Conhecido também como KPIs, os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão usadas para mensurar os resultados de alguns processos. Este parâmetro oferece ao gestor informações para tomar melhores decisões e realizar planejamentos estratégicos.
A área de logística é uma das mais importantes dentro da transportadora, sendo que os seus resultados impactam diretamente todos os processos da empresa, como lucro e satisfação do cliente. Conheça agora os principais indicadores de desempenho para o setor de logística.
Como são definidos os indicadores de desempenho?
A definição do KPI está ligada aos objetivos e planejamento estratégico da empresa de transportes. Ou seja, o indicador X pode ser interessante para o negócio A, enquanto para o B ele não faz sentido.
Os indicadores de desempenho logístico normalmente são definidos a partir de três pontos: estoque, transporte e segurança da carga.
Indicadores de desempenho na logística
Mesmo que a definição de indicadores mude de empresa para empresa, alguns KPIs são comumente usados no setor logístico:
1. Nível de serviço de entregas
Este indicador tem como objetivo medir o cumprimento e desempenho dos prazos de entrega de mercadorias. O desempenho logístico deve levar em conta o momento em que o caminhão foi liberado para realizar o serviço e o tempo que a carga demorou para ser entregue ao destino final.
Com este indicador, é possível identificar possíveis falhas e desafios no transporte de cargas e entender o que está causando os atrasos. Por exemplo, o KPI percebeu que os trajetos da região X costumam atrasar. Isso pode estar acontecendo por conta da má qualidade de alguma via naquele percurso e o problema pode ser resolvido ao roteirizar a rota e mudar o trajeto.
2. Tempo do ciclo de pedido
O segundo KPI logístico calcula todo o tempo em que um pedido leva para ser concluído, desde quando ele é solicitado até o momento da entrega ao cliente.
Este cálculo é importante para acompanhar todo o processo e encontrar possíveis gargalos na operação. Nem sempre os atrasos na entrega acontecem por conta do transporte, por exemplo. O responsável pode ser algum problema no estoque, documentação ou atendimento ao cliente. Com a avaliação do desempenho deste indicador, o gestor consegue identificar em que momento se encontra o obstáculo e criar ações para minimizar o problema.
3. Índice de ocorrências
Sempre que alguma situação que não foi planejada acontece é necessário registrar uma ocorrência. O evento pode ser um roubo na carga, uma devolução de mercadoria, troca de produto e mais.
As ocorrências impactam diretamente no lucro e produtividade da transportadora. Ao ter um indicador que mede seu desempenho, o gestor consegue ter controle de quanto tempo e dinheiro está sendo gasto com estas situações e então criar um planejamento para acabar com estes eventos.
4. Percentual de cargas rastreáveis
O objetivo deste KPI é calcular a razão entre o número de cargas que podem ser rastreadas pela quantidade de mercadorias que foram enviadas em um determinado período. O indicador busca compreender como está o grau de automatização da transportadora e até que ponto as suas informações são seguras e confiáveis.
Por exemplo: em um período de 30 dias, apenas 30% das cargas foram rastreadas. Neste caso, é difícil confiar na análise total do serviço, já que não houve um monitoramento sobre os outros 70%.
5. Exatidão das notas fiscais emitidas
O indicador permite calcular o percentual de notas fiscais emitidas sem erros durante um período determinado. Dependendo do desempenho deste KPI logístico, o gestor consegue monitorar a quantidade de retrabalho que foi feito e a qualidade do serviço prestado, dependendo de qual foi o erro encontrado no documento fiscal (peso, valor, informação do destinatário e etc).
6. Cálculo da conta frete
Este é um dos indicadores logísticos mais importantes para a transportadora. É ele que vai calcular a soma do custo total do frete, desconsiderando os gastos operacionais. Com o desempenho deste KPI, o gestor consegue acompanhar os custos do frete em diferentes períodos e comparando com os veículos disponíveis na frota. A junção destes dados permite prever quais vão ser os próximos gastos e então estimar um orçamento.
7. Tempo de atraso na entrega
Fundamental para medir a eficiência logística da transportadora e o seu impacto no relacionamento com os clientes, o objetivo deste KPI é medir o tempo de atraso que vem sendo praticado pela empresa.
Dependendo de qual o desempenho deste indicador, a empresa de transporte vai precisar repensar o seu planejamento estratégico de operações. As duas atitudes mais tomadas para recuperar o resultado positivo deste KPI são:
- Aumentar a eficiência logística, especialmente reduzindo o tempo com questões burocráticas e encontrando formas de otimizar as rotas.
- Alterar o prazo de entrega e estender a data para uma perspectiva mais realista de acordo com o desempenho encontrado. Por exemplo, o gestor percebe que as entregas normalmente duram 5 dias, mas o prazo apresentado ao cliente é de 3 dias.
Conhecer os principais indicadores de desempenho logístico e a importância deles para a saúde financeira das empresas de transportes de cargas é essencial. E se a sua empresa quer aumentar o faturamento otimizando operações logísticas, invista em um agenciador digital.
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