Notícias sobre logística

Newsletter #12 Recuperação industrial, Mec Show e queda no transporte

#12

Produção industrial cresce 8,9% de maio para junho
A alta de 8,9% na passagem de maio para junho foi puxada por 24 das 26 atividades industriais pesquisadas, em especial pela produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, que teve um crescimento de 70% no mês

10 de agosto de 2020

A produção industrial brasileira cresceu 8,9% em junho deste ano, na comparação a maio. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia registrado expansão de 8,2% em maio. Foi também foi a maior taxa de crescimento desde junho de 2018 (12,5%).

Apesar disso, a indústria brasileira ainda não conseguiu recuperar totalmente as perdas sofridas em março e abril, causadas pela pandemia da covid-19, quando o setor caiu 26,6%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada no dia 4, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da alta de maio para junho, a produção apresentou queda de 9% na comparação com junho de 2019. Houve ainda recuos de 10,9% no acumulado do ano e de 5,6% no acumulado de 12 meses.

A alta de 8,9% na passagem de maio para junho foi puxada por 24 das 26 atividades industriais pesquisadas, em especial pela produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, que teve um crescimento de 70% no mês.

“Esse setor acumulou expansão de 495,2% em dois meses consecutivos de crescimento na produção, mas ainda assim está 53,7% abaixo do patamar de fevereiro”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

SUA INDICAÇÃO VALE DINHEIRO!

Participe do nosso Programa de Parcerias!

Se você tem experiência em vendas, logística, tecnologia ou todos eles, indique uma empresa aderente ao uso do Fretefy.

Participe e faça uma renda extra com o Fretefy!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba todos os detalhes!

NOTÍCIAS DA SEMANA

MEC SHOW 2021 será em agosto, confira mais informações

A MEC SHOW – Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial, será realizada de 3 a 5 de agosto de 2021, na cidade de Serra, ES; sendo considerada uma das principais feiras do setor metalmecânico.

O credenciamento e informações poderão ser conferidos no site do evento.

Os principais segmentos da feira são para:

  • Empresas do setor industrial;
  • Fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e ferramentas;
  • Compradores dos setores naval, petróleo e gás, papel e celulose, siderurgia, metalúrgica, mineração, usinagem, química/petroquímica, portuária, engenharia, construção civil, moveleira;
  • Indústrias de bens de consumo, alimentos e bebidas, bens de consumo, plástica/embalagens, eletroeletrônicos, têxtil.

Transporte de cargas está praticamente de volta aos níveis pré-pandemia

Transporte de carga rodoviário retoma demanda de março após queda acentuada durante a pandemia da Covid-19, indica pesquisa da Associação Nacional de Trasporte de carga e Logística.

O presidente da ANT e logística, Francisco Pelúcio, explica: "A grande preocupação é realmente com essa liberação de crédito para as pequenas e médias empresas, porque o crédito nunca chega na ponta. Esse é um dos problemas, o outro assunto muito sério é a desoneração da folha, que nós já estamos contando com esse mais um ano e estamos com essa pendencia com o governo”.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que não iria prorrogar a desoneração pelos gastos na pandemia e a queda na arrecadação. O setor produtivo reagiu negativamente, também abalado pelo período da crise.

PAINEL KANBAN PARA GESTÃO DAS SUAS CARGAS

Já pensou enxergar todas as etapas do transporte das suas cargas?

Desde a cotação de fretes até o recebimento do comprovante de entrega, o Fretefy automatiza toda a sua operação de forma visível e intuitiva com o Kanban!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba todos os detalhes!

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.