Notícias sobre logística

Tabela de frete: Governo, transportadores e indústrias vão assinar um acordo em breve

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reuniu-se com representantes dos transportadores e indústrias nos dias 23 e 24 de julho para buscar um consenso sobre a nova tabela de frete.

Após as reuniões, foi estabelecido que haverá um acordo para definir os valores da nova tabela de frete. 30 representantes do setor de transportes vão participar de reuniões na próxima semana para definir os valores percentuais para cada tipo de carga. O ministro espera um acordo assinado já na semana que vem.

“A grande vantagem é que o acordo gera o engajamento de todas as partes. A partir desse momento, estabeleceremos um patamar de valor que efetivamente vai ser praticado”, afirmou o ministro. “Desse modo, a gente começa a criar uma cultura de negociação e de solução de mercado para uma remuneração justa. Estou extremamente otimista e satisfeito com os resultados obtidos hoje”, concluiu.

A nova tabela de frete foi suspensa no dia 22 de julho após descontentamento dos caminhoneiros com os valores impostos. A tabela foi desenvolvida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e continha 11 tipos de carga com dois perfis de precificação: 1- carga lotação, 2- contratação apenas do veículo.

A nova tabela foi lançada no dia 18 de julho pela resolução nº 5.849/2019. Com a suspensão, voltou a vigorar a tabela anterior, publicada em 23 de abril pela resolução nº 5.842/2019.

Fonte: Notícias Agrícolas (R7), Ministério da Infraestrutura

Leia o artigo Entenda tudo sobre a Tabela de Frete da ANTT (atualizado julho 2019) para se informar mais.

ESCRITO POR