Carga fracionada: O que é? E quais suas principais características?

Carga fracionada: O que é? E quais suas principais características?

Embora o tema acima seja corriqueiro no dia a dia do profissional da logística, muitos gestores ainda têm dúvidas quando se trata desta modalidade, neste artigo vamos tirar as suas dúvidas e esclarecer pontos importantes quando se trata de carga fracionada, sua principal definição, características, quem pode contratar esse modelo logístico, principais desafios, vantagens e desvantagens. Boa leitura!  

Carga fracionada: O que é?

A carga fracionada é uma pequena remessa de produtos enviada para transporte, mas que não chega a ocupar um caminhão inteiro. Neste formato, diferentes empresas compartilham o mesmo veículo em uma mesma viagem.  

A principal vantagem da carga compartilhada, como também é chamada, é a economia. As embarcadoras pagarão somente pelo espaço ocupado no caminhão, reduzindo o investimento necessário para o transporte. Gastos com combustível e pedágios, por exemplo, são divididos entre todas as empresas que enviaram seus produtos.

Este é uma modalidade muito utilizada por inúmeras empresas que preferem enviar seus pedidos juntamente com outros produtos semelhantes e que irão para o mesmo destino ou regiões próximas, facilitando o transporte e também diminuindo os gastos, principalmente empresas que ainda não tem uma alta demanda para lotar um veículo.  

Carga fracionada e Carga exclusiva: Diferenças, quem utiliza? Confira exemplos

Motorista conferindo a carga

É muito importante saber claramente a diferença entre essas duas modalidades, principalmente na hora de definir como sua mercadoria será transportada, pois existem características que devem ser levadas em consideração, confira a seguir.

Conforme citado anteriormente a carga fracionada é enviada juntamente com outros produtos semelhantes no mesmo espaço para destinos iguais ou próximos, pois não completam um veículo inteiro para serem enviadas separadas. O segmento das empresas que contratam a carga fracionada é imenso: lojas virtuais, empresas de perfumaria e cosméticos, indústrias de equipamentos eletrônicos, fábricas de calçado e vestuário, indústrias de autopeças, empresas de alimentos, entre outros.

Quando se trata de carga completa ou carga exclusiva, também assim conhecida, a condição do transporte muda, pois é necessário que o material seja transportadora sozinho, mesmo que o ele não ocupe um espaço inteiro. Normalmente, grandes fábricas e indústrias optam por essa modalidade. Exemplos de produtos que exigem o transporte em carga completa ou exclusiva são: cargas perigosas, gases, gasolina, produtos químicos, ou grandes lotes de produtos que irão para a mesma região.

Como definir a melhor modalidade de carga para sua logística?

De maneira geral podemos enfatizar que a escolha da modalidade de carga fica a critério da empresa, pois a mesma precisa ter um estudo aprofundado em cima de suas necessidades e possibilidades, relevando em consideração vários parâmetros que envolvem sua gestão logística, como por exemplo:  

  • Custos logísticos, para obter uma análise concisa de custo/benefício;
  • Prazo de entrega, saber quais transportadoras irão atender melhor suas necessidades e quanto levará para ser realizada a entrega
  • Monitoramento de carga, para que possa saber o status de onde estão suas cargas no processo do transporte

Todos os pontos citados acima são de extrema importância na hora de definir a melhor modalidade de carga, avaliar esses tópicos implica em realizar um transporte e entrega com eficiência, o que vai refletir em seus negócios no final da cadeia, como por exemplo o nível de satisfação do cliente.

Carga fracionada: nas transportadoras

Carregamento de carga

A carga fracionada é benéfica também para transportadoras, que já passaram a adotar o modelo. Imagine o seguinte cenário: você recebeu uma remessa de 15 caixas de fraldas infantis para levar até São Paulo. Esta quantidade não é suficiente para preencher um veículo inteiro, o que tornaria o deslocamento extremamente caro. Porém, a entrega deve ser realizada rapidamente, caso contrário, você perderá o negócio. A melhor opção nesta situação é negociar com outra transportadora o envio das fraldas infantis com demais produtos. Ou até mesmo disponibilizar seu veículo para que outras transportadoras enviem suas cargas compartilhadas.

Paradas de coleta e entrega

O transporte compartilhado ganhou força principalmente devido à popularização das lojas virtuais.

Nele, uma das principais preocupações é em relação à otimização do trajeto. É comum que o mesmo caminhão pare diversas vezes ao longo do caminho para fazer entregas em diferentes localidades. Por isso, a organização prévia é fundamental para que os prazos sejam cumpridos.

Segurança da carga fracionada

As transportadoras terão o mesmo cuidado com suas encomendas, seja compartilhada quanto uma carga lotação. Uma prática comum nas empresas de transporte é reunir fretes com características semelhantes para aumentar ainda mais a segurança do processo logístico. Cargas perecíveis, por exemplo, serão enviadas no mesmo veículo.  O mesmo acontecerá com encomendas frágeis, como vidros e louças.

Carga Fracionada: Vantagens e desvantagens

Quando se trata de vantagens e desvantagens precisamos observar que a realidade logística das empresas são diferentes, e cada uma delas tem percepções e prioridades também diferentes conforme seu negócio. Levando tudo isso em consideração, de modo geral citamos algumas vantagens da carga fracionada para a gestão logística:

  • Redução de custos logísticos;
  • Segurança para o transporte da carga;
  • Aproveitamento do espaço do veículo;
  • Documentação mais simplificada;

Como nem tudo são flores, aqui vão algumas desvantagens identificadas na carga fracionada:

  • Capacidade de carga e espaço limitados
  • Menos possibilidade de rotas alternativas
  • Tempo maior na entrega das cargas

Contudo é necessário avaliar o que mais impacta na sua operação antes de contar a carga fracionada, pois os reflexos no seu fluxo logístico podem não valer a pena.

Carga fracionada: Principais desafios  

Entregador com as cargas

Com o aumento significativo do e-commerce, as vendas online disparam de uma tal maneira que a logística teve que se adaptar tecnologicamente muito rápido, porém ainda enfrenta desafios em outras frentes. Estes desafios acompanhados de uma evolução histórica de vendas, afetam o transporte de cargas diariamente, a seguir veja quais são os principais:

Condições precárias de rodovias, este é um desafio constante quando se trata de logística em geral, mas também afetada diretamente a carga fracionada, causando contratempos no processo de entrega devido a buracos, ruas de qualquer pavimentação ou sinalização, e por aí vai.

Insegurança nas estradas, a cada quilometro rodado o medo que ser assaltado e perder suas mercadorias assusta motoristas, donos de transportadoras, clientes e etc. O roubo de cargas aumenta a cada ano e as seguradoras cobram cada vez mais para assegurar o transporte nas rodovias do país, e os que não tem condições de assegurar suas cargas, quando são roubados, perdem toda a sua mercadoria levando um prejuízo muito alto.

Prazo de entrega, as mercadorias quando enviadas via carga fracionada geralmente exigem um prazo maior de entrega, devia a adversidades no trajeto, como acidente, perca de rota, locais sem sinal de internet ou telefone e muitas outras. O que muitas vezes pode ser uma desvantagem para seu cliente.  

Monitoramento na carga fracionada

O monitoramento de cargas é algo essencial quando se trata de carga fracionada, principalmente se você, assim como seus clientes e todo o mundo atualmente querem acompanhar o status dos seus pedidos e forma rápida sem precisar realizar ligações, enviar e-mails ou mensagens. O acompanhamento dos status dos pedidos é uma necessidade que está atrelada a experiência do cliente.  

Gostou do nosso artigo sobre carga fracionada? Gostaria de ler outros artigos como este? Acompanhe nosso Blog, sempre postamos conteúdos interessantes sobre logística e ramificações.

Última atualização:

29

de

March

de

2023

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post