Monitoramento de Carga influencia no atendimento ao cliente

Monitoramento de Carga influencia no atendimento ao cliente

Você já parou para pensar como é importante um monitoramento de carga em tempo real?  O quanto isso ajudaria sua empresa a acelerar procedimentos e tomar decisões de forma ágil? A logística demanda um gerenciamento minucioso em todas as partes envolvidas, especialmente no monitoramento de cargas. Neste texto iremos analisar como esse processo acontece, quais são as partes mais importantes e que precisam de maior atenção para garantir que a carga seja entregue com sucesso ao destino.

O monitoramento preciso das cargas implica em vários fatores, como a satisfação dos clientes resultando no nível de serviço logístico, gerenciamento do custo logístico e também na gestão de entrega. Tudo está interligado e uma coisa afeta a outra, é por isso que o monitoramento de carga permite avaliar riscos e variantes que podem ser analisados antecipadamente.

Monitoramento de carga assertivo: você sabe o que é?

Monitorar cargas é o processo de acompanhamento de uma carga desde de seu embarque até seu destino final, ou seja, obter também uma previsibilidade do prazo que ela vai levar para chegar até o cliente.

Porém monitoramento de carga não é apenas acompanhar e sim estar preparado para todos os imprevistos que podem acontecer no decorrer do caminho, isso é monitoramento de carga assertivo, se antecipar possíveis falhas de roteiros, segurança, contratempos no percurso e vários outros fatores.

Imagine ter todas essas informações acessíveis e em tempo real, não só para a organização dentro no setor logístico mas também informações para repassar ao seu cliente, e é disso que falaremos a seguir.

monitoramento via app

Informações de acompanhamento ao seu cliente  

Uma das principais vantagens do monitoramento de carga são as informações em tempo real, essas informações são extremamente importantes e têm influência no nível de serviço logístico criando um relacionamento com o cliente e estreitando a confiança no seu negócio.  

Até em situações de possíveis atrasos ou ocorrências de transporte obter as informações no momento em que elas acontecem agiliza o seu processo de repasse dessas informações para seu cliente sobre o ocorrido e o que muitas vezes poderia gerar uma situação ruim ou tensa, acaba por construir uma relação de confiança e credibilidade na certeza de que o problema será solucionado com rapidez.

Quais os principais benefícios do monitoramento de carga

Além de obter uma relação de confiança com o cliente conforme comentado no tópico anterior, existem muitos outros benefícios que o monitoramento de cargas pode trazer. Os mais importantes citaremos a seguir;  

Localização em tempo real: a qualquer momento do percurso podendo ser monitorado em tempo real, com acesso as informações relevantes e 100% previsibilidade da entrega.

Segurança: com o monitoramento de cargas é possível saber exatamente onde sua carga está, o que muitas vezes é essencial principalmente em situações de risco onde podem ocorrer assaltos ou acidentes, ter esse controle é fundamental.

desenho de um nuvem em um dado

Redução de custos: para controlar os custos logísticos é importante estar ligado em todas as oportunidades de redução, e o monitoramento de carga é uma dessas oportunidades, acompanhamento de possíveis situações que possam gerar gastos para a empresa e evitá-las a tempo.  

Redução de atrasos ou cancelamentos: também ligado ao nível de satisfação dos clientes esse é um dos melhores benefícios do monitoramento de cargas, pois com o acompanhamento é possível ter a previsibilidade das chegadas das mercadorias.

Conclusão do monitoramento de carga

Para uma gestão totalmente alinhada e bem estruturada estrategicamente o monitoramento de carga em tempo real é um forte aliado pela facilidade no acesso as informações poupando seu tempo e entregando as informações necessárias para o seu controle interno e informações para os clientes.  

O monitoramento de carga está cada vez mais presente no meio logístico e estabelece uma ponte que liga sua carga até seu cliente, mas o percurso percorrido nesta ponte é extremamente importante e tem que ser acompanhado para garantir o sucesso total da operação.

É aqui que entra uma dica super importante que ajuda você a não perder mais tempo e sim otimizá-lo: tecnologia é uma grande aposta a seguir iremos te contar porque ela pode ser sua ferramenta indispensável.  

Invista em tecnologia para o monitoramento de carga

Um dos passos mais importantes para um monitoramento de carga é a automação de processos, um software logístico que automatiza permite também um maior desempenho das atividades e otimiza o tempo dos profissionais logísticos proporcionando qualidade de vida e maximização dos resultados.

monitoramento de carga

O Software Fretefy é extremante completo e auxilia você não só no monitoramento, mas também em inúmeras outras funções para a modernização das operações logísticas e ainda desenvolver logística 4.0 na sua empresa.  

Quer saber mais sobre essa incrível ferramenta? Fale com um de nossos especialistas, acesse www.fretefy.com.br

Última atualização:

27

de

September

de

2023

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post