Gestão Logística

Torre de Controle Logístico: a chave para sua gestão do transporte de cargas

A torre de controle logístico é uma boa forma de fazer o acompanhamento e o monitoramento de processos de armazenamento e transporte de carga, já que os processos logísticos podem ser um desafio.

Com a ajuda da tecnologia, o monitoramento da operação logística consegue ser mais eficiente, entregando soluções rápidas e precisas para que as empresas se mantenham competitivas.

Esse acompanhamento aliado a uma experiência de compra eficiente, são a chave para o sucesso de uma operação logística.

Veja aqui neste artigo como proporcionar melhores resultados e satisfação dos clientes quando o assunto é transporte de cargas com o uso da Torre de Controle Logístico.


Torre de controle logístico: como funciona

A torre de controle logístico é uma central de integração que concentra todas as informações relevantes para gerenciar uma operação de transporte de cargas. Com ela, é possível alcançar um alto nível de produtividade e otimização de processos que levam tempo e custam dinheiro.

A torre dá uma visão ampla e em tempo real da operação, permitindo a vigilância constante de tudo o que acontece para toda a equipe. Isso abre possibilidade para o planejamento de atividades, controle de demandas, correção de problemas de forma rápida, monitoramento do status de cargas, organização de agenda para coleta e entrega, análise de indicadores e tomada de decisões, entre muitas vantagens que vamos detalhar a seguir.


Principais vantagens de ter a sua torre de controle logístico

O transporte de cargas deve estar voltado à otimização do tempo, de custos e ao atendimento ao cliente, sempre com foco em maior lucro e redução de desperdícios. A torre de controle ajuda a otimizar todas as operações logísticas, especialmente as de grande volume de cargas.

Veja quais são as principais vantagens da torre de controle:  


Acompanhamento em tempo real

Conhecer, em tempo real, o status da entrega permite que a equipe resolva rapidamente qualquer problema, reduzindo, assim, a insatisfação do consumidor. Além disso, é importante alertar os clientes sobre essas informações.


Economia de custos operacionais

Ao olhar para a operação como um todo, a otimização se torna natural. É possível entender melhor o trajeto e determinar qual o veículo  para cada entrega. Assim, é possível organizar mais de perto as atividades de coleta para que os caminhões não voltem batendo lata.


Diferencial competitivo

Você tem a responsabilidade de entregar o produto dentro do prazo especificado e sem que ele esteja danificado. O diferencial que a torre de controle proporciona aos embarcadores é justamente a capacidade de prever ações e corrigi-las antes que isso afete o cliente e se torne um problema. Essa prevenção de danos mostra que a sua empresa tem um desempenho excelente.


Agilidade nas decisões

Normalmente, a tomada de decisões gera burocracia dentro da empresa. É necessário coletar dados e realizar reuniões intermináveis ​​para que todos os gestores entendam o assunto e possam definir as ações necessárias.

A torre de controle pode fornecer rapidamente as respostas de que precisam, permitindo que as análises sejam feitas de forma flexível, principalmente aquelas relacionadas aos fatores mais críticos da operação.

Por envolver vários fatores, a torre de controle logístico pode trazer melhores resultados às operações. É uma combinação de várias tecnologias inteligentes, equipes bem treinadas e gerentes que se preocupam com cada processo. A combinação desses fatores traz maior eficiência e segurança às operações de transporte.


Diferença entre Torre de Controle Logístico e Central de Monitoramento

Você já viu as vantagens da torre de controle logístico é utilizada, mas qual é a diferença entre ela e a central de monitoramento?

A torre é responsável por gerenciar a movimentação de mercadorias entre o centro de produção e o centro de distribuição, e o centro está vinculado ao caminho percorrido pelos itens no armazém até chegar ao cliente final.

A central de monitoramento é responsável por receber, monitorar informações e se comunicar com os motoristas de transporte de cargas, podendo implementar livremente medidas para solucionar problemas. 

As centrais são distribuídas em diferentes locais e acompanhadas por operadores. Desta forma, é possível ter vários centros de monitoramento subordinados a uma base, o que é decisivo para centralizar os dados e determinar estratégias com uma torre de controle. Assim, a torre e a central se complementam.

Para que funcione adequadamente, a torre de controle de logística deve ser operada a partir de três pilares: pessoas, tecnologia e processos.


Pessoas

são responsáveis ​​pelas principais análises e tomadas de decisão com base em informações e relatórios gerados por ferramentas técnicas. Além disso, são responsáveis ​​pela formulação de estratégias de ação e soluções de problemas.


Tecnologia

Soluções técnicas devem ser implementadas para apoiar o processamento de informações. Podemos citar ERP, TMS, sistemas de rastreamento e aplicativos que se comunicam com os motoristas, todos projetados para fornecer uma visão em tempo real das operações.


Processos

A integração é um dos principais pontos da torre de controle. Pode participar de vários processos, como planejamento logístico, pagamento de faturas, auditoria de frete, cotação, análise de eficiência de entrega, monitoramento de carga. 

Com um conhecimento abrangente da operação, a equipe pode apontar lacunas com mais facilidade e resolver problemas com rapidez. Além dos pilares, alguns recursos devem ser mantidos para tornar o controle eficiente, como alinhamento de metas, automação, padronização de processos e monitoramento de indicadores.


Como ter uma Torre de Controle Logístico

Organização operacional e conhecimento são os dois pontos básicos para a implantação de uma torre de controle logístico. Portanto, o primeiro passo é buscar entender como funciona cada processo, quais são os parâmetros atuais, lead time de entrega e recursos disponíveis.

Para entender a situação atual, é necessário entender o propósito do negócio e onde você quer chegar. Por exemplo, quais habilidades são necessárias, quantas pessoas devem ser contratadas e qual treinamento necessário. Para facilitar o trabalho da empresa, existem muitas empresas especializadas nesse assunto, como é o caso da Fretefy, que pode auxiliar na realização da tarefa criar uma torre de controle. Vamos alinhar as expectativas e entregar expertise para dizer o que você precisa e como implantar.


Torre de Controle Logístico e gestão é com o Fretefy

Ao longo do conteúdo, explicamos melhor o que é uma torre de controle de logística, qual é sua finalidade, como funciona e as vantagens que ela traz. Também, diferenciamos a torre da central de monitoramento e discutimos os pilares que sustentam sua atuação. 


Agora, apresentamos a Fretefy como uma solução possível para a sua empresa ter uma torre de controle também. A Fretefy é uma startup 100% brasileira, referência em tecnologia e inovação para logística. Nossos sistemas atendem negócios de pequeno, médio e grande porte para auxiliar na gestão do transporte de cargas terrestres.

Conheça mais sobre todas as funcionalidades do sistema online aqui! Todas elas são essenciais na sua organização.


Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o blog da Fretefy e não deixe de assinar a newsletter, para receber, de forma gratuita, todas as novidades do seu interesse, diretamente via e-mail.

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.