2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Como montar uma rota de entregas eficiente para seus negócios

Blog

/
Como montar uma rota de entregas eficiente para seus negócios
Como montar uma rota de entregas eficiente para seus negócios

Um processo logístico bem sucedido se baseia em diversos fatores. Uma delas é saber planejar rotas de entrega eficientes. Isso torna a operação mais dinâmica e ainda auxilia na redução de custos. 

Empreendimentos que negligenciam a construção de processos organizados e integrados, sofrem com a baixa produtividade, despesas elevadas, além de ter a imagem do negócio prejudicada no mercado.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue acompanhando o artigo a seguir!

Por que é importante montar rotas de entrega?

Organizações que fazem uso de frotas de veículos para realizar suas entregas, fazer visitas ou prestar serviços, devem criar uma rota inteligente. Isso porque, quando não há um roteiro bem planejado, a empresa sofre com desperdício de tempo e recursos. 

Quanto às entregas, os veículos passariam nos mesmos endereços, haveria o atraso no controle de desempenho, tarefas deixariam de ser realizadas. 

Consequentemente, um processo que poderia ser finalizado com fluidez vira uma missão complexa e difícil de executar. Sendo assim, criar uma rota de entregas bem estruturada é crucial para manter o fluxo logístico da companhia, sem perda de oportunidades.

Confira as melhores soluções em tracking de monitoramento de carga!

Benefícios de uma rota bem montada

monitoramento no carro

Montar uma rota de entregas eficiente traz diversas vantagens para a organização. Veja a seguir quais são as principais. 

Mais organização

Ao definir rotas bem estruturadas, a equipe saberá exatamente onde ir e os gestores conseguirão monitorar as entregas com mais facilidade.

Mais eficiência

Com rotas de entrega bem elaboradas, os atendimentos poderão ser executados em menor tempo, solucionando as demandas dos clientes com mais agilidade e qualidade.

Mais economia

Planejar rotas eficientes também representa menos desperdício de recursos, como gastos desnecessários com combustível ou trajetos duplicados e ineficientes.

Mais preparo

Uma boa rota contribui para o planejamento das atividades em equipe, garantindo uma previsibilidade maior dos serviços semanais, bem como soluções mais rápidas em caso de imprevistos.

Como montar uma rota de entregas eficiente

Para que você entenda melhor o que é necessário em uma rota de entrega eficiente, separamos a seguir os principais critérios que farão total diferença nos processos logísticos do seu empreendimento. 

Tenha um planejamento das suas rotas de entregas

Um planejamento detalhado das entregas esclarecerá quais tarefas a equipe precisará executar. Existem empresas que preferem o planejamento diário, outras realizam um planejamento semanal.

Você pode escolher a metodologia que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa. Caso seu negócio faça muitas entregas em um mesmo dia, não existem razões para criar um planejamento semanal. 

Inicie pelas entregas mais distantes e calcule o tempo de cada percursos. Também é importante agrupar as paradas próximas umas das outras. Dessa forma, os entregadores poderão atender uma região específica de uma só vez. 

Na prática, esse agrupamento deve formar o desenho de uma gota no mapa. Além disso, considere fatores extras, como clientes que podem não estar em casa para receber as entregas, picos de trânsito e outros pontos que podem impactar nas rotas. 

Com essas informações, será mais fácil planejar alternativas para os imprevistos.

Verifique quais são as rotas mais efetivas e econômicas

Identifique quais os caminhos mais rápidos para os destinos, se existem pedágios, desvios a serem feitos, picos de trânsito, trajetos que economiza combustível e outros fatores que influenciam no custo e no tempo.

Mais uma questão que não pode ficar de fora é em relação ao nível de risco dos trajetos. Existem localidades que não estão sinalizadas no mapa, com áreas de risco que muitas empresas não atendem. Saber dessas informações evitará inúmeros danos às cargas.

Utilize o veículo correto para cada roteiro

Selecionar o veículo correto é essencial para a eficiência das entregas. Isso deve ser feito de forma estratégica, considerando o peso, tamanho e valor da carga. Pacotes menores podem ser entregues por motoboys, agilizando o tempo de envio.

Já pacotes de maior volume, mercadorias frágeis ou de maior valor, devem ser entregues em um veículo protegido. Algumas transportadoras recomendam o veículo adequado para o tipo de carga. 

Além de otimizar as despesas, você protege a caga e a integridade dos produtos, que influenciam nas satisfação dos consumidores.

Utilize um sistema de gestão de entregas

Controlar todo o processo de entregas e monitorar as rotas não é nada fácil, ainda mais se for realizada manualmente. Nesse contexto, a empresa perde tempo, pois demora para encontrar soluções, além de gerar mais custos e aumentar as chances de erros.

Utilizar um sistema de gestão de entregas minimiza todos esses aspectos negativos, agiliza o processo e o torna mais seguro e eficiente. Também eleva o controle sobre as operações logísticas. 

Por que usar um software de roteirização?

monitoramento via app

Você viu logo acima que usar um sistema de roteirização pode aumentar a eficiência do controle de entregas da sua empresa. Mas, esse não é o único benefício de utilizar essa ferramenta. 

Maior capacidade de planejamento de rotas

Com um sistema de rotas, é possível planejar as entregas com base nos seus objetivos — diminuir distâncias percorridas ou economizar tempo. 

Dependendo das suas escolhas, o software traçará as rotas que melhor atende às necessidades, seja uma que termine mais cedo ou que reduza a quilometragem.

Economia de tempo

Ao ter um melhor planejamento das rotas de entrega, o negócio consegue diminuir o tempo de cada envio. 

O sistema permite agrupar os destinos próximos, possibilitando que os motoristas façam mais entregas em cada expediente. Isso economiza tempo e evita obstáculos.

Integração com CRM

Outra facilidade dos sistemas de roteirização é que eles podem ser integrados com o CRM (Customer Relationship Management) — Gestão de Relacionamento com o Cliente —, facilitando o atendimento, já que possibilita a visualização do status da entrega.

Então, caso o consumidor tenha dúvidas em relação a seus pedidos, o atendente poderá verificar a situação do envio rapidamente e informar ao cliente.

Melhor gestão da frota e dos motoristas

Com um software de rotas, os gestores conseguem acompanhar os processos em tempo real, identificando problemas com agilidade e trazendo soluções para otimizar os percursos. 

Também possibilita a organização mais eficiente das escalas, determinando quantos veículos e motoristas são necessários para realizar as entregas em tempo hábil.

Saiba mais sobre o monitoramento de carga da Fretefy!

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu como um planejamento de rotas de entrega pode tornar as entregas mais eficientes, melhorando o fluxo logístico da sua empresa. Por isso, siga as orientações que te mostramos por aqui e comece já a implementar as soluções. 

Última atualização:

9

de

August

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo