
#10
Menor demanda e falta de crédito agravam crise do setor de transporte na pandemia
Nova pesquisa da CNT mostra que 26,4% das empresas conseguem operar com recursos próprios por, no máximo, mais um mês
27 de julho de 2020
O setor de transporte registrou queda de demanda pelo quarto mês consecutivo, apontou nova rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte - Covid-19, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta última quinta-feira (23/7).
Segundo o levantamento, 74,6% das transportadoras apontaram diminuição da demanda em junho. A pesquisa revela ainda que, diante das dificuldades de acesso a financiamento, mais de um terço das empresas (34%) precisou recorrer ao crédito rotativo, com juro mais alto.
O estudo, que ouviu 858 empresas de cargas e de passageiros de todos os modais entre 9 e 15 de julho, também mostra que 79,8% das transportadoras projetam impactos negativos da crise em sua empresa por pelo menos mais quatro meses.
Cita, ainda, que 26,4% das empresas de transporte conseguem permanecer operando com recursos próprios por, no máximo, mais um mês. E constata que 21,3% já precisaram recorrer a linhas de financiamento para complementar o fluxo de caixa e cobrir as operações.
A queda de faturamento foi apontada por 60,7% das empresas de transporte consultadas pela CNT. Além disso, 41,8% das transportadoras declararam que estão com sua capacidade de pagamento comprometida.
2ª EDIÇÃO DA LOGCONFERENCE
De 03 a 05 de agosto, assista a 6 palestras com grandes profissionais que irão debater sobre o futuro da logística no Brasil.
Faça sua inscrição gratuitamente no site oficial da LogConference!
NOTÍCIAS DA SEMANA
Redução de custos é a nova ordem no setor de transportes
Com a falta de receitas, empresas do setor estão tendo que se readequar para amenizar os impactos da crise imposta pelo Coronavírus.
O presidente da CNT, Vander Costa, avalia que é urgente a apresentação de um plano de socorro imediato às transportadoras, de modo a oferecer uma linha de crédito exclusiva e pré-aprovada, com taxas de juros reduzidas e carência estendida.
Entre as medidas consideradas prioritárias pelo setor para o atual momento, 50,8% das empresas destacam a importância da isenção de tributos federais durante a pandemia e 50,7%, a disponibilização de crédito com carência estendida e taxas de juros reduzidas. Além disso, 39,3% citaram a necessidade de manter a desoneração da folha.
Caminhoneiros poderão participar de consultas e exames gratuitos na Castello Branco
Os caminhoneiros que utilizam o Sistema Castello-Raposo poderão participar de ações em comemoração à Semana do Motorista nesta segunda-feira (27). A iniciativa acontecerá no quilômetro 57 da Rodovia Castello Branco, em São Roque (SP), das 10h às 16h.
Durante todo o dia, os motoristas de transporte de carga terão a temperatura, pressão, peso, altura, nível de glicose no sangue e circunferência abdominal avaliados por profissionais. Os resultados ajudarão os participantes a acompanhar como está a saúde.
PROGRAMA DE PARCERIAS FRETEFY
A fim de gerar uma renda extra, o Fretefy criou um Programa de Parcerias!
Tudo o que você tem que fazer é indicar uma empresa aderente ao Fretefy.
Clique aqui para saber mais!

26
de
April
de
2022
