+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Gestão de Frota

10 dicas de como economizar diesel no caminhão

Os gastos com combustível representam boa parte do orçamento de uma empresa que atua com transporte de carga. O grande desafio dos gestores de frota é encontrar formas que ajudem a economizar sem perder o desempenho. Para ajudar sua transportadora, listamos 10 dicas de como economizar diesel da sua frota.

1. Treinamento de motoristas

Para economizar no diesel, é fundamental contar com o apoio e boas práticas de direção dos motoristas. O gestor de frota deve investir em treinamentos e capacitações que sejam relacionadas a este tema. Entre as principais técnicas para diminuir o consumo de combustível na direção estão: evitar freadas e arrancadas bruscas, não desligar o veículo em congestionamentos e otimizar o uso do ar-condicionado. Para se ter uma ideia da importância da capacitação para motoristas de caminhões, um projeto conduzido pela Locamerica junto à Nokia Siemens em 2012 mostrou na prática que a conscientização traz bons resultados. Após um treinamento de direção defensiva realizado para mais de 2.600 condutores, foi possível reduzir em 51% o número de sinistros, em 40% as ocorrências de multas e 15% no consumo de combustível. Os resultados foram colhidos apenas 6 meses após o projeto.

2. Não ultrapassar o peso de carga

Apesar de ser uma prática usual nas estradas brasileiras, o excesso no peso da carga está diretamente ligado a um aumento no consumo do combustível. Aproveitar todos os espaços disponíveis no caminhão é essencial, porém, não se deve exceder o volume de carga permitido, pois o prejuízo pode ser maior. Quando um veículo trafega com um peso acima do recomendado, o gasto com o diesel aumenta consideravelmente. Além disso, ao adotar esse tipo de prática, a transportadora está infringindo a lei e pode receber multas altas.

3. Escolha bem os postos de abastecimento

O preço do combustível sofre constantes variações no Brasil, o que acaba desencadeando uma diferença de preços entre os postos de combustíveis. Para economizar diesel da sua frota, é importante pesquisar postos de combustível confiáveis e que tenham valores mais acessíveis, assim o gestor de frota forma uma rede e abastece sempre com os mesmos fornecedores.

4. Lembre de calibrar os pneus

Calibrar os pneus é uma atividade simples e frequente na vida dos motoristas de caminhão. Além de garantir maior tempo de vida útil à peça e contribuir para um trajeto mais seguro, a calibragem reduz os gastos com combustível. É importante que o gestor de frota tenha controle sobre as calibragens realizadas nos veículos próprios e verifique com os motoristas autônomos sobre a periodicidade das manutenções preventivas. O ideal é que o procedimento seja feito antes de cada uma das viagens ou, no mínimo, uma vez por semana.

5. Realize o planejamento das rotas

Ao planejar as rotas, o gestor consegue determinar qual o melhor trajeto para o seu veículo de acordo com com os pontos de entrega, tipos de carga, condições das vias e segurança quanto a roubos de cargas. Quando o planejamento de rotas é inadequado ou não é feito, o motorista fica sujeito a percorrer um percurso maior e menos seguro do que o necessário, podendo causar atrasos na entrega, acidentes e aumento no consumo de diesel.

6. Escolha bons motoristas de caminhão

O capital humano é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Quando falamos de empresas de transporte e logística, o motorista atua como papel principal para a solidificação da empresa no mercado.Por conta de sua importância estratégica, o gestor de frota deve realizar a contratação dos condutores de maneira séria e muito criteriosa. Quanto mais experiente e qualificado for o motorista, melhor será sua direção e, consequentemente, suas habilidades em economizar combustível durante os trajetos.

7. Controle a velocidade dos veículos

Além das técnicas de direção defensiva, dirigir dentro da velocidade permitida assegura que o veículo consuma o combustível de forma otimizada. Dirigir em alta velocidade faz com que o motor precise mais diesel do que o usual, ou seja, aumenta o seu consumo e reflete diretamente no caixa da transportadora. Respeitar os limites de velocidade das vias também contribui para um trajeto seguro para o condutor e a carga.

8. Troque as marchas corretamente

Saber o momento certo de trocar as marchas evita acelerações desnecessárias ou perda de velocidade. Quando o motorista de caminhão acelera demais e passa do limite indicado para trocar a marcha, o motor sofre mais desgaste e consome mais combustível. Por outro lado, acelerar menos também não é indicado, pois a falta de velocidade obriga o condutor a reduzir a marcha e repetir o movimento, aumentando o gasto de diesel.

9. Realize manutenções preventivas

As manutenções preventivas para caminhões são responsáveis por revisar as condições do veículo e encontrar possíveis problemas antes que eles se desenvolvam e gerem maior prejuízo para a transportadora. Quando o profissional encontra alguma situação diferente do usual durante a revisão, ele tem tempo hábil de realizar o conserto antes do problema se agravar. Algumas peças quando não estão perfeitas condições, como filtro de ar e filtro de combustível, contribuem diretamente no aumento do diesel.

10. Evite usar o ponto morto

Andar com o caminhão no ponto morto é uma prática frequente entre os motoristas. Contudo, além de ser uma atitude arriscada, ela pode gerar maiores custos à empresa de transporte. Em modelos novos, por exemplo, quando o freio é acionado, a injeção de diesel é automaticamente bloqueada. Isso significa que é possível manter o caminhão engrenado e não consumir nada de combustível. Quando está em ponto morto, o motor entende que o veículo está em marcha lenta e consome mais diesel. Além do aumento nos custos da transportadora, a prática também pode comprometer a caixa de transmissão e danificar a marcha. Ao seguir estes dez passos simples, sua transportadora consegue economizar diesel da frota de veículos e garantir um melhor desempenho durante o transporte de cargas trazendo também outros benefícios, como uma direção segura para o motorista e os itens transportados. Como sua transportadora distribui e gerencia as cargas recebidas? O Fretefy é uma plataforma 100% online que realiza o controle inteligente de cargas e veículos, promovendo economia, agilidade nas operações e impulsionando os lucros. Clique aqui e solicite uma demonstração do sistema.

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI
Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados