Por que o setor de Logística e Vendas vivem em conflitos?

Por que o setor de Logística e Vendas vivem em conflitos?

A equipe de vendas promete um prazo de entrega, mas não há validação com a equipe logística se é possível cumprir o prazo e o resultado disso: insatisfação com o cliente.

Baseado nesse fato, Lucas Hattori, nosso Head de Marketing aqui no Fretefy, publicou uma brincadeira sobre a dificuldade da relação entre Comercial e Logística no Linked In que rendeu uma boa conversa nos comentários!

Muitos profissionais atuantes em ambas as áreas deixaram seus comentários reafirmando a rixa entre os setores, assim como outros se colocaram como sortudos por não saberem o que é isso.

De qualquer forma, o debate mostrou uma realidade nas empresas que acaba trazendo problemas ao cliente, que nada tem a ver com tudo isso, e à empresa que atua de forma desintegrada.

Reunimos alguns dos principais pontos levantados por vendedores e logísticos.

O Comercial tem razão

O comercial é pressionado para vender. Quanto mais, melhor, afinal é a entrada do lucro da empresa. Assim, é natural que o comercial deseje que o produto vendido seja entregue de qualquer maneira, pois é muito frustrante vender e não chegar ao cliente. A não entrega fará com que o setor e a empresa percam sua credibilidade, impossibilitando novos negócios.

A Logística tem razão

A logística tem que se preocupar com a qualidade no processo e cuidar dos custos, o que leva algum tempo. Precisa negociar com transportadores dentro de sua tabela frete, contratar e agendar a coleta, garantir que ela aconteça e monitorar todo o trajeto até a entrega. Isso, sem contar, a consolidação de cargas, de acordo com o modelo de negócio, os atrasos, ocorrências, avarias, extravios, tombamentos e um monte de coisa que acontece com a carga no trajeto até o cliente.

Comercial e Logística estão certos

No final das contas, o comercial e a logística estão certos, mas falta comunicação entre as áreas, falta planejamento das ações, falta integração.

A falta de integração entre setores está ligada diretamente à cultura organizacional. Da mesma forma, ocorre com o planejamento. Em algumas multinacionais e empresas familiares, a palavra de ordem é fazejamento: começa a fazer e se planeja quando der tempo.

Um mundo ideal seria planejar  antes de começar, no entanto, a pressão de sair na frente antes do concorrente, muitas vezes gera essa cultura de começar primeiro. E, nisso, também se esquece de comunicar aos outros setores sobre as ações e planos do seu setor, esquecendo-se que a empresa é um único organismo.

Abaixo está um vídeo em que a Fretefy realizou dentro da LogConference para abordar sobre esse tema Comercial X Logística:

A bandeira de paz entre os setores

Um planejamento bem estratégico e, principalmente, comunicação entre os dois departamentos é o que irá garantir a paz entre eles. 

Uma boa logística trabalha com análise de capacidade, roteiro de saída de materiais (Curva ABC), inventários bem controlados e entrega de qualidade no tempo certo. Um bom comercial faz contato com a logística para entender a capacidade de atendimento e programa suas vendas de acordo com o que pode entregar. É uma via de mão dupla e não tem como fugir disso.

Com a nova ordem de mercado de colocar o cliente no centro da operação e com todos os processos que permeiam a organização voltados à boa experiência dos clientes, esse cenário de paz está começando a surgir. O comercial está se preocupando com a logística, assim como a logística está preocupada com o comercial. 

No processo de distribuição e na operação, a sinergia entre logística e comercial com foco na necessidade do abastecimento dos clientes e na margem da empresa é o fim dessa guerra.

Soluções para integrar a comunicação entre setores na indústria

Mais integração de informações entre os setores, menos ligações, mais clientes satisfeitos: tudo isso pode ser possível apenas com um sistema de gestão de fretes e cargas.

Com a tecnologia, os processos são padronizados e as pessoas precisam apenas monitorar toda a operação, que acontece on-line e real time.

É uma boa forma de garantir que o planejado saia bem próximo daquilo que se espera e que a troca de informações aconteça de forma mais simples.

Cliente perguntando "quando vai chegar o meu pedido?"

Problema comum no dia a dia de qualquer logística é o cliente cobrando o comercial porque o pedido não foi entregue. Se você oferecer um portal do cliente para que ele possa acessar o rastreio do pedido diminui o número de ligações dos clientes à equipe comercial. Imagine o quanto que sua equipe perde tempo atendendo essa solicitação de clientes? Agora pegue esse tempo e imagine como sua equipe poderia utilizá-lo em atividades mais estratégicas?

Fornecer um prazo de entrega mais realista para o cliente

Essa é o ponto de maior conflito entre os setores. Mas pode ser bem solucionado com a ajuda de um software para organizar e estipular prazos dentro da realidade de cada operação. É preciso deixar de lado atividades manuais e utilizar software inteligentes de gestão de transporte para ter maior controle da operação e evitar atrasos na entrega.

O software da Fretefy possui notificações automáticas que criam alertas importantes, como exemplo:  o pedido tem a possibilidade de atrasar. Se você tem essa informação antecipada, você consegue tomar uma decisão para diminuir o prejuízo. O simples fato de avisar antecipadamente o cliente que o pedido dele pode atrasar, a atenção no atendimento ao cliente é benéfico para a empresa.

Melhorar a relação entre as áreas é totalmente possível! Até mesmo quando o comercial vende mais do que a logística pode entregar! Basta ter planejamento e ajuda de um sistema de gestão logística como a Fretefy.

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Fale com nossa equipe e teremos o prazer de te ajudar. Através da nossa ligação iremos entender a sua empresa e te ajudaremos a identificar pontos de melhorias na sua operação logística.

Última atualização:

27

de

September

de

2023

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