Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

7 dicas para gestão logística do transporte de cargas

7 dicas para gestão logística do transporte de cargas

Sucesso é obter mais lucros, certo? E a gestão da sua frota impacta drasticamente na receita da sua empresa - não importa se você é uma transportadora, terminal de carga, grande indústria ou até um e-commerce.

A forma como suas entregas são feitas impactam a satisfação do seu cliente. Se for um pai que comprou um brinquedo para o aniversário do filho, ele ficará descontente se atrasar.

O mesmo se aplica para uma empresa. O atraso de uma entrega prejudica as suas receitas e o faturamento do seu cliente. Imagine uma montadora que precisa urgente dos seus robôs, mas eles atrasam 2 dias! É um prejuízo que não volta mais.

Você quer evitar todos esses problemas? A gestão logística do transporte de cargas eficiente garante que seus negócios sejam um sucesso.

Confira abaixo as 7 dicas de como fazer um sucesso da sua gestão logística do transporte de cargas

#1 Analise minuciosamente sua cadeia de suprimentos

É importante que saiba de ponta a ponta todas as etapas de produção e logística dos produtos que você transporta. Isso pode parecer exagero, mas evidencia entraves que ficam “invisíveis” na correria do dia a dia.

Imagine que você realiza a logística de acessórios para computadores. Após fazer uma análise etapa por etapa da cadeia, você identifica que sempre tem atrasos na hora de transformar óleo bruto em granulado de plástico.

Isso significa que a empresa responsável por essa etapa está atrasando a criação de produtos para seus clientes e vale a pena estudar os motivos. Embora não seja sua responsabilidade, sua empresa pode buscar uma fonte mais eficiente de granulado de plástico e assim agilizar o processo como um todo - a logística integrada torna-se integrada de fato.

Quando você confere as etapas da cadeia, você pode encontrar entraves e resolvê-los agora mesmo!

Alguns entraves comuns:

  • Armazenamento inadequado
  • Catalogação irregular da hora de chegada e saída das cargas
  • Extração de matéria-prima para criação do produto ineficiente
  • Etapas de “aprovação” que demandam profissionais específicos e viram gargalos

#2 Faça manutenção preventiva com a ajuda de softwares

É como as mães e pais dizem: “é melhor prevenir do que remediar”. Isso vale para tudo na vida e a logística não ficaria fora dessa. Quando você faz um trabalho preventivo com a sua frota, você economiza aplicando reparos em vez de arrumar as coisas na pressa quando uma tragédia acontece.

Pense nos pneus. Sabia que você pode aumentar a vida útil deles em até 25% com o uso de softwares? A lógica é simples: o programa te fornece indicadores para saber quais marcas estão desgastando rapidamente e assim você faz compras melhores.

O software também te ajuda saber o momento certo para calibrar, fazer rodízio ou reformar pneus da sua frota, graças às métricas inteligentes.

#3 Qualifique seus colaboradores com técnicas de gestão logística do transporte de cargas

Profissionais qualificados cometem menos erros e garantem processos mais eficientes na sua empresa. Embora muitos no setor trabalhem apenas com experiência, o expertise técnico é a fundamentação ideal para um trabalho bem feito.

Pense nesse caso: você adquire um software de gestão logística para sua frota ponta a ponta. Agora você tem tudo que precisa para agilizar suas entregas e evitar atrasos.

Mas, os seus colaboradores não possuem qualificações para operarem computadores corretamente. Estão acostumados há anos com planilhas e odeiam mexer com ferramentas online. Eles falam “poxa, faço há duas décadas assim! Por que mudar agora?”

Um programa de treinamento com técnicas de logística empresarial pode transmitir a confiança necessária para aceitarem com bom grado a mudança.

#4 Planeje as melhores rotas

A infraestrutura afeta diretamente a velocidade dos seus caminhões. Não adianta nada ter um caminhão de ponta se a rota é esburacada - o frete vai atrasar!

Na gestão logística do transporte de cargas, existem duas formas de evitar rotas ruins:

  1. Fazer uma pesquisa para ver as estradas com melhores condições. Isso pode ser feito tanto online quanto com perguntas para seus colaboradores
  2. Usar um software que crie rotas automaticamente chamado de roteirizador

Escolha um método e mostre para o motorista o melhor caminho para seguir até a carga ser entregue! Assim os acidentes diminuem e o frete fica mais rápido.

#5 Use um programa fácil para gestão logística do transporte de cargas

Não deixe de entregar por falta de caminhão! Encontre rapidamente um motoristas autônomos via plataforma online inteligente.

Transportadoras enfrentam burocracia na hora que precisam de um caminhão para uma demanda de carga inesperada. Tem que ligar diversas vezes por telefone, negociar valor e mexer com papelada.

Mas com uma tecnologia de um software de gestão logística do transporte de cargas, você pode contratar um motorista em apenas uns cliques e não se estressar.

O tempo economizado permite que você foque no importante: gerenciar sua frota e não lidar com burocracia desnecessária.

#6 Premie bons colaboradores

A gestão logística do transporte de cargas também está ligada nos profissionais que trabalham com a logística. Aqui falamos de todos os profissionais desde os analistas, assistentes, supervisores e até mesmo (não menos importante) os caminhoneiros.

Que tal premiar o “motorista mais cuidadoso” para entregar ao colaborador que tiver menos acidentes ou danificações no caminhão?

Isso incentiva os motoristas a dirigirem bem e com isso você diminui seus custos com manutenção. Pode ser um custo inicial para adquirir o prêmio, mas a motivação que isso gera não tem preço.

Os prêmios criam um espírito de competição saudável, em que as pessoas se esforçam para serem reconhecidas. Assim, os próprios colaboradores passam a monitorar o comportamento e se espelhar nos que recebem mais prêmios.

#7 Estabeleça KPIs

Para você gerenciar sua logística efetivamente é necessário ter métricas concretas do que está acontecendo. Afinal, você precisa saber o que “dá certo” e o que “dá errado” com números evidentes.

Confira três indicadores de desempenho logístico que você deveria medir para avaliar a eficiência logística:

Nível de serviço de entrega

Esse indicador é obtido calculando o tempo que demorou para a carga ser entregue, a partir do momento que é liberado para transporte. Você pode segmentar essa KPI por motorista, rota ou até região para realizar comparações de performance.

Índice de ocorrências

Toda vez que ocorrer um imprevisto, como avarias, extravios ou até devolução de produto, coloque nesse indicador. Assim, em vez de analisar caso por caso, você tem uma visão geral de todas as “ocorrências indesejadas” que acontecem na empresa e pode tomar decisões para evitá-las.

Confira mais KPIs essenciais para o gerenciamento logístico

Percentual de cargas rastreáveis

Trata-se de medir a porcentagem de cargas transportadas que são rastreadas via satélite. Quanto maior a porcentagem, mais segurança você oferece para seus clientes. O ideal é chegar o mais perto do 100% possível.

Saiba mais no Guia Completo para Gestão de Frota!

Última atualização:

19

de

May

de

2022

Você também vai gostar de ler

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: o que é e como ajuda sua empresa. Veja a demanda das indústrias e embarcadores por esse serviço!
Ler Post
Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Saiba o que é gerenciamento de transporte, a importância do mesmo e como você pode tornar seu processo mais eficiente. Acompanhe este artigo!
Ler Post
Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

O sistema rodoviário brasileiro concentra um grande número de veículos corporativos. Nesse sentido, o rastreamento de cargas se faz indispensável. Confira!
Ler Post