além disso, para proteger os funcionários, teriam que arrumar soluções para evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social.

Felizmente, a Fretefy sempre pensou na praticidade de se trabalhar em home office, pois sabemos que logísticos trabalham muito e queríamos criar um produto para que pudessem acompanhar a operação sem estar na empresa.

Como escolher o melhor software para sua transportadora

Além dos ERPs e TMS no mercado, existem diversos softwares para transportadoras no mercado. Escolha aquele que traga resultados reais para o seu negócio, faça análise do ROI e estude a implantação do sistema na sua gestão. Considere esses 4 fatores para escolher o melhor software:

  • Custo X Benefício: existem softwares muito baratos, mas que entregam poucas funcionalidades (são muito básicos e inadequadas para a sua operação) e também existem sistemas logísticos muito caros que não trazem resultados pela justificativa do preço. O investimento que a Bom Transporte fez para adquirir o Fretefy cobriu o investimento e ainda aumentou o lucro da transportadora.
  • Usabilidade: analise se o sistema é fácil de operar, se tem uma tela de trabalho com informações fáceis de serem encontradas. Sistemas muito complexos necessitam de treinamento, porém, se o funcionário que fez o treinamento sair da empresa, você perderá mais tempo treinando novos funcionários. Clientes do Fretefy tem elogiado bastante a interface. (solicite uma demonstração)
  • Atendimento: é importante pesquisar e analisar a qualidade do atendimento das empresas. O quanto ela está empenhada em te ajudar? Aqui no Fretefy, nossa equipe quer transformar a logística no Brasil, a nossa satisfação e motivação é quando vemos nossos clientes lucrando de verdade com o Fretefy, por isso, sempre estamos prontos para ajudar.
  • Retorno de investimento: você olha vários anúncios, prometendo milagres de resultados. Pesquise aquela que realmente te traga benefícios reais. No Fretefy, a nossa equipe de consultores irá fazer o cálculo do ROI para mostrar o quanto a sua transportadora reduzirá em custos ao implantar o Fretefy dentro da operação.

Escolha um que traga indicadores de desempenho logísticos

Tenha um relatório fácil dos números que importam para sua operação. Diariamente você pode acompanhar como está o desempenho da operação e tomar decisões mais assertivas.

Painel Indicadores Logísticos
Painel de Indicadores Logísticos

Visite a página do Fretefy e converse com nossa equipe para conhecer mais o nosso sistema de gestão de transporte.

ESCRITO POR