Governo Federal lança no dia 27/05 o projeto-piloto para o DT-e (Documento Eletrônico de Transporte). A inovação entrou em fase de testes no Espírito Santo (ES) com o objetivo de unificar cerca de 20 documentos do transporte de cargas.
A medida do Governo visa desburocratizar o setor e facilitar a fiscalização. Menos documentos significam filas menores e tempo de parada reduzido nos postos de pesagem. Hoje, os procedimentos de fiscalização tem tempo de espera de 6 horas.
O projeto-piloto será realizado pelo Canal Verde Brasil, um sistema de monitoramento que já atua em 55 pontos no Brasil pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Como funciona?
Caso a nova tecnologia seja adotada após a fase de testes, as informações de cerca de 20 documentos vão estar disponíveis em apenas um aplicativo de celular para os fiscais.
Um chip acoplado aos caminhões vai permitir que o motorista siga viagem sem parar para apresentar documentos. A leitura eletrônica do chip é feita instantaneamente enquanto o veículo está em movimento.
Fonte: CNT