Logística Outbound: entenda o que é, exemplos e benefícios

Logística Outbound: entenda o que é, exemplos e benefícios

A Logística Outbound é uma forma de gerenciar o transporte. Em inglês, a palavra "out" se refere ao que está do lado externo. 

Este é um conceito que busca melhorar os processos após a produção de um produto, ou seja, a coleta e a entrega até os centros de distribuição (CD) e clientes finais.

Logística Inbound vs Logística Outbound: qual a diferença?

Ao contrário do método Outbound, a logística Inbound traz eficiência ao processo produtivo, buscando transportar as matérias-primas da melhor forma para que a fabricação ocorra sem problemas e garantindo a qualidade dos itens. 

Armazenagem, transporte entre fornecedor e indústria, e escolha da embalagem correta são algumas das ações que envolvem esta prática.

Exemplos de Logística Outbound

Empresas diferentes realizam seus processos de Logística Outbound de forma distinta. Contudo, vale destacar que existem algumas operações que são bastante comuns a qualquer empreendimento do setor logístico. 

Roteirização de cargas

Trata-se de uma estratégia para identificar o melhor trajeto para a entrega e coleta de mercadorias. Na prática, um ótimo trajeto é aquele que apresenta excelentes níveis relacionados ao custo, tempo, segurança, qualidade e produção. 

Esse processo é de alta importância para a logística. Afinal, os consumidores buscam empresas que sejam capazes de atender suas necessidades com o máximo de rapidez e pelo menor custo possível.

Picking (separação de pedidos)

Traduzido do inglês, o termo significa “colhendo”. Na logística, o picking representa o estágio de separação dos pedidos feitos pelos clientes. 

De modo geral, consiste em separar as mercadorias conforme a solicitação do consumidor, e enviá-las para a área de expedição. Mesmo que seja um procedimento simples, essa operação é tida como uma das mais críticas do segmento. 

Ela pode ser executada de diversas formas. No processo mais básico, temos um operador que percorre o estoque, reunindo os produtos. Na operação mais sofisticada, há um sistema automatizado que realiza a separação mecanizada.

Packing (embalagem e proteção)

Da mesma forma que o picking, e packing é utilizado para se referir ao processo de acomodar um produto antes de ser enviado ao consumidor. Nessa etapa, estão atividades como a embalagem, organização e proteção do item. 

Essa operação pode parecer trivial, mas se trata de uma série de cuidados que fazem a diferença na experiência do cliente. Portanto, requer completa atenção. 

Faturamento de pedidos

No faturamento de pedidos, também chamado de billing, está o setor da empresa responsável por emitir as cobranças aos consumidores logo após o fechamento de um negócio, emitir as notas fiscais e realizar o despacho dos transportes. 

Transportes

No transporte, temos o conjunto de materiais e ferramentas para deslocar pessoas e cargas de um ponto ao outro. São tidos como elementos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer organização. 

Sua características englobam infraestrutura, veículos e operações comerciais. Quando falamos em infraestrutura, nos referimos à rodoviárias, ferroviárias, aeroportos e outros. 

Logística reversa

Na logística reversa, temos o planejamento, implementação e controle do fluxo de materiais, estoque e produtos finalizados do ponto de compra até o local de origem. Seu objetivo é recapturar um valor ou fazer um descarte adequado dos itens. 

Na prática, a logística tradicional acompanha o fluxo de produtos e informações do ponto de fabricação até o ponto de aquisição. Já a logística reversa, segue o caminho inverso: monitora o produto do ponto de aquisição até o local de fabricação. 

Quando a Logística Outbound começa? 

Quando a produção de um material se encerra, entra em ação a logística Outbound. Tudo o que envolve o transporte de um produto entre a fábrica, o centro de distribuição e o consumidor final é avaliado neste método.

Para a eficiência em todas as etapas, é necessário que os gestores saibam profundamente:

• Prazos de entrega;

• Roteiros;

• Custos envolvidos;

• Se as cargas serão rastreadas;

• Legislação que envolve o seu tipo de produto.

Reunir estas informações permitirá entender exatamente em qual tipo de caminhão seus produtos precisam ser transportados, se mais modais serão necessários (navios, por exemplo), se é uma carga perigosa e que precisa atender a uma legislação específica, e quais as melhores rotas para que o material chegue com segurança.

Ter em mãos os dados acima também possibilita contratar uma transportadora com mais facilidade ou até mesmo caminhoneiros autônomos.

Benefícios da Logística Outbound

Uma logística relacionada ao transporte de cargas feita de forma eficiente agrega diversos benefícios às indústrias. Confira os principais a seguir.

Melhora a satisfação do consumidor final

Mais do que somente planejar, colocar em prática esse planejamento é fundamental. Saber quando determinado produto estará disponível para ser transportado é importante. 

Permite buscar caminhões com antecedência e traçar o melhor trajeto antes mesmo do veículo sair da garagem. Como resultado, suas cargas chegam rapidamente ao destino final e o nível de satisfação dos clientes aumenta.

Redução de custos logísticos

A partir do roteiro planejado, é possível identificar quais trajetos possuem menos pedágios e menor incidência de assaltos. Isso diminui as chances de roubo de cargas e evitando prejuízos. 

Outras ações que envolvem o transporte de um produto, como a necessidade de um rastreador, ou a cotação com várias transportadoras para chegar ao melhor preço, também auxiliam na redução de custos.

Maior controle sobre o processo

Tanto a logística Inbound quanto a Outbound tem o mesmo objetivo: aumentar a produtividade e o lucro das empresas. No momento em que as etapas e responsabilidades ficam bem definidas e organizadas, torna-se mais fácil traçar as metas de toda a equipe.

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Conclusão

Neste artigo,você aprendeu sobre a Logística Outbound, sua importância e principais benefícios para a empresa. 

Como pode notar, essa estratégia está ligada aos processos de gestão, relacionados com a saída dos produtos, a fim de garantir que eles cheguem ao consumidor final. 

Processos eficientes é sinônimo de maior satisfação dos clientes, possibilidade de fidelização, otimização de custos e implementação de uma logística mais integrada. 

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Última atualização:

21

de

February

de

2024

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