Garanta seu software logístico com
15% off na primeira mensalidade

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Gerente de logística: saiba tudo sobre essa função

Gerente de logística: saiba tudo sobre essa função

Você sabe o que faz um gerente de logística e como ele pode melhorar sua gestão dentro de uma empresa?

Nós separamos as principais funções desse profissional, qual o perfil ideal, como se tornar um gerente ainda mais eficiente e qual o papel que a tecnologia possui nesse processo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira mais informações a seguir!

O que é necessário para ser um gerente de logística?

Tornar-se um gerente logístico de sucesso requer mais do que entender de tecnologia e acompanhar as novas tendências da indústria. 

O trabalho requer um indivíduo que seja um excelente solucionador de problemas, possua fortes habilidades analíticas e tenha a capacidade de pensar rapidamente. 

Também exige alguém que possa construir relacionamentos com fornecedores, parceiros, clientes e outras partes interessadas, além de ter habilidades organizacionais excepcionais. 

Um bom gerente de logística deve se atentar aos detalhes com a capacidade de priorizar tarefas a fim de cumprir prazos e fornecer serviços de entrega confiáveis de forma consistente.

Também ajuda se eles tiverem um olho criativo para detalhes que muitas vezes passam despercebidos no processo de monitoramento dos níveis de estoque e de designação de espaço para itens de armazenamento.

Um grande gerente de logística sabe manter a eficiência em todo o sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos, integrando processos e garantindo a coesão das diferentes fases e uma melhoria contínua dos processos logísticos.

O que faz um gerente de logística?

Dentre as funções que um gerente de logística pode atuar, estão:

  • gerenciamento do estoque, armazéns, transporte e outros processos de logística;
  • comunicar-se com fabricantes, fornecedores e clientes;
  • garantir uma logística inteligente e ágil, que satisfaça as expectativas do cliente;
  • analisar relatórios e métricas em busca de possíveis melhorias, identificação de problemas e oportunidades;
  • buscar tornar o processo menos custoso, gerando economia para a empresa e eficiência a todos os envolvidos;
  • gerenciar a equipe logística, assim como orçamentos da área.

Qual o perfil profissional ideal de um gerente de logística?

Uma das principais características de um gerente de logística é o espírito de liderança e a habilidade de controle e monitoramento da equipe e do fluxo logístico.

O gerente de logística deve ser um resolvedor de problemas nato, tomar decisões com rapidez de forma racional e ser proativo, além de saber trabalhar sob pressão.

Se antecipar aos problemas e procurar soluções para evitá-los sempre que possível, ou resolvê-los da melhor forma possível.

Outros dois pilares são a organização e a inovação. O primeiro deles é o cerne da profissão. A organização tem a capacidade de tornar o processo mais rentável ou mais caro.

Para melhores resultados, ele deve estar sempre atento às novidades do mundo logístico e se atualizar constantemente.

Qual a importância do gerente de logística?

O gerente de logística desempenha um papel fundamental para garantir o fluxo logístico ininterrupto. 

Eles são responsáveis por supervisionar a eficiência das cadeias de fornecimento, o que muitas vezes significa coordenar as atividades de múltiplas equipes e departamentos através de uma organização.

Da organização da equipe e dos recursos ao desenvolvimento de estratégias inovadoras que agilizam os processos, eles têm em suas mãos quase todas as áreas de operações. 

Sua experiência em gerenciamento e operações é inestimável, pois lhes permite assegurar que todos os componentes dentro de uma cadeia de suprimentos estejam conectados e trabalhando juntos de forma otimizada. 

Em resumo, ter um gerente logístico competente é essencial porque eles são parte integrante do sucesso de qualquer negócio dependente de entrega, produção e armazenamento eficientes de bens.

Como se destacar e se tornar um gerente de logística mais eficiente?

Invista em atualização e especialização

Não basta apenas ter características pessoais e profissionais que dão match com a vaga de gerência. É preciso sempre estar em constante atualização.

Em qualquer área, a atualização é importante, mas no ramo logístico, com a logística 4.0 e o surgimento de inúmeras inteligências na área, uma pessoa que não se atualiza pode ser facilmente dispensada, pois não traz os benefícios que a empresa precisa.

Esteja sempre um passo à frente quando o assunto é atualização. Novas tecnologias surgem a todo momento e você precisa saber quando é vantajoso adotá-las.

Desenvolva a capacidade de encontrar alternativas em caso de imprevistos

Identificar os gargalos logísticos é uma habilidade essencial para o gestor logístico.

Incidentes no transporte, perda de bens, atraso na entrega e insatisfação do cliente são apenas alguns dos imprevistos que podem surgir.

Para que isso não aconteça, ou aconteça cada vez menos, é preciso pensar em alternativas. A tecnologia e uma boa estratégia podem ajudar nesses casos.

Desenvolva um bom relacionamento com clientes e fornecedores

O processo logístico depende de muitas fases, diferentes áreas e setores dentro e fora da empresa, inclusive dos fornecedores.

Por isso, mantenha sempre um bom relacionamento com os fornecedores e estabeleça pontes que podem ser benéficas no futuro.

Quanto mais rica for a sua rede de contatos, mais benefícios ela pode trazer para você e para a sua empresa.

Aposte e esteja antenado nas tecnologias

O gerente de logística é um profissional muito envolvido em tecnologias. Ambos caminham juntos e o profissional deve estar sempre antenado nas novidades.

As funções da logística 4.0 são e a sua relação com a tecnologia são compostas por softwares modernos, inovações, novidades, rastreamento de cargas e uma infinidade de dados e métricas.

Conheça a Fretefy!

O Fretefy está em conformidade com a logística 4.0 e com o que há de mais moderno em sistemas para transportadoras.

O sistema pode realizar o tracking da própria carga, de transportadoras homologadas, e de motoristas agregados e terceirizados.

A solução oferece relatórios completos para quem irá realizar as análises logísticas, monitoramento e controle das entregas, gestão de ocorrências durante  transporte, dentre muitas outras funções.

Confira como funciona o sistema de monitoramento de carga do Fretefy e torne-se um gerente logístico ainda melhor.

Conclusão

Um gerente de logística tem inúmeras funções dentro de uma organização e seu papel é fundamental para a organização de todas as etapas do processo de uma entrega.

Esse profissional tem como principal função a organização de todo o processo logístico e a integração entre as diferentes áreas de uma companhia.

Ele deve ter como principal características, o espírito de liderança e a capacidade de resolver problemas, mesmo trabalhando sob pressão.

É um trabalho desafiador, mas que pode ser recompensante ao profissional e à empresa.

Última atualização:

15

de

March

de

2023

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post