

Você gostaria de ter maior controle sobre sua frota e sistemas operacionais? Então, precisa saber como usar a geolocalização.
Este recurso ajuda os operadores na gestão e na satisfação dos clientes, aumentando assim as suas vendas.
A tecnologia, aliada à internet, permite que um software identifique a localização de um caminhão, motorista ou carga.
Outros benefícios incluem economia de tempo e dinheiro na gestão do negócio, além de redução dos custos de manutenção e desgaste dos veículos, otimização de frotas, aumento de lucros, melhoria de desempenho e maior segurança dos funcionários.
Então continue lendo e descubra como usar o sistema e seus principais benefícios!
O que é e como funciona a geolocalização?
A geolocalização é um recurso que identifica a localização geográfica de um objeto ou pessoa com base nas coordenadas de longitude e latitude.
Para isso, são utilizados sinais de GPS, radiofrequência, AGPS ou Wi-Fi. Veja abaixo mais detalhes dessas ferramentas.
GPS (Sistema de Posicionamento Global)
O GPS fornece dados por satélites que orbitam a Terra. Desta forma, capta o sinal do objeto processado e informa exatamente onde ele está.
Radiofrequência
Nesse aspecto, seu funcionamento se dá por ondas de rádio, que usam dados de torres de operadoras de celular para determinar o que procurar.
O sistema fornece informações mesmo quando o GPS está desligado, com uma ampla cobertura.
AGPS
AGPS é semelhante ao GPS, só que assistido; uma espécie de combinação entre o GPS e a radiofrequência.
Ou seja, utiliza dados recebidos de satélites e operadoras de telefonia móvel para localizar caminhões, por exemplo.
Wi-fi
O Wi-Fi surge a partir de uma conexão de rede sem fio, baseada na Internet e usada para localizar o dispositivo.
Na verdade, não há necessidade de ligar o GPS para definir o país, estado, cidade ou mesmo CEP onde a remessa está localizada.
A propósito, ao usar um smartphone, também é possível conectar-se por meio de pacotes de dados.
Como a geolocalização pode ser usada no transporte de cargas?

Você perceberá o uso dessa ferramenta em suas atividades diárias. Com ele, é possível saber a previsão do tempo, condições do trânsito, tempos de deslocamento e algumas outras informações que detalhamos a seguir.
Rastreamento da carga
Através da geolocalização, mercadorias e caminhões podem ser rastreados em caso de perda ou dano.
Dessa forma, a equipe responsável por ele terá mais responsabilidades sabendo que está sendo acompanhada durante o percurso.
Mesmo que haja um roubo ou furto, fica mais fácil investigar, recuperar e punir os envolvidos.
Planejamento das rotas
O planejamento de rotas é uma maneira inteligente de descobrir a melhor rota, economizar tempo e dinheiro e controlar o consumo de combustível.
Se o plano funcionar, os empreendedores aumentarão a eficiência operacional, reduzirão erros, otimizarão as finanças e proporcionarão maior satisfação aos clientes.
Monitoramento de entrega em tempo real
É impossível alterar ou influenciar os dados armazenados pela operadora. Todo o controle é instantâneo e pode ser usado para desenvolver estatísticas e análises para comparação. Isso é útil para entender os resultados de uma operação e melhorá-los.
Por exemplo, é possível monitorar a operação 24 horas por dia – desde a coleta de uma carga até a entrega ao cliente –, além de registrar informações sobre o trajeto, velocidade e outros dados relevantes de cada motorista.
Isso dá às empresas mais informações sobre o desempenho de sua logística.
Quais as vantagens de implementar a geolocalização no seu negócio?
Utilizar a geolocalização corretamente traz inúmeras vantagens para o empreendimento, além de importantes diferenciais competitivos. Confira abaixo os principais!
Redução de custos a aumento da segurança
Por meio da geolocalização, o sistema é capaz de monitorar eventuais problemas e receber alertas quando o veículo necessitar de reparo ou manutenção.
Como resultado, o desgaste dos pneus e do motor é reduzido, prolongando a vida útil do caminhão e economizando peças de reposição.
Outra vantagem é o ganho de consumo de combustível, velocidade e tempo de parada do motorista com o motor ligado.
Coleta informações sobre a viagem e possibilita o rastreamento da frota
Utilizando ferramentas de geolocalização que capturam informações em tempo real, as empresas podem se proteger contra fraudes e informações desatualizadas.
A geolocalização facilita o entendimento do consumidor que frequenta um estabelecimento, pois todas as informações essenciais são disponibilizadas.
Esse é um dos fatores que torna ainda mais relevante a utilização de sistemas geolocalizados, pois garante a segurança da equipe e a gestão dos processos.
Economia de tempo e maior satisfação do cliente
Todas as remessas estão sujeitas a circunstâncias imprevistas. Quando isso acontecer, a transportadora é obrigada a informar o cliente sobre a alteração na entrega. Esse procedimento é fundamental para demonstrar a transparência da empresa.
Como o consumidor acompanha em tempo real, ele sempre saberá a última localização do seu produto. Assim, a operadora poderá fidelizar e ganhar um marketing agressivo.
Por que escolher o sistema da Fretefy?

Com o sistema de monitoramento de entregas da Fretefy, você obtém uma visão completa de onde estão suas remessas em tempo real. Dentre as funcionalidades e benefícios deste software, destacamos:
- acesso completo ao painel Kanban;
- 100% de tracking para todas as suas cargas;
- Atualização automática dos status de entrega;
- Atendimento de cargas com perfil lotação, fracionada ou distribuição;
- E.T.A (Estimated Time Arrival);
- Torre de controle logístico (dashboard);
- Visão em modo TV para toda sua equipe também acompanhar a operação;
- Personalizar a visão em modo TV para todas as unidades de negócio (filiais);
- Monitoramento de cargas e rastreamento de frota;
- Velocidade na tomada de decisão e aumento de produtividade do time;
- Monitoramento operacional (via mapa/grid);
- Visão em mapa ou em grid de todos os veículos carregados/vazio;
- Possui previsão de entrega com base nos status de posicionamento dos motoristas ou via EDI;
- Integração com os melhores rastreadores do mercado;
- Leitura e comunicação nos arquivos EDI (padrão proceda);
- Portal exclusivo para o cliente final (tracking de pedidos);
- Comunicação online entre embarcador, transportador e motorista;
- Histórico na nuvem de todas as entregas e seus respectivos prazos de entrega;
- Filtros avançados;
- Visão analítica da carga contendo visão de embarque, transportadores e SKU;
- Tracking via app / via EDI (mobile) aplicativo exclusivo para o motorista.
Conclusão
Após entender como o que é e como funciona a geolocalização na gestão de cargas, saiba que a Fretefy oferece um sistema de gerenciamento de entregas em tempo real, além de controle de operações de caixa, gestão de pneus e frotas e outras funções. Conheça!
27
de
September
de
2023
