+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Gestão Logística

Monitoramento de Carga: Tudo o que você precisa saber!

Você já parou para pensar como é importante um monitoramento de carga em tempo real?  O quanto isso ajudaria sua empresa a acelerar procedimentos e tomar decisões de forma ágil? A logística demanda um gerenciamento minucioso em todas as partes envolvidas, especialmente no monitoramento de cargas. Neste texto iremos analisar como esse processo acontece, quais são as partes mais importantes e que precisam de maior atenção para garantir que a carga seja entregue com sucesso ao destino.

O monitoramento preciso das cargas implica em vários fatores, como a satisfação dos clientes resultando no nível de serviço logístico, gerenciamento do custo logístico e também na gestão de entrega. Tudo está interligado e uma coisa afeta a outra, é por isso que o monitoramento de carga permite avaliar riscos e variantes que podem ser analisados antecipadamente.

Monitoramento de carga assertivo: você sabe o que é?

Monitorar cargas é o processo de acompanhamento de uma carga desde de seu embarque até seu destino final, ou seja, obter também uma previsibilidade do prazo que ela vai levar para chegar até o cliente.

Porém monitoramento de carga não é apenas acompanhar e sim estar preparado para todos os imprevistos que podem acontecer no decorrer do caminho, isso é monitoramento de carga assertivo, se antecipar possíveis falhas de roteiros, segurança, contratempos no percurso e vários outros fatores.

Imagine ter todas essas informações acessíveis e em tempo real, não só para a organização dentro no setor logístico mas também informações para repassar ao seu cliente, e é disso que falaremos a seguir.

Informações para seu cliente  

Uma das principais vantagens do monitoramento de carga são as informações em tempo real, essas informações são extremamente importantes e têm influência no nível de serviço logístico criando um relacionamento com o cliente e estreitando a confiança no seu negócio.  

Até em situações de possíveis atrasos ou ocorrências de transporte obter as informações no momento em que elas acontecem agiliza o seu processo de repasse dessas informações para seu cliente sobre o ocorrido e o que muitas vezes poderia gerar uma situação ruim ou tensa, acaba por construir uma relação de confiança e credibilidade na certeza de que o problema será solucionado com rapidez.

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI

Quais os principais benefícios do monitoramento de carga

Além de obter uma relação de confiança com o cliente conforme comentado no tópico anterior, existem muitos outros benefícios que o monitoramento de cargas pode trazer. Os mais importantes citaremos a seguir;  

Localização em tempo real: a qualquer momento do percurso podendo ser monitorado em tempo real, com acesso as informações relevantes e 100% previsibilidade da entrega.

Segurança: com o monitoramento de cargas é possível saber exatamente onde sua carga está, o que muitas vezes é essencial principalmente em situações de risco onde podem ocorrer assaltos ou acidentes, ter esse controle é fundamental.

Redução de custos: para controlar os custos logísticos é importante estar ligado em todas as oportunidades de redução, e o monitoramento de carga é uma dessas oportunidades, acompanhamento de possíveis situações que possam gerar gastos para a empresa e evitá-las a tempo.  

Redução de atrasos ou cancelamentos: também ligado ao nível de satisfação dos clientes esse é um dos melhores benefícios do monitoramento de cargas, pois com o acompanhamento é possível ter a previsibilidade das chegadas das mercadorias.

Conclusão do monitoramento de carga

Para uma gestão totalmente alinhada e bem estruturada estrategicamente o monitoramento de carga em tempo real é um forte aliado pela facilidade no acesso as informações poupando seu tempo e entregando as informações necessárias para o seu controle interno e informações para os clientes.  

O monitoramento de carga está cada vez mais presente no meio logístico e estabelece uma ponte que liga sua carga até seu cliente, mas o percurso percorrido nesta ponte é extremamente importante e tem que ser acompanhado para garantir o sucesso total da operação.

É aqui que entra uma dica super importante que ajuda você a não perder mais tempo e sim otimizá-lo: tecnologia é uma grande aposta a seguir iremos te contar porque ela pode ser sua ferramenta indispensável.  

Invista em tecnologia para o monitoramento de carga

Um dos passos mais importantes para um monitoramento de carga é a automação de processos, um software logístico que automatiza permite também um maior desempenho das atividades e otimiza o tempo dos profissionais logísticos proporcionando qualidade de vida e maximização dos resultados.

O Software Fretefy é extremante completo e auxilia você não só no monitoramento, mas também em inúmeras outras funções para a modernização das operações logísticas e ainda desenvolver logística 4.0 na sua empresa.  

Quer saber mais sobre essa incrível ferramenta? Fale com um de nossos especialistas, acesse www.fretefy.com.br

Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:
ESCRITO POR

Autora: Jessica Ribas

Analista de Comunicação Digital focada em criação de conteúdo.

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados