Notícias sobre logística

Newsletter #13 Inovação logística: tecnologia, automação e mudança de paradigma

#13

Nova era do transporte de carga: na pandemia, setor tenta se modernizar

Setor, que teve faturamento de R$ 369,6 bilhões em 2019, sofre com o baque do novo coronavírus, mas busca saída para seguir na estrada, como a modernização tecnológica na relação com consumidores e clientes

17 de agosto de 2020

'A pandemia da covid-19 acelerou o processo de transformação digital', avalia Marcelo Almeida, doutor em transportes pela UnB.

Quem não tem capital de giro, desconhece ou recusa-se a adotar soluções tecnológicas, corre sério risco de fechar as portas. Pesquisa recente realizada pelo Sebrae com 400 empresas participantes revelou que 79% não adotaram nenhuma estratégia de enfrentamento à crise e apenas 21% adotaram planos de adaptação, incluindo a questão digital.

Um dos caminhos apontados pelo analista de competitividade do Sebrae Victor Rodrigues Ferreira é a conexão das transportadoras e motoristas a plataformas específicas para a logística. Nelas, as empresas e prestadores de serviço cadastrados conseguem saber onde tem carga, valor do frete, permite otimizar rotas, entre outras coisas.

O empresário, estudioso no ramo da logística, adverte que é difícil avaliar o futuro no setor no Brasil. “Vai depender muito da política econômica e da regulamentação feita pelo Congresso Nacional, que podem proteger/favorecer o lado das empresas de transporte, ou o das startups. Mas, a mudança de paradigma está aí. Surgiram empresas tratando diretamente com caminhoneiros, inteligências artificias administrando as grandes cargas, até a possibilidade do uso de drones. A relação deve ser algo parecido com o Airbnb com hotéis, ou Uber com táxis, o novo e o antigo, juntos".

VISIBILIDADE E AUTOMAÇÃO NA GESTÃO DAS SUAS CARGAS

Monitorar todas as etapas do transporte das suas cargas é possível com o Kanban de Cargas do Fretefy.

Faça a gestão de todas as suas cargas de forma automatizada, desde o leilão de fretes e a distribuição de cargas, até o recebimento do comprovante de entrega digitalmente.

Ficou interessado? Clique aqui e saiba todos os detalhes!

NOTÍCIAS DA SEMANA

Compras de mercado online: o novo normal

Com as mudanças impostas pelo novo coronavírus e o boom das vendas on-line, alguns setores precisaram se adaptar com rapidez para atender às novas demandas. É o caso dos supermercados.

"Para fortalecer as operações, mudamos processos e sistemas.", conta o diretor do Sindicato dos Supermercados do DF Jefferson Macedo. Duylio Sales, gerente de um supermercado no Guará 2, também compartilha: "Aprendemos, na prática, que a loja on-line é real, apesar de ser eletrônica.”

O crescimento das vendas on-line criou uma série de problemas, pois a estrutura não era suficiente. Foi preciso contratar mais gente, fazer adaptações, capacitar, intensificar treinamentos, reforçar ou criar logística para garantir entregas, além de melhorar os sistemas utilizados na gestão de entregas.

Automação na indústria 4.0 para reduzir custos operacionais

Em 2022, a expectativa é de que robôs industriais sigam como os maiores representantes do setor na América Latina, com 72% de presença no mercado do Brasil e México, as maiores indústrias da região.

Sabe-se que processos manuais têm eficiência média de 70 a 75%, já que os colaboradores precisam realizar pausas para tomar água, usar o refeitório etc. Quando utilizamos a automação, a eficiência sobe para 85% a 92%, o que é um ganho bem expressivo!, é o que defende Denis Pineda, country manager da Universal Robots A/S, empresa de robótica colaborativa.

Muitos segmentos terão que repensar suas operações na retomada pós-pandemia e podem fazê-lo com sucesso com a automação nas indústrias. No entanto, Pineda adverte: 'Para que isso aconteça, temos que quebrar um paradigma: medo de novas tecnologias.'

FENAHABIT 2021

De 19 a 22 de maio de 2021, no Parque Vila Germânica, na cidade de Blumenau, SC, acontece a feira voltada para indústria da construção civil, habitação e tecnologia, conectando produtos, serviços e soluções nestes quatro dias de evento.

Clique aqui e saiba todos os detalhes!

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.