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Notícias sobre logística

#News29 - Situação Econômica, Pedágio e Multas.

#29

Recuperação é desigual e só parte dos setores retomou patamar pré-pandemia, aponta FGV

Indústria, construção civil e comércio conseguiram eliminar no 3º trimestre as perdas dos três meses anteriores. Já o setor de serviços tem recuperação mais lenta. Segundo levantamento, economia só deverá voltar ao nível pré-Covid em 2022.

07 de dezembro de 2020

O estudo mostra que, entre os principais componentes do PIB (Produto Interno Bruto), setores como indústria, construção civil e comércio conseguiram eliminar as perdas da fase mais aguda da pandemia, enquanto que o setor de serviços, que possui peso de mais de 70% na economia e o que mais emprega, continuou enfrentando dificuldades para voltar à normalidade.

Pelas projeções do Ibre, mesmo com a reação observada entre julho e setembro, a economia brasileira terminou o 3º trimestre ainda 3,1% abaixo do nível do 1º trimestre e só deverá voltar ao nível pré-Covid em 2022. O levantamento foi realizado pela economista Luana Miranda.

"Há um descompasso entre a indústria e os serviços. Mesmo com a contribuição positiva do comércio, os serviços ainda estão longe de recuperar o que perdeu. Os outros serviços, que incluem saúde privada, educação privada e serviços prestados às famílias, ainda estão demorando muito mais para se recuperar, e isso tem puxado os serviços para baixo, dificultando a retomada”, afirma a Miranda.

"Não corroboro com essa ideia de recuperação em 'V', especialmente por conta do cenário para os serviços", continua. "Já estamos vendo resultados mais contidos da atividade econômica. Deve vir uma acomodação no 4º trimestre. Então, acho bastante arriscado falar em recuperação em 'V' neste momento”, acrescenta.

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NOTÍCIAS DA SEMANA

Riscos legislativos: Distorções econômicas da lei 10.209/01, que instituiu o vale-pedágio

A lei federal 10.209/01, que instituiu o Vale-Pedágio para o transporte rodoviário de cargas transformou-se em um severo risco para a atividade empresarial. A irracionalidade econômica da multa fixada em seu art. 8º, de 2 vezes o valor do frete, enseja ações repetitivas de somas milionárias contra os embarcadores em vários Estados.

Será preciso o apoio do Governo para obstar a onda de especulação deflagrada. Também do Congresso Nacional e entidades empresariais. Sobretudo os embarcadores de carga - indústrias e comércio - precisam se mobilizar para alterar a norma que se transformou em um dos grandes riscos à atividade produtiva.

 

Justiça condena empresa a pagar mais de R$ 18 mil a caminhoneiro por atrasar descarregamento de mercadorias

O juiz Inácio Jário Queiroz de Albuquerque manteve a condenação da empresa Brastex S/A a pagar uma indenização, por danos materiais, no valor de R$ 18.564,34, a um caminhoneiro que ficou mais de 10 dias parados ao chegar com uma carga de algodão do galpão da empresa para descarregar. A decisão foi justificada em razão da demora no descarregamento das mercadorias.

O caminhoneiro destacou que seu caminhão ficou dentro da empresa sem descarregar e não recebeu as diárias conforme dispõe a Lei nº 13.103/2015, tendo um prejuízo de R$ 18.564,34. A empresa, por sua vez, sustentou que não houve comunicação do motorista sobre a chegada da carga ao destino.

O relator do processo observou que a Lei nº 11.442/07 dispõe que o prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte Rodoviário de Cargas será de cinco horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino.

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ESCRITO POR

Autora: Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.

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