Saiba como alcançar o menor custo no transporte de cargas.

Clique Aqui
Gestão Logística

A importância do Excel para a gestão de custos logísticos

Hoje, podemos ver que mesmo com alguns fatores limitantes que requerem a contratação ou migração para outros softwares, boa parte da base operacional da maioria das empresas é feita em Excel.


Atualmente o termo gestão está na moda em diversas profissões. Nos cursos superiores, técnicos ou tecnólogos batem firmemente na tecla de que é necessário aprender sobre esse tema. Isso só pode significar que esse é o tipo de conhecimento essencial para sobreviver às mudanças do mercado.


E quando falamos em gestão de custos, estamos dizendo que precisamos manter a organização e o equilíbrio do que sai da empresa. Isso impacta diretamente na balança do resultado no fim de cada período.


Para controlar isso, com o Excel, em uma abordagem mais simplificada, é possível criar estruturas de custos, KPI’s para análises dos mesmos, levantamentos tanto de produtos, quanto de clientes ou fornecedores, utilizando a classificação ABC, avaliar os modais que estão sendo utilizados, se vale a pena terceirizar ou não, dentre muitas outras atividades.


Dominar o excel é indispensável! É a melhor ferramenta do mercado hoje? Certamente não, principalmente devido a velocidade com que os softwares vão ficando mais completos. Mas é a ferramenta de melhor custo x benefício, que todas as empresas têm acesso e que podem ser base para a tomada de decisões que possibilitam impactar significativamente o resultado da empresa, quando bem gerenciado.

ESCRITO POR

Leandro Cesarino

Fundador do Projeto Saia do Zero - Excel