Garanta seu software logístico com
15% off na primeira mensalidade

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Rastreamento de frotas: entenda o que é, como funciona e vantagens

Rastreamento de frotas: entenda o que é, como funciona e vantagens

Você procura formas de aprimorar seu serviço de entregas, mas não sabe como fazer isso? Fazer o rastreamento de frota pode ser a solução que buscava. Existem sistemas que oferecem esse controle, e o melhor: economizando tempo e dinheiro dos gestores.

É claro que esses não são os únicos benefícios de apostar nessa estratégia. Veja a seguir como um sistema de frotas funciona, e principais vantagens a seguir!

Confira as melhores soluções em tracking de monitoramento de carga!

O que é um serviço de rastreamento?

Trata-se da ação de acompanhar o trajeto realizado por um veículo. As tecnologias de rastreamento podem identificar a localização de um carro, moto ou caminhão, além de fornecer uma série de outras informações, quanto atreladas à telemetria.

Entre elas, o sistema consegue detectar caso o motorista esteja acelerando demais o veículo ou quantas vezes as portas são abertas e fechadas, por exemplo. 

Como funciona um rastreamento de frotas?

Todo sistema de rastreamento de frotas opera com tecnologia GPS (Sistemas de Posicionamento Global) — aparelhos que se comunicam com a rede de 24 satélites que orbitam a Terra.

Esses satélites enviam sinais para os GPSs, que respondem com as coordenadas geográficas dos veículos. Dentro de cada satélite, há relógios atômicos de alta precisão, que analisam o tempo entre a emissão do sinal para o planeta e a chegada da resposta. 

Nesse intervalo de tempo, é possível calcular a localização do veículo, com precisão de metros. A única diferença entre cada sistema de rastreamento é a forma como esses dados são enviados para a central de controle. 

Via M2M/GSM

Exemplares mais recentes costumam usar a tecnologia M2M/GSM. Ela transmite o sinal via antenas de telefonia. É importante analisar como os dados são transmitidos, pois isso pode afetar a atualização em tempo real das informações. 

Via satélite

Trata-se de um rastreador que envia as informações para um satélite, que transmite a localização exata do veículo para a central de rastreamento. 

É uma solução mais custosa, afinal, estamos falando de um equipamento mais robusto. Opera bem em ambientes abertos, mas não funciona em tempo real. 

Via radiofrequência

Esse tipo de rastreamento é bastante utilizado para a monitoração de cargas roubadas. Como é uma solução mais simples, pode ser que não satisfaça as necessidades de gestão de uma empresa de logística. 

É preciso cadastrar os veículos no sistema?

Serviços de rastreamento veicular surgem como uma solução para empresas que administram um grande volume de deslocamento, e precisam garantir a entrega dos produtos e a realização de outras operações com pontualidade. 

Para isso, é importante que todos os veículos sejam cadastrados no sistema. Os softwares vêm com diferentes dispositivos, que precisam ser atrelados aos veículos e, assim, registrados no sistema para que o rastreamento aconteça.

Como os dados são enviados e acessados?

Cada informação é captada e transmitida via GPS. Os dados podem ser acessados pelo navegador da Internet. O tempo de atualização é bem curto e os softwares geralmente possuem uma interface online e intuitiva. 

Quais as vantagens do rastreamento?

Confira mais abaixo os principais benefícios de utilizar um sistema de rastreamento de frotas nas operações do seu negócio.

Otimização de frotas

Os sistemas possibilitam a tomada de decisão em tempo real e direcionam mais responsabilidades para os motoristas.

Dessa forma, os gestores não precisam depender das folhas de registro dos motoristas e da manutenção do caminhão para monitorar as operações com os veículos. 

Com o acesso instantâneo às informações, a empresa consegue gerir melhor os custos com a frota. 

Evitar o uso não apropriado de veículos

Com a transmissão de dados em tempo real, o uso não autorizado dos veículos da empresa pode ser controlado e detectado mais facilmente. Consequentemente, o gasto de combustível também diminui, já que as operações indevidas serão reduzidas.

Rastreamento eficiente e suporte no despacho

Um sistema de rastreamento utiliza a localização em tempo real dos motoristas, permitindo o despacho mais alinhado. 

Os gestores conseguem visualizar mapas e rotas mais claramente, melhorando a logística  e enviando o veículo para o local mais próximo do ponto de entrega.

Maior segurança dos funcionários

Ao implementar um sistema de gestão de frotas, é possível acessar informações importantes sobre o comportamento dos motoristas, como excesso de velocidade.

Tais dados podem ser usados para recompensar motoristas mais responsáveis e orientar aqueles que não possuem uma boa conduta no trânsito. 

No caso de acidentes, as informações dos veículos podem ser compartilhados agilmente para acionar a emergência.

Mais lucro e desempenho

Outro benefício da gestão de frotas por meio de um sistema de rastreamento é que os dados podem ajudar na produtividade, o que impacta na administração dos custos empresariais. 

Sendo assim, pode haver uma redução considerável nas horas extras, por exemplo, e no tempo de inatividade dos motoristas. Além disso, a redução nos custos de manutenção também afetam a base de lucro da companhia. 

Os indicadores que você deve acompanhar

Os indicadores são ferramentas de análise das atividades da empresa. De modo geral, consistem em números que indicam os resultados do negócio. 

Podem ser exibidos em gráficos ou tabelas, de forma que possibilite a visualização clara da evolução da empresa.

Nesse contexto, os indicadores do rastreamento de frotas servem para possibilitar a medição dos resultados operacionais, como a segurança, custos e eficiência. Veja os principais abaixo.

Os indicadores de eficiência

Entre os maiores indicadores de eficiência em uma gestão de frotas, podemos destacar:

  • gasto de combustível: serve para acompanhar as despesas com abastecimento, analisar veículos com baixa performance, apurar desvio de combustível, desvio de trajetos e outros fatores, para comparar com os dados indicados pela montadora;
  • utilização da frota: serve para verificar que o tempo de ociosidade dos motoristas estão atrapalhando o andamento da operação. Pequenas pausas são normais, mas desvio de rotas para fins pessoais, por exemplo, devem ser monitorados;
  • retorno do veículo vazio: serve para identificar a frequência do retorno de veículo vazio para os armazéns. Sempre que isso acontece, representa prejuízos para a organização. 

Os indicadores de segurança

Entre os maiores indicadores de segurança em uma gestão de frotas, podemos destacar:

  • incidência de multas: serve para controlar o número de multas e infrações cometidas pelos motoristas. Com isso, pode-se catalogar os gastos e identificar os infratores;
  • número de acidentes: serve para detectar quais infrações resultaram em ocorrências mais graves, como acidentes. Também ajuda a contabilizar gasto com reparos e consertos;
  • número de veículos danificados: serve para identificar quais veículos apresentam defeitos, que podem gerar acidentes e outros prejuízos nas operações.

Confira as melhores soluções em tracking de monitoramento de carga!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu mais sobre a importância do rastreamento de frota, quais seus benefícios e os principais indicadores a serem analisados. Então, caso ainda não tenha implementado a solução em seu negócio, não perca tempo e coloque já em prática.

Última atualização:

21

de

February

de

2024

Você também vai gostar de ler

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: o que é e como ajuda sua empresa. Veja a demanda das indústrias e embarcadores por esse serviço!
Ler Post
YMS (Yard management system): saiba seus benefícios na gestão de pátio

YMS (Yard management system): saiba seus benefícios na gestão de pátio

YMS (Yard Management System) é uma ferramenta fundamental na logística, veja neste artigo como o YMS pode transformar sua gestão.
Ler Post
Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Saiba o que é gerenciamento de transporte, a importância do mesmo e como você pode tornar seu processo mais eficiente. Acompanhe este artigo!
Ler Post