Gestão de entrega: o grande desafio

O extenso território Brasileiro é um dos desafios mais difíceis da gestão de entrega, pois existem muitos fatores que podem influenciar a qualidade desse serviço, estradas precárias e sem manutenção, o alto custo dos combustíveis, escassez de peças para manutenções de veículos, as altas taxas cobradas para a circulação de cargas, e inúmeros outros fatores.

A gestão de entrega muitas vezes se torna extremamente difícil para as empresas podendo ser considerado um fator importante que está diretamente relacionado com ao nível de satisfação do cliente e a entrega de um serviço com qualidade, o que faz toda a diferença para a confiabilidade do cliente até o final de sua experiência de compra.

Sendo assim, iremos abordar nesse texto como essa gestão de entrega pode ser realizada usando a tecnologia a seu favor para agilizar os processos, utilizando indicadores em tempo real.

O que é a Gestão de Entrega?

A gestão de entrega de uma maneira geral pode ser caracterizada como gestão de processos que envolvem a transferência de determinada carga de um ponto a outro, sendo basicamente o acompanhamento da carga desde o momento da saída do material até a hora que ele é entregue ao cliente, assim como o planejamento de todo esse trajeto levando em conta todos os fatores adversos e o comprometimento com a data estipulada para o cliente.

Para isso, estão envolvidos diversos processos de gestão que precisam estar alinhados para que sejam eficazes e uma série de fatores precisam ser verificados antecipadamente para o sucesso da gestão de entrega.

Por que um Software pode otimizar a gestão de entrega?

“Onde está a carga?”

Essa com certeza é uma das perguntas mais frequentes feitas ao setor logístico todos os dias e para ajudar a responder essa e muitas outras perguntas, milhares de empresas já estão utilizando software logístico, uma tecnologia que está diretamente ligada ao seu nível de serviço pois é justamente o que vai ajudar sua empresa a alcançar uma excelente gestão de entrega.

Um software logístico de qualidade é fundamental para acompanhar/monitorar todos os indicadores ligados aos processos e as operações da empresa. Segue as vantagens que ele pode proporcionar para sua gestão de entrega:

  • Informações em tempo real, possibilitando a resolução rápida de problemas e possíveis falhas
  • Automatização dos seus processos manuais
  • Otimização de tempo
  • Acompanhamento da rota com comunicação direta com o motorista
  • Maior controle de prazos de entregas
  • Economia de custos
  • Aumento da qualidade do serviço oferecido ao cliente

Essas são somente algumas das vantagens que são muito importantes para uma gestão de entrega eficiente, com todos os processos alinhados e sendo monitorados em tempo real fica fácil ter controle de todas as etapas.

Os fatores mais importantes para sua gestão de entrega

Monitoramento em tempo real

Um dos fatores mais importantes, se não o mais importante de uma gestão de entrega eficaz é o monitoramento em tempo real que possibilita a previsibilidade dos processos e operações, até mesmo possíveis falhas o que gera também redução de custos.  

Saber exatamente onde a carga está proporciona maior confiabilidade com a data de entrega acordada com o cliente, além de maior segurança no acompanhamento de toda a rota que a carga seguirá, evitando possíveis transtornos.

Eficácia das entregas  

De nada adianta você entregar a carga a seu cliente se você não faz isso com qualidade, assertividade e dentro do prazo. Para isso, é imprescindível obter uma tecnologia que possibilite você a trabalhar de forma totalmente eficaz, otimizando o tempo e prezando pela entrega no prazo.

É também indispensável um planejamento de processos tanto interno (controle de estoque, documentos e outros) quanto externo. A gestão de entrega só pode ocorrer com eficácia quando todos esses processos estão alinhados da melhor forma.

Ocorrências / Devoluções

As ocorrências e devoluções acontecem isso é inevitável, mas a questão é se você está preparado o suficiente para enfrentá-las prontamente, visando as melhores soluções, no menor tempo possível, pois esses são dois fatores que irão determinar o nível de satisfação do seu cliente.  

É fundamental a comunicação assertiva com o cliente para uma gestão de entrega com confiança, no caso da devolução que pode acontecer por inúmeros motivos não deixe que ao cliente chegue com essa informação até você, antecipe-se e mostre que a empresa está ciente do ocorrido e que está trabalhando para resolver no menor tempo possível. Isso gera a confiabilidade para com o cliente e torna sua gestão de entrega diferenciada.

Nível de serviço

Um dos mais importantes fatores a serem levados em consideração, o nível de serviço está interligado a vários outros fatores pois ele necessita que todos estejam engajados para no final obterem a melhor taxa de nível de serviço na gestão de entrega.  

O nível de serviço reflete diretamente na sua produtividade, por isso é tão necessário o uso de um software logístico que esteja integrado ao seu sistema oferecendo todas as informações rapidamente, assim consequentemente você agiliza suas decisões e orienta sua gestão de entrega.

Software logístico

Todo e qualquer fator que pode influenciar sua gestão de entrega também pode ser monitorado por um software logístico, ou seja, você pode ter esse controle nas mãos a qualquer momento de qualquer lugar.  

Então imagine que incrível seria se todo esse software pudesse parametrizar vários de seus processos do início ao fim podendo evitar falhas e retrabalhos, isso é um dos benefícios oferecidos pelo software que vai mudar o jeito com que você faz sua gestão de entrega.

A Fretefy te ajuda a ter sucesso na sua gestão de entrega

A Fretefy ajuda a sua empresa com esse grande desafio que é a gestão de entrega, com um software logístico que vai monitorar cada fator importante citado acima e muitos outros fundamentais para lhe proporcionar a eficiência em todas as fases da gestão.

Uma gestão de entrega com qualidade é um conjunto de várias ações realizadas em perfeita ordem e controle, e isso pode ser facilmente uma realidade na sua empresa.

Acesse nosso site e saiba como isso é possível  

www.fretefy.com.br

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o mundo logístico?

Participe da LogConference um evento online onde reúne vários profissionais de sucesso da logística falando sobre temas que estão em alta para o setor.

O evento acontece entre os dias 12 a 15 de julho.

A inscrição é totalmente gratuita. Acesse o site e inscreva-se.

www.logconference.com.br

Última atualização:

26

de

April

de

2022

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post