Saiba como alcançar o menor custo no transporte de cargas.

Clique Aqui
Notícias sobre logística

Newsletter #45 ANTT amplia medidas, entrave na fronteira sul e no escoamento de soja

#45

ANTT amplia medidas para o combate à pandemia

Novas medidas entram em vigor

19 de abril de 2021

A Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou, na última quarta-feira (14/4), no Diário Oficial da União, a Resolução nº 5.934 de 13 de abril de 2021, que amplia as medidas de flexibilização regulatória relacionadas ao transporte nacional e internacional de cargas de oxigênio, comprimido ou líquido refrigerado, destinado ao uso hospitalar, com origem ao destino ao estado do Amazonas, publicadas na Resolução nº 5.922/2021.

Com a Resolução nº 5.934/2021, a ANTT amplia o escopo da flexibilização regulatória, realizada com foco no estado do Amazonas, para todo o Brasil. As medidas tem como objetivo afastar, em situações excepcionais, exigências e ritos formais que possam criar contratempos para uma rápida resposta da Agência, podendo comprometer a rápida distribuição de oxigênio, insumo essencial para o tratamento de complicações causadas pela Covid-19 e pacientes que têm as funções pulmonares comprometidas.

Resolução entra em vigor na data de sua publicação e permanecerá vigente enquanto houver estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus.

CURTINHA - SINDICATOS LANÇAM CAMPANHA CONTRA O EXCESSO DE PESO EM CAMINHÕES

O Movimento Responsabilidade de Peso busca conscientizar os transportadores de cargas da construção civil e os produtores devem fazer um controle minucioso do peso das cargas com equipamentos de precisão.

LIVE QUINTA, ÀS 9H: Comunicação integrada na logística

No dia 22/04, às 09h, Juliana Alves (NVO Consulting) e Adriano Cruz, (Fretefy) conversam sobre como melhorar a troca entre os setores das indústrias de forma eficiente.

Essa conversa vai abordar os pontos:
📢 Comunicação interna entre Comercial, Logística e Cliente
📵 Por que as informações não chegam
🏭 Depende do tamanho ou nacionalidade da empresa?
🔄 Como gerenciar e integrar a comunicação logística

Clique para participar e seja notificado na hora do evento!

NOTÍCIAS DA SEMANA

Pesadelo logístico no Sul é nova dor de cabeça na mesa de Bolsonaro

Recentemente, os governos do Peru, do Chile e da Argentina estabeleceram novas exigências sanitárias para transporte internacional rodoviário de cargas, que incluem teste PCR por caminhoneiros não residentes, tendo em conta o surgimento e disseminação da nova variante brasileira do coronavírus.

Num relatório, o Itamaraty relatou o receio do “setor transportista” diante de dificuldades de cumprimento das medidas. Segundo o texto, a inexistência de estrutura compatível para realização de PCR na fronteira sul do país ou ao longo da rota internacional dos caminhoneiros comprometem toda a operação. Impacto: 800 caminhões barrados nas fronteiras todos os dias.

Agricultores de soja enfrentam dificuldades com o transporte

Agricultores enfrentam dificuldades com o transporte de soja após um volume de produção maior que o esperado. Há falta de caminhões graneleiros para transportar a soja aos destinos. Já existe preocupação por parte de entidades como as federações da Agricultura do Estado (Farsul) e das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro). A Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) também demonstra-se preocupada com o possível cenário de “apagão” logístico no RS.

O desafio para escoar a safra neste ano será ainda maior, pois o estado já passa por dificuldades devido a estradas mal conservadas. O agravamento deste ano tem custos de frete, em alguns casos, até 100% superiores ao ano passado. Mais de 80% do transporte é feito por rodovias, menos de 20% através de ferrovias e um percentual muito pequeno por hidrovias. Dessa forma, o grão depende de uma quantidade muito grande de caminhões para ser transportado.

ARTIGO: Comercial e Logística: setores em guerra ou unidos pelo cliente?

Sabemos que o desentendimento entre Comercial e Logística dentro das empresas acaba trazendo problemas ao cliente, que nada tem a ver com tudo isso.

Reunimos alguns dos principais pontos levantados por vendedores e logísticos para ajudar a solucionar essa falta de integração.

Leia o artigo completo!

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.