Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Torre de Controle Logístico: como implementar na sua empresa?

Torre de Controle Logístico: como implementar na sua empresa?

Se você é um profissional da área de Logística e Supply Chain, temos certeza de que já ouviu falar recentemente em Torre de Controle. E se ainda não está com este desafio de implementar uma torre, aproveite o tempo e prepare-se!

Durante muito tempo, acompanhamos um esforço imenso de empresas em gerar controles e gráficos, imaginando que ações como essas fossem suficientes no controle operacional. 

Alguns até confundem que informações como essas em uma tela de LED, possam ser chamadas de Torre de Controle. 

Entretanto, o conceito de Torre de Controle Logístico está muito além disso, já que estamos falando de uma ferramenta que monitora, mede e controla a operação em tempo real. 

Uma ferramenta capaz de fornecer eficiência e redução de custos logísticos, gestão de recursos estratégicos essenciais para o negócio e fluxos operacionais de forma totalmente visível. Confira mais a seguir!

O que é controle logístico?

Chamamos de controle logístico o processo de monitoramento das operações de trabalho, realizadas pelos profissionais responsáveis pelo abastecimento das empresas e distribuição de mercadorias. Quando falamos de uma transportadora, esse acompanhamento consiste:

  • supervisão do andamento das entregas;
  • rastreamento da frota;
  • monitoramento do fluxo de mercadorias;
  • agendamento das entregas;
  • administração das mercadorias armazenadas.

Com uma visibilidade maior sobre o andamento das entregas, a organização se torna capaz de atender os clientes com agilidade, além de ganhar mais flexibilidade para solucionar problemas. 

Essa rotina, também, está ligada com o acompanhamento dos resultados, a partir de indicadores de desempenho. Com esse recurso, os gestores obtêm informações sólidas para traçar estratégias e tomar decisões importantes para o negócio.

Portanto, analisar indicadores significa identificar gargalos mais facilmente e melhorar os resultados operacionais. Consequentemente, as vantagens para o empreendimento são:

  • redução na incidência de erros: quando o gestor se baseia em experiências pessoais para guiar o negócio, os impactos tendem a ser negativos. Com o controle logístico, a empresa foca na gestão de dados, que possibilita identificar tendências e antecipar demandas do mercado;
  • aumento na competitividade: se diferenciar em um setor tão acirrado é fundamental para se manter relevante. Um dos meios para isso é aprimorar a experiência do cliente, especialmente no que diz respeito aos prazos de entrega. O controle logístico permite adequar as opções de envio com as necessidades dos compradores;
  • aumento na produtividade: um bom controle logístico possibilita que o negócio realize mais com menos recursos. Isso é possível devido às ferramentas tecnológicas, que otimizam os processos — roteirização de entregas.

Como funciona a torre de controle logístico?

Ela funciona como uma central de integração, que agrupa todas as informações relevantes que as operações exigem para atingir a alta produtividade. Nessa torre, monitora-se o controle logístico, com visão ampla dos processos em tempo real.

Sendo assim, a empresa consegue otimizar tarefas como o planejamento de atividades, controle de emendas e correções de gargalos.

Torre de controle logístico e central de monitoramento: quais as diferenças?

Na prática, a torre de controle e central de monitoramento logístico possuem suas diferenças, mas se complementam. 

Enquanto a torre gerencia a movimentação de mercadorias na produção e centros de distribuição, a central está ligada ao trajeto das mercadorias, desde o armazenamento até o envio ao cliente.

As centrais podem ficar espalhadas em uma única base, reportando informações para que a torre de controle defina as melhores estratégias. 

Quais são os pontos de apoio da torre de controle logístico

Para garantir que o planejamento logístico aconteça conforme o esperado, e a empresa atinja seus objetivos, ela deve se basear em 3 pilares:

  1. pessoas: é crucial ter um time de colaboradores que agreguem valor às estratégias e práticas para as demandas do negócio;
  2. processos: um dos diferenciais para a organização é a capacidade de desenvolver melhores processos, a fim de obter mais agilidade, eficiência e corte de gastos;
  3. tecnologia: é a tecnologia que interliga as funções atribuídas à torre. Softwares de gerenciamento, por exemplo, ajudam na gestão e automatização.

Benefícios trazidos pela torre de controle logístico

Uma torre de controle logístico auxilia na otimização das operações, especialmente para empresas com altas demandas.

Patrick Von Schaaffhausen vice-presidente de Estratégia e Operações da Profarma Specialty,  “o investimento em novas tecnologias é fundamental para garantir desde a qualidade nas entregas até o monitoramento 24 horas dos produtos, utilizando a IA para a coleta de dados em tempo real”, comentou em entrevista à Revista Mundo Logística sobre a torre de controle logística instalada na empresa.

Abaixo separamos alguns dos principais benefícios trazidos pela torre de controle logístico:

Monitoramento em tempo real

Acompanhar o status de uma operação em tempo real permite identificar e resolver qualquer problema, reduzindo as insatisfações do consumidor.

Redução de custos operacionais

Ao visualizar a operação de modo amplo, pode-se organizar as atividades com mais eficiência, de modo que seja possível cortar gastos desnecessários. 

Rapidez na tomada de decisão

Tomadas de decisões costumam gerar burocracias nas empresas. Afinal, é preciso coletar dados e fazer reuniões. 

Com a torre de controle, as informações são colhidas rapidamente, agilizando as análises dos fatores críticos às operações. 

Como implementar um sistema de controle logístico? Confira o Passo a Passo

Para implementar a Torre de Controle Logístico em uma organização, é importante seguir três etapas, que detalharemos a seguir.

Primeira fase

Nesse estágio, o intuito é gerar transparência para os processos, por meio de ferramentas — TMS, WMS, ERPs etc. — que facilitam a coleta de dados. 

No caso de uma empresa de transportes, por exemplo, deve-se recolher informações sobre a rota, o veículo, o motorista, a carga transportada e os custos operacionais.

Segunda Fase

Essa fase concentra-se no monitoramento do status das operações de cada etapa do processo logístico, analisando erros por meio de alertas e ocorrências. 

Nesse aspecto, é fundamental utilizar relatórios e indicadores de performance, que apresentam dados como ociosidade do veículo, quilometragem percorrida e outros.

Terceira Fase

Esse estágio se baseia em algoritmos e técnicas de análise, a fim de prever potenciais problemas, a partir dos indicadores citados logo acima. Assim, pode-se tomar ações proativas nas decisões.

Adquira o software de logística da Fretefy e facilite a gestão na sua empresa!

Como monitorar a torre de controle logístico?

Agora você já sabe a importância da gestão de dados para que seu negócio funcione corretamente. Uma torre de controle logístico precisa ser monitorada constantemente, por meio de indicadores que demonstrem a evolução de cada operação. 

Porém, quais são as métricas utilizadas nesse acompanhamento? Cada organização estabelece seus próprios indicadores, já que seus processos diferem entre si. Contudo, existem alguns KPIs gerais, que valem a pena destacar:

  • tempo de entrega e coleta;
  • tempo total do veículo parado no trânsito e no estacionamento;
  • número de veículos no carregamento ou descarregamento;
  • quantidade total de veículos carregados;
  • nível de otimização dos veículos a cada entrega;
  • veículos próximos da sede da companhia;
  • atrasos totais e suas respectivas justificativas.

Tendo em vista esses pontos de acompanhamento, quando bem implementados e monitorados, são capazes de auxiliar a empresa a elevar a qualidade dos seus serviços. As vantagens podem ser notadas na rotina operacional, em setores distintos. São elas:

  • colaboradores com menos tempo de ociosidade;
  • rotas melhores planejadas;
  • redução no gasto de combustível;
  • entregas mais rápidas;
  • aumento da produtividade:
  • aprimoramento na capacidade de monitoramento em tempo real;
  • facilidade em realizar avaliações de desempenho baseada em dados;
  • decisões mais assertivas e ágeis;
  • atendimentos centralizados;
  • solução de problemas eficiente;
  • controle na manutenção dos veículos;
  • maior segurança com as cargas;
  • automatização dos processos;
  • mais satisfação dos clientes;
  • imagem da empresa melhorada perante o mercado.

Conheça o módulo de painel de indicadores logístico da Fretefy.

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu melhor o que é a Torre de Controle Logístico, qual seu objetivo e como funciona. Você também viu como ele se relaciona com a central de monitoramento, bem como os pilares para sua implementação no negócio.

Última atualização:

25

de

August

de

2022

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post