Saiba como alcançar o menor custo no transporte de cargas.

Clique Aqui
Notícias sobre logística

Newsletter #48 - Auditoria de Fretes reduz até 5% de custos

#48

Auditoria e conciliação de pagamento de fretes: como fazer uma gestão detalhada para reduzir custos

07 de maio de 2021

Uma gestão de carga eficiente ajuda a otimizar os custos das operações logísticas. Com isso, é possível melhorar os resultados financeiros da empresa como um todo.

Uma gestão de fretes eficiente deve levar em consideração toda a sua operação. Ter uma conciliação e auditoria de fretes ajudam muito a melhorar a sua gestão, mas não podem ser as únicas. Uma operação em dia ajuda muito a potencializar ainda mais os benefícios da auditoria.

A auditoria de frete inclui a atividade de verificação da fatura enviada pelos transportadores. O objetivo é identificar diferenças, como erros e duplicações ou cobranças de serviços não realizados. Corrigi-las e otimizar os custos, aumentando seus ganhos financeiros.

A conciliação e auditoria de fretes é muito importante para a redução de custos, pois não permite que nada seja cobrado a mais.

Você já pensou em automatizar essa atividade para melhorar a eficiência da sua operação? Existem diversas soluções no mercado hoje totalmente acessíveis e compatíveis com sistemas que você talvez já tenha.

O Software de Auditoria e Conciliação de Frete do Fretefy faz toda a sua auditoria de fretes em apenas dois cliques, fazendo a conferência de todos os CTes da fatura emitida contra as tabelas de frete negociadas, apontando possíveis divergências.

A Algar Telecom reduz em até 5% os custos da sua operação. Saiba como no link.

Ler artigo no site

Tecnologia da Informação, Logística e Setor Florestal: Juntos na busca pela indústria 4.0

Dados obtidos em campo com o apoio da tecnologia, ao serem disponibilizados em tempo real às equipes de gestão, permitem tomadas de decisões imediatas que visam corrigir os típicos problemas de campo, ou mesmo minimizar efeitos ocasionados por imprevistos que ocorrem nos processos de colheita e movimentação. A redução dos impactos negativos que decorrem destas falhas e imprevistos no campo é alarmante.

A captura e a combinação adequada destes dados os transformam em informações úteis para a criação de indicadores, o que permite aos gestores analisarem, ao longo do tempo, a melhoria de desempenho e produtividade dos diversos ativos e recursos humanos nas operações.

O avanço tecnológico da Indústria 4.0 e seus desdobramentos para a criação de uma logística florestal de nova geração já é uma realidade. Ainda assim, há um grande “gap” entre as tecnologias já existentes e o que de fato está sendo implementado e com uso consolidado na prática.

Esse “gap” se dá por fatores relacionados ao trinômio tecnologia-pessoas-processos, onde processos e tecnologias precisam se adaptar para que funcionem de maneira eficiente, respeitando suas características e limitações, e as pessoas precisam ser capacitadas para entender e utilizar estas tecnologias. Isso requer planejamento, esforço, investimento e disciplina. E leva tempo.

As empresas que conseguem incorporar com eficiência as novas tecnologias em prazos razoavelmente curtos são as que obtêm maior produtividade e lucratividade, liderando e definindo os indicadores de desempenho e tornando-se "exemplo" do segmento.

Seminário ira debater a importância do Documento Eletrônico de Transporte

A Câmara dos deputados, por meio da Comissão de Viação e transportes, irá promover no dia 10 de maio, o XX Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. Grandes nomes como Daniel Pereira de Carvalho, Fiscal Tributário Estadual estarão presentes. No evento ocorrerão palestras a respeito do Documento Eletrônico de Transporte - DT- e e como existe a necessidade de de apresentar os pontos nos quais esse projeto de lei prejudica o transportador, já que o mesmo cria novas obrigações.

Automatizar a logística não é sinônimo de demissão, mas sim de novas oportunidades de trabalho

Um mito muito comum, quando se fala de automação logística, é que esse tipo de modernização dos processos tem como consequência, direta e necessária, a diminuição de funcionários.

Porém, com o avanço das tecnologias e os novos projetos desenvolvidos pelos operadores logísticos e startups para atender as demandas específicas de cada cliente, a cada dia isso se torna mais distante da realidade.

A automação pode ser uma "aliada"  para a motivação e qualidade de vida dos colaboradores, já que ela vai impactar diretamente no controle de tempo, além de contribuir diretamente no clima organizacional.

LOGCONFERENCE: 5ª EDIÇÃO DE CARA NOVA

Inovar está no nosso DNA. Por isso, repaginamos todo o nosso visual: nova marca, novas cores, nova identidade, novo site.

A LogConference só cresce a cada edição e já estamos preparando a próxima, que vai acontecer de 13 a 16 de julho. Já criamos o evento no LinkedIn para você lembrar. É só clicar no link! 👇

Participe do evento aqui e fique por dentro das novidades!

ESCRITO POR

Samuel Martini

Business Development Representative da Fretefy. Focado em prospecção, mídias sociais e notícias.