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Gestão de Entrega

Gestão de Pátios e Portarias: gerindo carga e descarga

tempo de leitura: 6 minutos

A falta de gestão de pátio e portarias afeta diretamente a produtividade, desperdiçando mais tempo do que o necessário e afetando a cadeia logística como um todo. Infelizmente é muito normal ver caminhões aguardando a liberação de docas em estacionamentos e tendo gastos não previstos e sabemos também que as transportadoras recebem por tempo em trânsito, KM rodado ou por entrega efetuada, atrasos na carga e descarga são ineficiências que aumentam os custos logísticos e automaticamente o preço do serviço.

Ressaltando que essa prática afeta diretamente a qualidade de vida do motorista que muitas vezes não tem o seu bem-estar e a e um ambiente confortável para garantir a eficiência na entrega.

Vale destacarmos a Lei 13.103 que vigora desde 2015, ela é clara em discriminar que o veículo deve carregar ou descarga em até 5 horas contando a partida da chegada ao seu destino. Se caso o período estiver acima do estipulado, deve ser pago R$ 1,38 por ton/hora ou a fração, a Transportadora ou ao caminhoneiro Autônomo.

Os principais vilões que provocam o impacto nos custos na operação de pátio e portaria são:

1.     A falta de previsibilidade

2.     Não Planejamento das docas

3.     Morosidade Check-in e portaria

4.     Falha de Comunicação com Motorista

5.     Ineficiência do carregamento e descarregamento

6.     Demora na emissão dos Documentos fiscais

Dicas de como resolver:

1.     Previsibilidade:

- Planejamento dos carregamentos e descarregamento, se possível utilizando um sistema de agendamento

- Com sistema as transportadoras e clientes podem agendar data e o horário de entrega conforme a disponibilidade.

2.     Planejar as docas:

- Análise dos tempos internos, planejamento e acompanhamento da programação das docas.

3.     Velocidade Check-in e portaria:

- Comum a automação via sistema check-in, pode ser feito em minutos, informando a Placado veículo e nome a portaria, e a liberação pode ser feita caso todos os dados estejam corretos.

4.     Eficiência na Comunicação como Motorista:

- É muito importante que a comunicação com o motorista seja eficiente, nesse caso a utilização de tecnologia é primordial e podemos utilizar SMS, WhatsApp, pager, -Painel.

5.     Carregamento ou descarregamento Eficiente:

Disponibilidade de equipamento (empilhadeira ou transpaleteira)

- Utilizar telemetria nas empilhadeiras para monitoramento de eficiência e colisões aumentam a disponibilidade dos equipamentos.

- Buscar medir eficiência dos operadores.

Gestão a vista dos tempos de processos, filas entrada saída ajuda a visibilidade aumentando a eficiência.

6.     Velocidade na Emissão e entrega dos Documentos fiscais:

- Buscar automação para geração de documento em apenas 1 clique após o carregamento.

KPIs com Gestão a Vista

1.     Tempo gasto em cada carga e descarga

- Se possível mensure cada etapa do processo, pois a cada ciclo de PDCA para melhorar o processo é possível identificar e focar no próximo gargalo.

- Classificar as características da carga.

- Qualificar as informações com a transportado/fornecedor.

2.     Número de funcionários envolvidos.

- O custo com a mão de obra interna pode ser gerido mostrando o ganho de eficiência no processo.

3.     Classificação das transportadoras/fornecedores

- Pontualidade: chegar dentro do tempo é imprescindível para o processo seja eficiente.

- Condições do veículo: As condições de segurança como luzes, pneus, emissão e fumaça devem estar em perfeito estado.

- Apresentação do motorista: O caminhoneiro precisa manter documentos CTe (Controle de Transporte Eletrônico) e NFs em mãos para agilizar o processo de conferência /liberação.

 

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

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Fazer uma boa análise dos KPIs, faz a diferença, segue 7 passos para analisar criticamente os resultados dos indicadores:

1.     Relato da tendência do indicador no mês analisado com o mês posterior – (Este resultado é bom? É adequado para alcançar a meta?);

2.     Quais ações foram realizadas durante o mês para alcançar o resultado – (O que resultou neste número? Houve alguma melhoria e/ou ação preventiva? Foi preciso intervenção de outro processo? Qual intervenção? Qual processo?);

3.     Quais as ações a serem realizadas para melhorar o resultado desejado? – (Que ações devemos tomar para chegar ao resultado que queremos no próximo ciclo? Vamos precisar da intervenção de outro processo? Qual intervenção? Qual processo?);

4.     Fato – Apresentar por escrito o quer e apresentar o resultado; analisar anteriormente se tiveram impacto no resultado e evidenciar o objetivo estratégico da organização, relacionado ao resultado;

5.     Causa – Realizar o levantamento de causas que estão contribuindo para o resultado; quantificá-los sempre que possível; destacar se há algum outro indicador relacionado com o resultado; destacar se o resultado é fruto de interação de processos. Analisar a causa de maior impacto e/ou gravidade (se necessário utilizar as ferramentas da qualidade – Diagrama de Ishikawa e 5 porquês para identificar a causa raiz);

6.     Oportunidades e/ou Ameaças – Descrever quais as oportunidades e ameaças o resultado do indicador poderá trazer para a organização.

7.     Ações de Seguimento – A ação planeja da deve correlacionar com a causa raiz identificada.

O carregamento e descarregar com velocidade e eficiência faz-se importantíssimo para escoar produção e receber caminhões e minimizar custos logísticos.

Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/analisar-criticamente-os-resultados-dos-indicadores/

Conheça melhor a Fretefy

A Fretefy pode te ajudar com a sua gestão de pátio e ainda automatizar processos, agilizando fluxos logísticos e ainda proporcionando mais tempo para sua equipe logística se dedicar a estratégias e planejamento.

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ESCRITO POR

Clayton Morosso da Costa

Coordenador PCP e Expedição - Brasilata

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