Gestão de Frota

Elimine as filas de caminhões com a Logística Lean e o aplicativo de agendamento do Fretefy

As filas de caminhões nas empresas são um desperdício para o transportador e para o cliente, pois, como sabemos, caminhão foi feito para rodar, e não para ficar parado. Agora, por que ela ocorre na maioria das empresas? 

Existem várias causas que geram esse desperdício; entre elas podemos citar: capacidade de recebimento abaixo da demanda, demora na armazenagem de produtos, o que ocasiona ocupação de área na doca de recebimento, ausência de planejamento dos recebimentos, erros na emissão de nota fiscal pelo fornecedor, entre outros. 

Um dos conceitos da logística lean é o fluxo contínuo, que significa deixar o trabalho fluir sem interrupções, ou seja, fazer um e mover um. No caso da logística de recebimento, esse conceito é muito importante para dar agilidade no recebimento. 

Normalmente, quando as empresas recebem uma carga, elas seguem o processo tradicional de recebimento: primeiro, verifica-se o documento NF para liberar a descarga do caminhão. Em seguida, o operador descarrega toda a carga para somente depois chamar o conferente e, então, solicitar para que o empilhaderista guarde o material (isso acaba gerando espera). Para piorar, normalmente o empilhadeirista está ocupado bem na hora, o que gera mais espera ainda. Como consequência, a ocupação da doca de recebimento impossibilita a descarga do próximo caminhão. 

É nesse ponto que devemos aplicar o conceito de fluxo contínuo, que nos incentiva a ter a equipe preparada para que as atividades sejam realizadas de forma simultânea e em fluxo: descarregue, confira e armazene. Dessa maneira, conseguimos maior agilidade para receber os produtos. 

A partir desse princípio, podemos planejar qual é a capacidade de recebimento (ou seja, quantos caminhões podemos receber por hora ou por dia) e fazer o planejamento da mão de obra e da sequência que devemos receber os caminhões. É aqui que podemos utilizar o sistema da Fretefy para realizar o agendamento de maneira sincronizada com o ritmo e a capacidade do recebimento; esse sistema permite uma maior eficiência e controle do fluxo de caminhões na empresa, inclusive eliminando as filas de caminhões. 

SAIBA MAIS SOBRE O SISTEMA DE AGENDAMENTO DE CARGA E DESCARGA DO FRETEFY AQUI.

ESCRITO POR

Alexandre Cardoso

Proprietário no 2BLean, professor de pós-graduação e autor dos livros ‘Uma vida Sem Desperdício" e "‘Logística Lean em Centros de Distribuição".