Notícias sobre logística

Newsletter #25 Conferência de logística 4.0, gestão de custos e aumento do diesel

#25

LogConference: começou a 3ª edição

Hoje às 9h e às 15h, assista aos primeiros webinars dessa semana de imersão na logística

09 de novembro de 2020

Hoje começou a 3ª Edição da LogConference, que vai até sexta, e conta com 2 webinars diários, às 9h e às 15h.

Os temas abordam inovação, tecnologia e revolução 4.0 no segmento de logística e são apresentados por grandes profissionais do mercado e do mundo acadêmico.

INSCREVA-SE, É GRÁTIS: https://logconference.com.br/

Entregar conhecimento de pessoas experientes aos profissionais que atuam no setor, gerando melhorias constantes e disruptivas, fomentar a inovação, acelerar a adesão a tecnologias, sistematizar e automatizar processos, desburocratizar a digitalização de documentos: esses são os maiores objetivos da LogConference.

Venha fazer parte dessa semana de conhecimentos com a gente!

Inscreva-se gratuitamente e fique atualizado para a logística do futuro!

Veja toda a programação do evento aqui:

SEG 09/11
9h Logística 4.0 no segmento de Agronegócio
15h Além do Excel, tecnologias para gestão logística online

TER 10/11
9h Ganhos da informação online sem ruídos
15h Logística nos grandes CDs – desafios possíveis

QUA 11/11
9h Inteligência Artificial ligado ao Supply Chain
15h Logística Criativa: novas soluções para o setor

QUI 12/11
9h Profissionalização e cursos de extensão para carreira logística
15h Implantação de WCM na Logística

SEX 13/11
9h Digitalização de Documentos na logística
15h Logtechs e a evolução da educação para o transporte de cargas

NOTÍCIAS DA SEMANA

Gestão é a receita para valorizar o frete

Segundo levantamento da NTC&Logística, com 7 mil transportadoras, as empresas de transportes concederam descontos no valor do frete no primeiro semestre de 2020. Isso resultou em um reajuste negativo médio de 4,7% no período impactado pela pandemia. 52,2% das companhias concederam, em média, descontos de 10,2%. E, apenas 11% conseguiram reajustes para cima no período com o aumento médio de 7,8%. Em agosto, a defasagem do frete era de 13,6%. O valor que não foi reajustado acabou sendo absorvido pelas empresas.

Agora, é preciso equalizar o problema da falta de uma gestão eficiente. Colocar os custos na ponta do lápis é o primeiro passo para administrar melhor o frete para não ficar no prejuízo. Segundo Lauro Valdivia, da Transita Transportes, além do cálculo em cima do tipo de mercadoria que será transportada, é sempre muito importante provisionar os custos com a operação. E tudo precisa ser meticulosamente calculado, desde o salário do motorista, total dos custos fixos mensais, manutenção, pneus, combustível e até o seguro do casco.

Aumento no consumo de diesel sinaliza alta no transporte de carga no país

No último leilão de biodiesel promovido pela ANP, o litro do biocombustível foi vendido a R$ 5,51, quase três vezes o valor cobrado pela estatal pelo litro do diesel de petróleo. Atualmente, o biodiesel representa 11% da mistura vendida nos postos e o setor já alertou para a necessidade de repasses.

A entidade defende a redução do percentual de mistura obrigatória para 8%, como medida para reduzir a pressão altista. Pela lei, deveriam ser 12%, mas a ANP vem flexibilizando o valor diante da dificuldade de fornecimento.

“Neste contexto, o preço da soja e de seus derivados, entre eles do biodiesel, têm sido altamente impactados pela desvalorização cambial sofrida pelo Real ao longo do ano de 2020, em meio a pandemia do coronavírus”, disse a Abiove (Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais).

40% MENOS GASTOS NA SUA OPERAÇÃO COM UMA GESTÃO EFICIENTE

Sua operação perde dinheiro toda vez que uma planilha não é atualizada, você não sabe onde está sua carga e ela atrasa, ou esquece uma carga para trás.

Já imaginou reduzir em 40% os seus custos apenas com a sistematização da sua operação?

O sistema online do Fretefy centraliza e torna visível toda a gestão das suas cargas. Assim, você visualiza onde ela está, compara valores de fretes, faz a melhor negociação e contrata transportadores tudo em um só lugar.

Fale com nosso consultor para entender como sua operação pode ser muito mais econômica e eficiente!

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.