Notícias sobre logística

Newsletter #23 Planos logísticos até 2050, reajuste de pedágio e falta de insumos

#23

Ministério da Infraestrutura entregará planos de logística até 2050

Segurança jurídica de acordos é certeza de investimentos, diz pasta

26 de outubro de 2020

O secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa, falou com exclusividade à Agência Brasil sobre os planos de ampliação e renovação da malha ferroviária brasileira, além das estratégias de financiamento e impulsionamento da economia por meio de melhorias logísticas.

“Temos uma produção muito significativa de commodities – minerais ou de agricultura – transportadas a grandes distâncias, longe dos grandes portos. Temos que adaptar para as formas mais competitivas, como o modal ferroviário”, diz o secretário.

Segundo números do Ministério da Infraestrutura, o Brasil conta com apenas 15% de participação do transporte ferroviário no tráfego de grandes volumes de mercadoria e insumos no país. As rodovias têm cerca de 65% de participação.

O Planejamento Nacional de Logística (PNL) atual compreende o período entre 2018 a 2025 e prevê mais do que dobrar a participação do modal ferroviário. “O objetivo é chegar a 31, 32% de participação ferroviária na logística brasileira”, afirma Costa.

“Precisamos repotencializar e aumentar a capacidade da malha ferroviária, que ainda é do século passado. A velocidade média do transporte de carga por vias ferroviárias é de cerca de 23km/h [quilômetros por hora], que demonstra o primeiro desafio a ser superado para aumentar a eficiência”, enfatiza Marcello Costa.

Outro benefício trazido pela expansão ferroviária brasileira é a ampliação da cobertura de fibra ótica, que será implementada paralelamente aos trilhos e levará internet de alta velocidade para cidades remotas.

3ª EDIÇÃO DA LOGCONFERENCE: 5 DIAS DE INOVAÇÃO LOGÍSTICA

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NOTÍCIAS DA SEMANA

Com fim do período de descontos, concessionária Rodonorte reajusta tarifas de pedágio em 40%

O período de desconto nas tarifas de pedágio da concessionária CCR Rodonorte, que administra trechos da BR-376, BR-277 e PR-151, terminou no dia 13 de outubro e os valores já foram reajustados em 40%. Confira os novos valores para caminhões:

São Luiz do Purunã - BR-277 - R$ 17
Witmarsum - BR-376 - R$ 20
Carambeí - PR-151 - R$ 18,20
Jaguariaíva - PR-151 - R$ 13,40
Tibagi - BR-376 - R$ 19,40
Imbaú - BR-376 - R$ 19,40
Ortigueira - BR-376- R$ 19,40

Setores da indústria têm enfrentado dificuldades para recuperar a produção

Quatro meses atrás, parte das máquinas estava parada a espera de pedidos, enquanto os distribuidores vendiam tudo o que tinham nas lojas para fazer caixa. Sobrou o mostruário que apresenta hoje um descompasso entre a oferta e a procura. Os economistas explicam: para essa retomada, não tem pronta entrega.

“Para 81% das empresas, houve desabastecimento do aço, houve 50% de desabastecimento do cimento, tubos e conexões de PVC, blocos cerâmicos, cabos elétricos, enfim, quase todos os materiais tiveram algum tipo de desabastecimento”, diz José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Sem aço, não vivem a construção civil, o setor automotivo, bens de capital, além da indústria de utilidades domésticas, embalagens e recipientes e outros setores.

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ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.