+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Notícias sobre logística

#News46 - Remédios, 5G no agro e DT-e

#46

Inspetor da Anvisa fala sobre qualidade de transporte de medicamentos

Regulamentação e boas práticas no setor se refletem na qualidade

26 de abril de 2021

Especialista em fiscalização e inspeção de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Felipe Augusto Gomes Sales disse que farmacêuticas e transportadoras precisam investir mais recursos em tecnologia para garantir que os remédios cheguem a todo o território brasileiro sem perder a eficácia.

Para o inspetor sanitário, a Resolução de Diretoria Colegiada nº 430 (RDC 430), em vigor desde o mês passado, veio “preencher um vazio no marco regulatório” do setor, estabelecendo requisitos de boas práticas de transporte, distribuição e armazenagem de remédios, de maneira que estas etapas sejam tratadas com o mesmo rigor usado para fiscalizar a produção de medicamentos. O que, segundo Sales, não acontecia.

“Há um relaxamento no controle de temperatura, das especificações de produtos. Já vi a armazenagem feita a 42°C, em condições inadequadas. Inclusive em grandes distribuidoras”, comentou o inspetor sanitário.

“Temos um problema sério com a questão do avião, que é muito usado, mas sobre o qual não há uma regulamentação específica. Há um altíssimo risco de perda da qualidade do produto quando ele é colocado em uma condição aberta, por muito tempo. Não adianta fabricar algo com alto padrão de qualidade, garantir que o insumo utilizado venha de fornecedores qualificados e, após esta etapa, perder o controle”, concluiu Sales.

CURTINHA - ConectCar lança Vale-Pedágio para transportadores de cargas

Agora os transportadores podem receber o pagamento de pedágio nas rodovias diretamente na tag ativa da ConectCar, sem precisar receber dinheiro. Já para os embarcadores, foi desenvolvida uma plataforma de auto-serviço transparente e sem burocracia, oferecendo controle e agilidade operacional na gestão.

Grandes personalidades da logística no Fretefy

Agora Haroldo Ribeiro (PDCA) e Paulo Roberto Bertaglia (BETHAS) fazem parte dos escritores do Blog do Fretefy!

Haroldo Ribeiro é consultor especializado no Japão, e autor de mais de 30 livros sobre 5S e TPM, desde 1994. Paulo Bertaglia é professor, palestrante e escritor. Ambos são especialistas em logística e trazem artigos técnicos com visão de mercado exclusivos para você!

Veja todos os artigos sobre Gestão Logística aqui!

NOTÍCIAS DA SEMANA

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI

5G permitirá avanço da agricultura

Segundo o estudo Huawei, a indústria manufatureira é a que apresenta o maior potencial para as aplicações da nova geração da internet móvel. Uma das razões é o fato de o setor ser capaz de implementar mais rapidamente a tecnologia, que poderá gerar no curto prazo ganhos estimados em R$ 210 bilhões. Outro ramo a capturar as vantagens do sistema é o agronegócio.

O 5G permitirá o avanço da agricultura de precisão, o uso de drones e análises mais eficazes do clima, entre outras vantagens. Na indústria extrativa, o 5G terá papel vital na automação de máquinas e operações, movimento que inevitavelmente levará à redução de custos. Por fim, a Huawei diz que o 5G será importante para as atividades de transporte, ao possibilitar projetos como caminhões automatizados e trens sem a presença de condutores.

Novo documento eletrônico pode beneficiar caminhoneiros

O ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, destacou que o novo Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) vai concentrar as informações necessárias para o transporte de carga em um único aplicativo, facilitando a vida do caminhoneiro. A promessa do governo é que o documento eletrônico passe a valer ainda no meio deste ano, eliminarndo atravessadores e permitindo mais ganho ao caminhoneiro.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o novo modelo de concessões de rodovias vai prever pontos de parada e descanso, internet e escape para uso dos caminhoneiros. No dia 29 de abril vai acontecer o leilão da BR-153, entre Goiás e Tocantins, já nesse modelo.

ARTIGO: Os desafios do Supply Chain com o avanço do e-commerce

Os grandes varejistas de e-commerce têm elevado as suas barras de desempenho.

Ao melhorarem seus níveis de serviço, essas empresas também fazem os fabricantes atingirem novos níveis de previsibilidade e tempo de resposta.

E esse movimento está empurrando toda a supply chain de forma agressiva, porém positiva.

Leia o artigo inteiro aqui!

Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:
ESCRITO POR

Autora: Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados