Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Rotas de entrega: como fazer de forma eficiente

Rotas de entrega: como fazer de forma eficiente

Por que eu devo planejar rotas de entregas? Em muitas transportadoras, este questionamento nunca foi feito. Mas chegou o momento de saber a importância da roteirização dos seus fretes para que esta etapa do transporte se torne parte da sua operação logística.

Os principais benefícios de planejar rotas de entregas

logístico planejando a rota de entrega

Melhora no atendimento e maior competitividade

Estudar as rotas possíveis faz com que você possa escolher trajetos onde há menor incidência de roubo de cargas e rodovias com melhor infraestrutura. Desta forma, a chance de imprevistos diminui e o transporte é feito de forma mais tranquila e rápida, garantindo um serviço mais agilizado e produtos entregues sem avarias. Além dos consumidores finais ficarem satisfeitos, seus clientes também confiarão na sua transportadora para efetuar as próximas entregas, aumentando a sua competitividade no segmento.

Redução do custo logístico

Calculadora e caminhão

Não importa qual é o seu segmento de negócio ou tamanho da empresa, se possui dezenas de caminhões ou apenas uma moto, um sistema de planejamento de rotas é essencial para manter as entregas eficientes.

O roteiro de entrega permite uma personalização na criação da rota, e quais são os benefícios disso? Com rotas mais organizadas é possível diminuir o custo de combustível, garantido que a frota percorra o menor trajeto.

Outro ponto, é que a roteirização possibilita uma organização maior da mão de obra, se adequando a jornada de trabalho dos motoristas e diminuindo os custos com horas extras. Um gasto muito alto é com a manutenção da frota, se um veículo já demanda revisão normalmente, imagina ele rodando mais que o necessário.

Com um plano de rotas de entrega, o carro vai ser aproveitado de uma melhor forma, seja percorrendo uma quilometragem menor ou até transportando apenas a sua capacidade real, reduzindo os desgastes e, consequentemente, a sua manutenção.

Melhores condições para seus motoristas

É essencial se preocupar com o local de parada dos seus caminhoneiros, seja para descanso ou para alimentação. Através de um planejamento de rotas, seus operadores podem fazer um cronograma com data, horário e estabelecimento de parada. Desta forma, evita-se colocar o motorista e as cargas em risco, por exemplo, ao dormir em uma área isolada e com incidência de roubos.

4 passos para fazer planejamento de rotas de entrega

1. Organize seus pedidos

Na hora de estruturar suas entregas, crie um check-list para facilitar o acompanhamento e não esquecer de itens importantes para aproveitar ao máximo a sua frota, vejamos um exemplo:

Pedidos:

  • Número de pedidos
  • Tipo de carga - comum ou especial
  • Peso
  • Volume

Veículos:

  • Tipo de veículos da frota (moto, carro ou caminhão)
  • Número de veículos disponíveis
  • Capacidade dos veículos

Após observar informações como essas, você vai conseguir aproveitar ao máximo sua frota, aumentando a capacidade de entrega e, talvez, até diminuir o número de veículos que rodaria sem necessidade.

Logístico, tenha mais tempo para o café, confira o vídeo;

2. Monitore os prazos da sua entrega

Atraso nas entregas estão entre os maiores índices de reclamação dos clientes. Para que isso não aconteça, o processo de roteirização deve acompanhar os prazos acordados para garantir o cumprimento dos mesmos. Não esqueça de avaliar este critério ao organizar seus pedidos.

3. Calcule a rota

Essa é uma das etapas mais complexas ao gerenciar de forma manual, mas é a que mais impacta em todo o seu processo logístico. Quanto maior o volume de pedidos, número de veículos para gerenciar, perímetro da região de atuação e intensidade do trânsito, mais complexo se torna o cálculo para o planejamento da rota. Nesta hora, precisa ter muita calma para que a sua roteirização abranja todas as variáveis e se torne efetiva. Por outro lado, quando esse planejamento é assertivo, ele vai garantir a economia de combustível, redução do desgaste da frota, diminuição de horas extras dos motoristas, entregas em tempo hábil, entre outros.

4. Monitore e controle sua frota

monitore suas cargas com o Fretefy

Saber onde cada veículo se encontra é importante para a programação das próximas entregas ou até mesmo para ajustar um imprevisto de última hora. Com sistemas de tracking como o da Fretefy, esse procedimento é acompanhado em tempo real, oferecendo um relatório detalhado de cada veículo da frota. Caso não tenha um sistema, a dica é que tenha anotado os contatos de todos os motoristas em campo, para que possa acionar o mais rápido possível quando houver necessidade. Seguindo estes passos, você já consegue ter um controle maior do seu processo logístico.

Vale lembrar que no dia a dia, organizar essas tarefas e monitorar pode ser desgastante e com alto índice de erros. Por isso o sistema de monitoramento de carga da Fretefy te ajuda a otimizar o seu tempo frente essas atividades.

Planejamento de rotas de entrega manual ou um software de planejamento de pedidos?

O planejamento de rotas de entregas pode ser feita de forma manual e com auxílio de um GPS. Dependendo do volume diário, este procedimento pode ser trabalhoso e apresentar alta margem de erro, devido o tempo escasso e ao grande volume de informações que precisam ser gerenciadas. Outra forma de solucionar este problema é utilizar um software que automatize todo o processo de roteiro de entrega. Com poucos cliques e em minutos, você consegue planejar suas rotas, considerando fatores como tipos e tamanhos de cargas com seus respectivos destinos.

Caminhoneiro verificando o mapa

Conclusão

A cada oportunidade de automatizar os processos logísticos do seu dia a dia, agarre! Pois sabemos o quanto eles demandam tempo da sua equipe e ainda estão sujeitos a falhas, o planejamento de rotas de entrega é algo que precisa de um cuidado maior para que seu fluxo logístico ocorra sem gargalos. Por isso contar com a tecnologia para ajudar nesses momentos importantes é tão essencial.  

A Fretefy dispõe de módulos que auxiliam a sua gestão de fretes e cargas a ser mais assertiva, pois a plataforma foi desenvolvida por profissionais da área logística que conhecem as necessidades do segmento em que atuam e assim desenvolveram soluções inovadoras e ao mesmo tempo simples, fáceis de utilizar, tornando possível uma logística descomplicada e tecnológica.  Gostaria de saber mais detalhes de como essa plataforma poderia ser implantada na sua gestão? Clique aqui!

Última atualização:

27

de

March

de

2023

Você também vai gostar de ler

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Descubra como fazer uma gestão de pátio eficiente e reduzir custos na logística com as melhores práticas e tecnologias do mercado. Leia o artigo completo.
Ler Post
Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Aprenda o que é logística de varejo, como opera, quais os desafios e as soluções para otimizar o seu negócio e se preparar para o mercado. Confira!
Ler Post
Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

O comprovante de entrega é indispensável para o bom funcionamento de qualquer empresa com operações logísticas. Veja mais sobre o assunto neste artigo!
Ler Post