Saiba como alcançar o menor custo no transporte de cargas.

Clique Aqui
Notícias sobre logística

Newsletter #46 Transporte de remédios, 5G no agro e DT-e para caminhoneiros

#46

Inspetor da Anvisa fala sobre qualidade de transporte de medicamentos

Regulamentação e boas práticas no setor se refletem na qualidade

26 de abril de 2021

Especialista em fiscalização e inspeção de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Felipe Augusto Gomes Sales disse que farmacêuticas e transportadoras precisam investir mais recursos em tecnologia para garantir que os remédios cheguem a todo o território brasileiro sem perder a eficácia.

Para o inspetor sanitário, a Resolução de Diretoria Colegiada nº 430 (RDC 430), em vigor desde o mês passado, veio “preencher um vazio no marco regulatório” do setor, estabelecendo requisitos de boas práticas de transporte, distribuição e armazenagem de remédios, de maneira que estas etapas sejam tratadas com o mesmo rigor usado para fiscalizar a produção de medicamentos. O que, segundo Sales, não acontecia.

“Há um relaxamento no controle de temperatura, das especificações de produtos. Já vi a armazenagem feita a 42°C, em condições inadequadas. Inclusive em grandes distribuidoras”, comentou o inspetor sanitário.

“Temos um problema sério com a questão do avião, que é muito usado, mas sobre o qual não há uma regulamentação específica. Há um altíssimo risco de perda da qualidade do produto quando ele é colocado em uma condição aberta, por muito tempo. Não adianta fabricar algo com alto padrão de qualidade, garantir que o insumo utilizado venha de fornecedores qualificados e, após esta etapa, perder o controle”, concluiu Sales.

CURTINHA - ConectCar lança Vale-Pedágio para transportadores de cargas

Agora os transportadores podem receber o pagamento de pedágio nas rodovias diretamente na tag ativa da ConectCar, sem precisar receber dinheiro. Já para os embarcadores, foi desenvolvida uma plataforma de auto-serviço transparente e sem burocracia, oferecendo controle e agilidade operacional na gestão.

Grandes personalidades da logística no Fretefy

Agora Haroldo Ribeiro (PDCA) e Paulo Roberto Bertaglia (BETHAS) fazem parte dos escritores do Blog do Fretefy!

Haroldo Ribeiro é consultor especializado no Japão, e autor de mais de 30 livros sobre 5S e TPM, desde 1994. Paulo Bertaglia é professor, palestrante e escritor. Ambos são especialistas em logística e trazem artigos técnicos com visão de mercado exclusivos para você!

Veja todos os artigos sobre Gestão Logística aqui!

NOTÍCIAS DA SEMANA

5G permitirá avanço da agricultura

Segundo o estudo Huawei, a indústria manufatureira é a que apresenta o maior potencial para as aplicações da nova geração da internet móvel. Uma das razões é o fato de o setor ser capaz de implementar mais rapidamente a tecnologia, que poderá gerar no curto prazo ganhos estimados em R$ 210 bilhões. Outro ramo a capturar as vantagens do sistema é o agronegócio.

O 5G permitirá o avanço da agricultura de precisão, o uso de drones e análises mais eficazes do clima, entre outras vantagens. Na indústria extrativa, o 5G terá papel vital na automação de máquinas e operações, movimento que inevitavelmente levará à redução de custos. Por fim, a Huawei diz que o 5G será importante para as atividades de transporte, ao possibilitar projetos como caminhões automatizados e trens sem a presença de condutores.

Novo documento eletrônico pode beneficiar caminhoneiros

O ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, destacou que o novo Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) vai concentrar as informações necessárias para o transporte de carga em um único aplicativo, facilitando a vida do caminhoneiro. A promessa do governo é que o documento eletrônico passe a valer ainda no meio deste ano, eliminarndo atravessadores e permitindo mais ganho ao caminhoneiro.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o novo modelo de concessões de rodovias vai prever pontos de parada e descanso, internet e escape para uso dos caminhoneiros. No dia 29 de abril vai acontecer o leilão da BR-153, entre Goiás e Tocantins, já nesse modelo.

ARTIGO: Os desafios do Supply Chain com o avanço do e-commerce

Os grandes varejistas de e-commerce têm elevado as suas barras de desempenho.

Ao melhorarem seus níveis de serviço, essas empresas também fazem os fabricantes atingirem novos níveis de previsibilidade e tempo de resposta.

E esse movimento está empurrando toda a supply chain de forma agressiva, porém positiva.

Leia o artigo inteiro aqui!

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.