Notícias sobre logística

Newsletter #37 Defasagem do frete, 70% menos pedágio e infra ruim

#37

Defasagem do frete atinge 13,9%

Mão de obra e combustível devem pressionar em 2021, de acordo com a associação NTC&Logística

22 de fevereiro de 2021

As despesas só não foram maiores porque o diesel, que representa 50% dos custos de um caminhão bitrem, apresentou ligeira queda na comparação anual. Segundo levantamento da associação, as empresas do setor promoveram reajuste médio negativo de 1,0% no valor do frete ao longo no ano passado, durante o qual a economia brasileira foi fortemente afetada pela pandemia de coronavírus.

Embora a maior parte das companhias pesquisadas (41,4%) tenha mantido estável o valor do frete em 2020, 30,8% delas concederam um desconto médio de 7,9%, justificando o resultado.

O Índice Nacional do Custo de Transporte de Carga (INCT) para as cargas fracionadas, que contêm pequenos volumes, apurou alta de 9,43% no ano, enquanto o INCT para cargas lotação —que ocupam toda a capacidade do veículo— subiu 7,15%.

Os custos com o veículo —que envolvem depreciação, remuneração, IPVA, seguro do casco e manutenção— subiram 9,5%, enquanto o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que influencia os aluguéis pelo setor, avançou 21,1% no ano.

Com isso, as expectativas da NTC&Logística são de que diesel e mão de obra pressionem mais os custos do setor em 2021, segundo o assessor técnico da entidade, Lauro Valdivia, responsável pela pesquisa.

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NOTÍCIAS DA SEMANA

Proposta reduz em 70% o valor do pedágio para caminhão em rodovia


O Projeto de Lei 277/21 prevê redução em 70% no valor cobrado dos caminhões nos pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais, públicas ou privadas. O desconto passará a valer na data de sanção da futura lei.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. No caso das rodovias concedidas para a iniciativa privada, o texto exige a adequação dos contratos de forma a possibilitar essa tarifa mais baixa para veículos de transporte de carga. A ideia, segundo o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), é baixar o valor do frete e, assim, o preço final das mercadorias.

 

Problemas de infraestrutura em estradas preocupam produtores que vão escoar safra no oeste da Bahia

Os produtores e caminhoneiros do oeste da Bahia estão preocupados com o escoamento da safra de grãos neste ano devido às péssimas condições das rodovias da região, utilizadas para levar a produção agrícola às principais indústrias do país e a portos. Em alguns trechos dessas estradas, não há asfalto.

As estradas da região que apresentam piores problemas de infraestrutura, como falta de asfaltamento e muitos buracos, são a BA-459, trecho conhecido como Anel da Soja; a BA-460, que liga à Bahia ao estado de Tocantins, e a BA-463, que liga o município de São Desidério, um dos que possui maior produção agrícola do estado, a BR-020. Em alguns trechos, não há mais asfalto; caminhoneiro diz que demora 40 minutos para atravessar 10 km.

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que vai abrir licitação em março deste ano para reforma e manutenção de um trecho de 330 quilômetros de rodovias, que inclui a BA-460 e as outras duas rodovias.

LOGCONFERENCE 4ª ED.: NOVA LOGÍSTICA ESPECIAL MULHERES

Vem aí, a 4ª Edição da LogConference, Especial Mulheres! A temática foi escolhida de propósito, pois a data de início do evento será junto à comemoração do Dia da Mulher.

O evento vai contar com 5 dias de palestras, de 8 a 12 de março, para você se manter atualizado, entregando valor para o mercado.

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ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.