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Logística e Comercial: amor e ódio

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Logística e Comercial: amor e ódio
Logística e Comercial: amor e ódio

Polêmica é a conversa sobre o possível atrito entre comercial x logística, a falta de troca de informações gera conflitos sobre diversos temas:  

  • Cliente querendo desistir da compra pelo atraso no pedido;

Brincadeiras à parte, o resultado dessa situação é satisfação do cliente, que é de grande valia para o comercial e para a empresa como um todo, afinal cliente feliz reflete no nível de serviço logístico.

Vivemos na era da indústria 4.0 que está de encontro com essa transição, do uso de tecnologias para automação, um novo conceito surgiu: o Consumidor 4.0.

Quer saber mais sobre como ter acesso à status de entrega de forma ágil, clica aqui.

Consumidor 4.0

Na era digital estamos acostumados com o fácil acesso à informação, saber tudo na palma da mão, estar conectado a todo tempo, em mídias sociais, plataformas, aplicativos, sites. Isso se reflete em um refinamento de exigência de compras, seja de bens de consumo ou serviços.

O consumidor busca uma experiência em seu processo de compra, busca inovação, acesso à informação fácil e ágil, identificação com a marca.

De encontro com os avanços tecnológicos, os últimos anos foram marcados por um episódio nada esperado, a pandemia que afetou todo o mundo, trazendo impactos devastadores, dentre elas a economia mundial, muitas mudanças ocorreram no cenário comercial, com lockdown muitos pontos de vendas foram tragicamente afetados.

Comércios tiveram que se reinventar e com isso os consumidores a se adaptarem as novas metodologias de compras, muitos que antes tinham desconfianças com as compras online, tiveram que se aventurar nessa nova realidade.  

Novamente o acesso à informação se faz extremamente necessário, principalmente para esse modelo de negócio que está expandindo que é o e-commerce.

Experiência pós compra

Seja fruto de uma venda online ou de uma partindo de uma indústria, o consumidor quer seu produto com agilidade, quer posições de cargas fácil e um transporte sem insatisfações.  

Não é novidade para ninguém que o cenário da logística é totalmente inesperado, diversas surpresas podem ocorrer, desde pequenos atrasos, como em piores casos avarias ou percas. Sem contar que é um setor de extrema importância, que determinará a satisfação final do consumidor.

Quando a empresa trabalha com frota própria, por não ser uma logística terceirizada o acesso à informação pelo setor de transporte se dá mais rápido, pela comunicação ser mais direta. Em casos que a empresa tem uma logística terceirizada, seja transportadora ou autônomos, o acesso à informação se dificulta um pouco, por diversos fatores, abaixo alguns exemplos:

  • Possui uma grande quantidade de parceiros
  • Controle de cargas é feito por planilhas  
  • Não tem acesso à um monitoramento de cargas eficiente, depende de ferramentas manuais como ligação ou e-mail.

É necessário um monitoramento de cargas eficiente, onde se possa acompanhar os status das entregas, tendo uma previsibilidade e sendo possível tratar imprevistos que podem surgir, resolvendo à situação ou informando previamente o seu cliente, lembre informação é muito importante para o consumidor 4.0.

É comum em algumas operações o cliente não ter um acesso à um intranet ou um meio de rastrear a sua compra, então depende do setor comercial ou de atendimento ao cliente, para saber o status do seu pedido. Em alguns casos o comercial ou Sac não tem acesso aos status de carga, então depende da logística para conseguir à informação, voltamos à polêmica inicial.

Como ter agilidade na informação:

A forma mais fácil do cliente ter uma posição da sua compra sem depender da empresa, sem o vendedor ou sac depender da logística, é um meio do cliente rastrear a sua própria carga, seja em um portal exclusivo ou código de rastreio.  

Uma forma que também é efetiva caso não seja possível um acesso online para o cliente, é que o comercial ou sac possua acesso ao monitoramento das cargas, que outros setores além da logística tenham autonomia para informar o cliente quando o mesmo pedir ajuda.  

Hoje diversas empresas desenvolvem soluções para transformar a logística em 4.0, para que a tecnologia possa ajudar a automatizar os processos e aumentar a produtividade e performance de entregas.  

Como a startup mais sexy se tornou a melhor ferramenta de tracking:

Preocupados com a qualidade de vida dos profissionais da logística, foi criado uma ferramenta que une praticidade e informações com poucos cliques, fácil de mexer e interativa, a plataforma consegue unificar status das cargas em uma única tela, em formato Kanban, chega de planilhas, chega do comercial ou sac não saber com quem está o pedido, ou qual a posição de determinada nota.  

Além disso existe o portal do cliente, a possibilidade de disponibilizar um acesso exclusivo para seu consumidor acompanhar a evolução da sua compra.  

Sem falar das diversas outras funcionalidades que estão transformando a logística e experiência do cliente final, vem conhecer mais.  

www.fretefy.com.br

Última atualização:

28

de

April

de

2022

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