Saiba como alcançar o menor custo no transporte de cargas.

Clique Aqui
Notícias sobre logística

Newsletter #44 Transportadoras no negativo, Fiol leiloada, Anvisa enrijece transporte

#44

Covid-19 gera prejuízos a 97% das transportadoras, aponta CNT

Levantamento da CNT mostra que 97% das empresas de transporte tiveram prejuízos por causa da covid-19 e aponta março de 2021 como o pior mês para o setor

12 de abril de 2021

O estudo foi feito entre os dias 24 e 30 de março pela CNT, entrevistando 580 empresas de transporte de carga e de passageiros. Como resultado, 43,4% das empresas pediram empréstimos a instituições financeiras e 46,4% tiveram o pedido negado.

As empresas classificaram o momento atual pior do que o do terceiro trimestre do ano passado. A alta na piora da avaliação foi de 6,4 pontos percentuais.

68,3% das empresas informaram que a demanda por serviços caiu em março de 2021. Como resultado, 57,4% dos entrevistados tiveram problemas para honrar pagamentos.

Além disso, 44,7% reduziram o número de empregados. E 41,2% encolheram. Ou seja, precisaram vender ativos para sobreviver. No mesmo sentido, 52,4% registraram aumento do nível de endividamento.

73,4% dos entrevistados apontam a vacinação em massa como essencial. E 49,5% defendem a oferta de linhas especiais de crédito para o setor.

A lei n° 14.020/2020, que regula a redução da jornada e salários, vigorou até dezembro de 2020, o que permitiu manter empregos. 39,1% das empresas adotariam esse regime de novo, contra 36,0% que têm interesse em suspender contratos de trabalho.

POR OUTRO LADO.... Mercado de implementos rodoviários cresce 41,5% no trimestre

De janeiro a março, o setor de transporte de carga absorveu 35,8 mil reboques, semirreboques e carrocerias sobre chassi segundo os dados da Anfir.

ARTIGO: Auditoria e conciliação de pagamento de fretes - como fazer uma gestão detalhada para reduzir custos

A gestão de carga eficiente ajuda a otimizar os custos das operações logísticas. Com isso, é possível melhorar os resultados financeiros da empresa como um todo. A conciliação e a auditoria de carga são pontos-chaves da gestão.

Levantamos pontos principais para você avaliar, mostramos como automatizar esse processo e como funciona a implantação de um sistema.

Leia o artigo completo!

NOTÍCIAS DA SEMANA

Fiol: Governo destaca trabalho da Bahia na prospecção de negócios e viabilidade do projeto

Na última quinta-feira (8), a ANTT leiloou a subconcessão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que se estende por 537 quilômetros entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia.

O trecho 1 já tem mais de 80% concluído, com previsão de conclusão em 24 meses. Com o trecho 2, que chegará até Barreiras, a ferrovia funcionará como um corredor de escoamento de minérios do sudoeste baiano e da produção agrícola que vem do oeste, levando toda esta carga para o Porto Sul.

As obras já foram iniciadas desde novembro de 2020, com todos os protocolos de segurança para evitar contaminação da Covid-19. Essa etapa conta com a construção da ponte rodoviária sobre o Rio Almada, que terá acessos pela BA-001 e BA-262 e inclui a construção de vias, instalação de sinalização, implantação de redes elétrica, de água e de fibra óptica, entre outras ações.

 

Mercado tem um ano para se adaptar à nova norma da ANVISA, que exige controle de temperatura de medicamentos em transporte

A mais recente alteração na resolução da Anvisa, RDC 430/2020, visa as boas práticas de distribuição, armazenamento e transporte de medicamentos e vacina, tornando mais duras as normas para monitoramento e controle de temperatura em toda a logística de transporte de produtos farmacêuticos (armazenamento, distribuição e transporte).

O item que mais impactará a distribuição de medicamentos é o que se refere à obrigatoriedade do mapeamento térmico e de umidade das rotas de transporte para os produtos. A Resolução RDC 430/2020, publicada pela Agência já na segunda quinzena de março, exigirá um esforço de toda a cadeia de transporte de medicamentos e produtos farmacêuticos no período de um ano até que passe a valer efetivamente.

LIVE: Comunicação integrada na logística, no dia 22/04, às 09h00

A comunicação entre os setores da sua empresa não é integrada, principalmente quando falamos de logística e comercial?

Juliana Alves (NVO Consulting) e Adriano Cruz, (Fretefy) conversam nessa live sobre como melhorar a troca entre os setores das indústrias de forma eficiente.

Essa conversa vai abordar os pontos:
📢 Comunicação interna entre Comercial, Logística e Cliente
📵 Por que as informações não chegam
🏭 Depende do tamanho ou nacionalidade da empresa?
🔄 Como gerenciar e integrar a comunicação logística

Clique para participar e seja notificado na hora do evento!

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.