Tecnologia em Logística

A influência do marketplace nas vendas online durante a Covid-19 - LogConference 2ª Edição

O webinar "A influência do marketplace nas vendas online durante a Covid-19”, com André Santos (Mercado Livre) e Viviane Pimenta (LogSchool), traz até você como as vendas online durante a Covid-19 vêm se comportando e seu impacto nos negócios e soluções logísticas.

André Santos traz uma visão muito clara sobre o papel da logística atualmente, quando o assunto é comprar online:

A logística fecha a experiência (do consumidor). 

Santos discute que a logística ocupa um papel muito importante quando se fala em fatores de decisão de compra para os consumidores. Antes, quem entregava mais rápido ganhava o cliente. Mas, hoje, o cliente quer ainda mais e só entregar rápido não é o suficiente! Agora, o consumidor também quer ter a visibilidade e fazer todo o monitoramento do processo de entrega da sua compra: desde a hora da confirmação do pagamento, a separação e embalagem do produto, até o despacho, gerando um código para acompanhamento. Santos tem razão no que diz:

As pessoas, na internet, não compram produtos. Elas compram códigos de rastreamento.

O consumidor tem um novo comportamento e as empresas precisam acompanhá-lo. Caso contrário, estão fadadas ao fracasso, como coloca Santos:

O tempo todo a gente precisa mudar. Em logística, então, meu deus, isso é presente no dia a dia. Todo dia a gente precisa mudar!


O marketplace do Mercado Livre em 2020

Fundado na Argentina ainda no século passado, o Mercado Livre tem 21 anos de existência e é hoje a empresa mais valiosa da América Latina, valendo 61,44 bilhões de dólares, conquistados com o aumento de vendas no segundo trimestre deste ano.

A empresa já vinha em uma crescente e a pandemia foi o contexto para potencializar o aumento de vendas no comércio eletrônico. Ao longo dos anos, foi criada uma malha logística com capacidade grande para absorver um aumento repentino de volume de vendas. Isso permitiu atender à alta da demanda na quarentena.

No segundo trimestre, foram entregues 157 milhões de produtos por meio do Mercado Envios. Foi um crescimento de 123,4% de entregas, com aumento de 50% no volume de pedidos, além de recorde de satisfação do consumidor. Isso foi possível por conta dos três centros de distribuição, onde são armazenados produtos de vendedores, o que permite entregas em até 24h em seis cidades no Brasil.

O ML é um ecossistema completo, com o MercadoPago e o MercadoEnvios. Assim, foi possível oferecer parcelamento de compras aos consumidores e crédito para capital de giro aos vendedores. 

Fonte: Exame Tecnologia


LogConference traz o webinar sobre o marketplace e vendas online

Assista ao bate-papo completo com André Santos (Mercado Livre) e Viviane Pimenta (LogSchool) sobre o novo comportamento do consumidor durante a pandemia em relação à dinâmica logística aqui:


VEJA TAMBÉM: Transformação Digital: Adaptando a sua logística - LogConference 2ª Edição

Sobre a LogConference

A Fretefy se juntou à LogSchool para criar a LogConference, uma série de webinars gratuitos com palestras, compartilhamento de conteúdo e tudo que você precisa saber sobre a nova logística.

A LogConference leva até você o que tem de mais inovador desse novo mercado, com o objetivo de fortalecer a comunidade logística, trocar conhecimento, levantar perspectivas e soluções para o setor.

Com temas relevantes para o mundo da logística, a LogConference chega para ampliar os horizontes e trazer novas perspectivas de negócios para os profissionais do ramo.

A maior conferência online de logística e supply chain em sua 2ª edição

Há menos de 3 meses atrás, surgia em fusão da Fretefy e LogSchool: a LogConference. O propósito era juntar grandes nomes do setor para falar sobre os assuntos mais atuais da Logística. Foi um sucesso, uma média incrível de espectadores online e um número absurdo de inscrições! E por que não repetir a dose? Aliás, por que não aumentar a dose? Trazer grandes especialistas de grandes empresas e trazer ainda mais assuntos contemporâneos? Surgiu, então, a necessidade de fazer uma 2ª edição desse evento da revolução da nova logística.

SAIBA MAIS: Tudo sobre a 2ª edição da LogConference


Sobre a Fretefy

A Fretefy é uma empresa de software de gestão do transporte de cargas focada em otimização de recursos e inovação.

Com o uso da tecnologia, a logtech entrega retornos financeiros mensuráveis a embarcadores e transportadoras.

A automação e um sistema online inteligente que gerencia todas as suas cargas de forma integrada e transparente é o que garante, no mínimo, 30% de economia de recursos na sua operação.

A logística 4.0 veio para ficar e a Fretefy chegou para revolucionar a sua!


Sobre a LogSchool

A LogSchool é a maior plataforma de educação focada em logística e supply chain do mercado e está desenvolvendo cursos sobre negociações para logística, apoiando empresas e profissionais em maximizar suas habilidades em negociação.

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.