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Notícias sobre logística

#News27 - Falta de peças, nota fiscal e sustentabilidade

#27

Falta de peças e pneus prejudica o setor de transporte de cargas

A previsão é que o fornecimento de peças e pneus para as frotas de caminhões em Minas apenas será regularizado em meados do próximo ano

23 de novembro de 2020

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logísticas (Setcemg), Gladstone Lobato, a previsão é que a oferta de pneus e peças seja regularizada somente em meados de 2021. “Estamos funcionando com uma demanda reprimida, falta caminhão, carro, pneu”, ressaltou.

Recuperação – Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), alguns indicadores apontam para uma pequena recuperação do setor. Em uma pesquisa feita em agosto com transportadoras de todo o País, 9,8% informaram um aumento moderado na busca por seus serviços em relação ao mês de junho. Ao mesmo tempo, o número de entrevistados que declarou diminuição no faturamento em agosto caiu 9,9% em relação a junho.

A CNT também divulgou dados sobre o nível de otimismo dos empresários do setor. Segundo pesquisa, a maioria dos entrevistados, 76,1%, acredita que os impactos da pandemia nos negócios continuarão por pelo menos mais quatro meses, a partir de agosto. Somente 20% acreditam que as intempéries econômicas persistirão por um ano ou mais.

As reformas tributárias e administrativa trariam segurança e crescimento, segundo os empresários do setor. Para eles, o equilíbrio fiscal do governo e a manutenção da taxas de juros em patamares mais baixos são imprescindíveis.

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Menos 30% nos custos e menos 40% de trabalho operacional

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NOTÍCIAS DA SEMANA

Mais da metade dos centros de distribuição de São Paulo não emitem nota fiscal de descarregamento

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) em 21 centros de distribuição de SP, órgão criado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), apenas 46% emitem nota fiscal.

Contatou-se que os centros responsabiliza e cobra o caminhoneiro pelo descarregamento das mercadorias. Porém, não são emitidas notas fiscais pelo serviço prestado, o que impossibilita, muitas vezes, que o caminhoneiro seja corretamente reembolsado. O valor médio cobrado pela descarga de uma carga é de R$ 280,90, mas pode chegar ao R$ 400.

O diretor da Saslog conta como deveria ser feito o procedimento: “Emissão de NFS de serviços de mão de obra com retenção de INSS, contra o embarcador, bem como a cobrança diretamente a este da maneira acordada entre ambos. Se houver necessidade de pagamento pelo transportador, este deverá ser ressarcido através de Nota de Débito contra o embarcador e não através de NFS de serviços.”

Virando a chave para o transporte sustentável

A Scania no Brasil resolveu liderar a tendência de transformação para o transporte sustentável no País, por meio de parcerias, mudança de pensamento e comunicação de resultados. Começamos a vender veículos a gás e, meses depois, contabilizamos um pouco mais de 50 unidades comercializadas.

A JAC Motors lançou em setembro passado se caminhão elétrico, o primeiro direcionado à atividade de coleta e distribuição urbana. E muitos dos negócios realizados pela companhia partiram dos grandes embarcadores.

dois perfis de empresas que puxam o transporte sustentável. Empresas cujas matrizes, geralmente europeias, têm compromissos globais com as questões sustentáveis em todas as suas operações, e a redução de emissões é um deles. E empresas nacionais, como Natura e Magazine Luiza, que se muniram de informações e entenderam que ações sustentáveis são estratégicas para suas operações porque o cliente final reconhece isso

FEICONNECT LIVE: principal evento do setor de construção civil da América Latina

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Feicon realiza o Feiconnect Live: evento digital para profissionais do mercado da construção civil, com palestras sobre Sistemas Construtivos, BIM, Gestão, Mulheres na Construção, Varejo físico/digital e Como Crescer em Vendas.

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1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

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ESCRITO POR

Autora: Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.

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