Geolocalização: saiba como ela ajuda a ter uma gestão de transporte mais eficiente

Geolocalização: saiba como ela ajuda a ter uma gestão de transporte mais eficiente

Você gostaria de ter maior controle sobre sua frota e sistemas operacionais? Então, precisa saber como usar a geolocalização. 

Este recurso ajuda os operadores na gestão e na satisfação dos clientes, aumentando assim as suas vendas. 

A tecnologia, aliada à internet, permite que um software identifique a localização de um caminhão, motorista ou carga. 

Outros benefícios incluem economia de tempo e dinheiro na gestão do negócio, além de redução dos custos de manutenção e desgaste dos veículos, otimização de frotas, aumento de lucros, melhoria de desempenho e maior segurança dos funcionários. 

Então continue lendo e descubra como usar o sistema e seus principais benefícios!

O que é e como funciona a geolocalização?

A geolocalização é um recurso que identifica a localização geográfica de um objeto ou pessoa com base nas coordenadas de longitude e latitude. 

Para isso, são utilizados sinais de GPS, radiofrequência, AGPS ou Wi-Fi. Veja abaixo mais detalhes dessas ferramentas.

GPS (Sistema de Posicionamento Global)

O GPS fornece dados por satélites que orbitam a Terra. Desta forma, capta o sinal do objeto processado e informa exatamente onde ele está.

Radiofrequência

Nesse aspecto, seu funcionamento se dá por ondas de rádio, que usam dados de torres de operadoras de celular para determinar o que procurar. 

O sistema fornece informações mesmo quando o GPS está desligado, com uma ampla cobertura.

AGPS

AGPS é semelhante ao GPS, só que assistido; uma espécie de combinação entre o GPS e a radiofrequência. 

Ou seja, utiliza dados recebidos de satélites e operadoras de telefonia móvel para localizar caminhões, por exemplo.

Wi-fi

O Wi-Fi surge a partir de uma conexão de rede sem fio, baseada na Internet e usada para localizar o dispositivo. 

Na verdade, não há necessidade de ligar o GPS para definir o país, estado, cidade ou mesmo CEP onde a remessa está localizada. 

A propósito, ao usar um smartphone, também é possível conectar-se por meio de pacotes de dados.

Como a geolocalização pode ser usada no transporte de cargas?

Você perceberá o uso dessa ferramenta em suas atividades diárias. Com ele, é possível saber a previsão do tempo, condições do trânsito, tempos de deslocamento e algumas outras informações que detalhamos a seguir.

Rastreamento da carga

Através da geolocalização, mercadorias e caminhões podem ser rastreados em caso de perda ou dano. 

Dessa forma, a equipe responsável por ele terá mais responsabilidades sabendo que está sendo acompanhada durante o percurso. 

Mesmo que haja um roubo ou furto, fica mais fácil investigar, recuperar e punir os envolvidos.

Planejamento das rotas

O planejamento de rotas é uma maneira inteligente de descobrir a melhor rota, economizar tempo e dinheiro e controlar o consumo de combustível. 

Se o plano funcionar, os empreendedores aumentarão a eficiência operacional, reduzirão erros, otimizarão as finanças e proporcionarão maior satisfação aos clientes.

Monitoramento de entrega em tempo real 

É impossível alterar ou influenciar os dados armazenados pela operadora. Todo o controle é instantâneo e pode ser usado para desenvolver estatísticas e análises para comparação. Isso é útil para entender os resultados de uma operação e melhorá-los. 

Por exemplo, é possível monitorar a operação 24 horas por dia – desde a coleta de uma carga até a entrega ao cliente –, além de registrar informações sobre o trajeto, velocidade e outros dados relevantes de cada motorista. 

Isso dá às empresas mais informações sobre o desempenho de sua logística.

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Quais as vantagens de implementar a geolocalização no seu negócio?

Utilizar a geolocalização corretamente traz inúmeras vantagens para o empreendimento, além de importantes diferenciais competitivos. Confira abaixo os principais!

Redução de custos a aumento da segurança

Por meio da geolocalização, o sistema é capaz de monitorar eventuais problemas e receber alertas quando o veículo necessitar de reparo ou manutenção. 

Como resultado, o desgaste dos pneus e do motor é reduzido, prolongando a vida útil do caminhão e economizando peças de reposição. 

Outra vantagem é o ganho de consumo de combustível, velocidade e tempo de parada do motorista com o motor ligado.

Coleta informações sobre a viagem e possibilita o rastreamento da frota

Utilizando ferramentas de geolocalização que capturam informações em tempo real, as empresas podem se proteger contra fraudes e informações desatualizadas. 

A geolocalização facilita o entendimento do consumidor que frequenta um estabelecimento, pois todas as informações essenciais são disponibilizadas. 

Esse é um dos fatores que torna ainda mais relevante a utilização de sistemas geolocalizados, pois garante a segurança da equipe e a gestão dos processos.

Economia de tempo e maior satisfação do cliente

Todas as remessas estão sujeitas a circunstâncias imprevistas. Quando isso acontecer, a transportadora é obrigada a informar o cliente sobre a alteração na entrega. Esse procedimento é fundamental para demonstrar a transparência da empresa. 

Como o consumidor acompanha em tempo real, ele sempre saberá a última localização do seu produto. Assim, a operadora poderá fidelizar e ganhar um marketing agressivo.

Por que escolher o sistema da Fretefy?

Com o sistema de monitoramento de entregas da Fretefy, você obtém uma visão completa de onde estão suas remessas em tempo real. Dentre as funcionalidades e benefícios deste software, destacamos:

  • acesso completo ao painel Kanban;
  • 100% de tracking para todas as suas cargas;
  • Atualização automática dos status de entrega;
  • Atendimento de cargas com perfil lotação, fracionada ou distribuição;
  • E.T.A (Estimated Time Arrival);
  • Torre de controle logístico (dashboard);
  • Visão em modo TV para toda sua equipe também acompanhar a operação;
  • Personalizar a visão em modo TV para todas as unidades de negócio (filiais);
  • Monitoramento de cargas e rastreamento de frota;
  • Velocidade na tomada de decisão e aumento de produtividade do time;
  • Monitoramento operacional (via mapa/grid);
  • Visão em mapa ou em grid de todos os veículos carregados/vazio;
  • Possui previsão de entrega com base nos status de posicionamento dos motoristas ou via EDI;
  • Integração com os melhores rastreadores do mercado;
  • Leitura e comunicação nos arquivos EDI (padrão proceda);
  • Portal exclusivo para o cliente final (tracking de pedidos);
  • Comunicação online entre embarcador, transportador e motorista;
  • Histórico na nuvem de todas as entregas e seus respectivos prazos de entrega;
  • Filtros avançados;
  • Visão analítica da carga contendo visão de embarque, transportadores e SKU;
  • Tracking via app / via EDI (mobile) aplicativo exclusivo para o motorista.  

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Conclusão

Após entender como o que é e como funciona a geolocalização na gestão de cargas, saiba que a Fretefy oferece um sistema de gerenciamento de entregas em tempo real, além de controle de operações de caixa, gestão de pneus e frotas e outras funções. Conheça!

Última atualização:

27

de

September

de

2023

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