Notícias sobre logística

Ministério da Infraestrutura solicita suspensão da nova tabela de frete

O Ministério da Infraestrutura divulgou uma nota hoje (22/07) solicitando que à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) "delibere sobre a suspensão cautelar" da nova tabela de frete.

Uma audiência com a ANTT está marcada para às 18h hoje (22/07) para votar sobre a possível suspensão da nova tabela de frete. Uma rodada de reuniões entre Governo e representantes do setor de transportes foi marcada para quarta (24/07).

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, observou que há "uma insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte e que diferenças conceituais quanto ao valor do frete e o piso mínimo que pode repercutir na remuneração final dos caminhoneiros devem ser novamente discutidas com a categoria".

"O diálogo segue sendo o principal mecanismo com o qual vamos buscar o consenso no setor de transportes de cargas. Por isso a importância em dar continuidade às reuniões. Estamos desde o início do ano com as portas abertas no ministério e esta tem sido a melhor forma de dar transparências às decisões que estão sendo tomadas em conjunto", explicou o ministro Tarcísio Freitas.

A nova tabela de frete foi publicada na quinta (18/07) e entrou em vigor no sábado (20/07). A tabela recém-inaugurada contém 11 tipos de carga e divide a tabela em 2 perfis: carga lotação e contratação apenas de veículo. a metodologia da nova tabela foi criada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Leia mais em Entenda tudo sobre a Tabela de Frete da ANTT (atualizado julho 2019)

ESCRITO POR