Notícias sobre logística

Newsletter #20 Transporte de arroz caro, redução de roubos de cargas e inovação

#20

Transporte de cargas de arroz cresceu 58% no Brasil e quase triplicou nos portos

Maior procura pelo grão e alta no preço, impulsionado pela desvalorização do real perante o dólar, são os principais motivos

05 de outubro de 2020

A alta na demanda e no preço do arroz tem se refletido no transporte de cargas. Levantamento com 10 mil embarcadores, 20 mil empresas de transportes e 400 mil caminhoneiros, aponta que o carregamento do grão cresceu 58% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2019.

Entre os motivos está o fato de que, em agosto, tivemos preços impulsionados pelo dólar, baixa oferta e alta demanda externa e interna. Ainda nesse tempo, observou-se um aumento de 103% nos fretes para soja e 59% nos carregamentos de milho. No geral, o incremento verificado foi de 87%.

Com a reabertura gradual da economia, entre junho e agosto, registrou-se um crescimento de 23% na oferta de cargas de maneira geral. Os principais setores que demandaram o transporte, na comparação com os meses de janeiro a março, pré-pandemia, foram higiene (58%), metais (53%) e alimentos/bebidas (42%).

O impacto da crise fez com que as transportadoras e os caminhoneiros tivessem que buscar fretes mais proativamente em empresas de transporte, principalmente no ambiente online.

O FIM DA DIGITAÇÃO: INFORMAÇÕES DE VÁRIAS PLANILHAS EXTRAÍDAS NA HORA

Aquelas planilhas da sua operação podem ser importadas e substituídas por um sistema online completo de gestão de cargas. Já imaginou nunca mais ter que atualizá-las, pois elas agora funcionam com inteligência artificial e tudo o que você precisa fazer é monitorar?

Economia de tempo, de gastos, retrabalho, erros de digitação ou inúmeras fórmulas nunca mais.

Você pode alcançar ganhos financeiros de 20% do seu faturamento, reduzir seu trabalho operacional em 40% e ainda operar todo o seu transporte de cargas remotamente, por meio de um sistema online em nuvem.

Converse com um de nossos especialistas e saiba como sua operação pode ser totalmente automatizada!

SILICON VALLEY CONFERENCE: INOVAÇÃO PARA UM NOVO MUNDO

O Fretefy está participando do Silicon Valley Conference com um stand online

Venha bater um papo com a gente sobre logística 4.0, tecnologias para gestão do transporte de carga e saiba como podemos ajudar você a inovar na sua empresa.

Inscreva-se aqui, é gratuito!

NOTÍCIAS DA SEMANA

Roubo de carga recua 27,1% no Brasil em agosto

Em agosto de 2020, houve 59 ocorrências de roubo de carga no País, ante as 81 do mesmo mês de 2019.

A expectativa é de recuo entre 17% e 19% no total de ocorrências em 2020. A queda é resultado das ações de combate a crimes feitas pelos órgãos de segurança dos Estados.

Outro importante fator que contribui diretamente para a queda das ocorrências é o maior investimento das empresas de transporte no gerenciamento de risco. Isso envolve o aprimoramento da gestão da operação e, também, a implantação de tecnologias de rastreamento e bloqueio de veículos.

Como a tecnologia pode acelerar a sustentabilidade no campo, segundo esta diretora de inovação do Vale no Silício

Para Carin Gerhardt, diretora corporativa de inovação na SVG Ventures | THRIVE, na Califórnia, a rastreabilidade é uma das tendências para a indústria alimentícia. Isso ajudaria, por exemplo, a incentivar produtores rurais a adotar práticas sustentáveis. Carin é uma das palestrantes do Happy FoodTech Tacta 2020, que acontece nesta semana.

Muitas coisas vêm sendo desenvolvidas para digitalizar a agricultura, com impacto em toda a cadeia. O blockchain, por exemplo, ajuda na rastreabilidade. Há também sistemas de visão que geram dados sobre produtividade, qualidade da colheita. Tudo isso traz benefício para produtor, e poderia permitir uma rastreabilidade desde o campo até supermercado, mas é algo extremamente complexo. E, ainda, no caso de commodities como milho ou soja que são negociados no mundo inteiro, são irrelevantes na hora de identificar a origem porque o valor é muito baixo.

ADMINISTRE GRANDES LOTES DE CARREGAMENTOS, FORME PEDIDOS E ACOMPANHE A COLETA OU ENTREGA

Apesar de ser bastante simples, o processo de formação de cargas não deixa de ser trabalhoso e repetitivo. Por isso, o Fretefy desenvolveu a funcionalidade Formador de Cargas:

  • Monitore o quanto, em porcentagem, que já foi entregue ou coletado (cubagem, peso, número do lote)
  • Agrupe por lote ou nº do pedido o total do que precisa ser entregue ou coletado

Nossa inteligência artificial analisa sua operação e gera parâmetros do melhor trajeto e aderência veicular, tudo para gerar a maior economia de planejamento e maior retorno para a sua empresa.

Veja aqui como o Formador de Cargas do software logístico do Fretefy pode ajudar sua empresa!

ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.