+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Notícias sobre logística

#News20 - Transporte de arroz, redução e inovação

#20

Transporte de cargas de arroz cresceu 58% no Brasil e quase triplicou nos portos

Maior procura pelo grão e alta no preço, impulsionado pela desvalorização do real perante o dólar, são os principais motivos

05 de outubro de 2020

A alta na demanda e no preço do arroz tem se refletido no transporte de cargas. Levantamento com 10 mil embarcadores, 20 mil empresas de transportes e 400 mil caminhoneiros, aponta que o carregamento do grão cresceu 58% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2019.

Entre os motivos está o fato de que, em agosto, tivemos preços impulsionados pelo dólar, baixa oferta e alta demanda externa e interna. Ainda nesse tempo, observou-se um aumento de 103% nos fretes para soja e 59% nos carregamentos de milho. No geral, o incremento verificado foi de 87%.

Com a reabertura gradual da economia, entre junho e agosto, registrou-se um crescimento de 23% na oferta de cargas de maneira geral. Os principais setores que demandaram o transporte, na comparação com os meses de janeiro a março, pré-pandemia, foram higiene (58%), metais (53%) e alimentos/bebidas (42%).

O impacto da crise fez com que as transportadoras e os caminhoneiros tivessem que buscar fretes mais proativamente em empresas de transporte, principalmente no ambiente online.

O FIM DA DIGITAÇÃO: INFORMAÇÕES DE VÁRIAS PLANILHAS EXTRAÍDAS NA HORA

Aquelas planilhas da sua operação podem ser importadas e substituídas por um sistema online completo de gestão de cargas. Já imaginou nunca mais ter que atualizá-las, pois elas agora funcionam com inteligência artificial e tudo o que você precisa fazer é monitorar?

Economia de tempo, de gastos, retrabalho, erros de digitação ou inúmeras fórmulas nunca mais.

Você pode alcançar ganhos financeiros de 20% do seu faturamento, reduzir seu trabalho operacional em 40% e ainda operar todo o seu transporte de cargas remotamente, por meio de um sistema online em nuvem.

Converse com um de nossos especialistas e saiba como sua operação pode ser totalmente automatizada!

SILICON VALLEY CONFERENCE: INOVAÇÃO PARA UM NOVO MUNDO

O Fretefy está participando do Silicon Valley Conference com um stand online

Venha bater um papo com a gente sobre logística 4.0, tecnologias para gestão do transporte de carga e saiba como podemos ajudar você a inovar na sua empresa.

Inscreva-se aqui, é gratuito!

NOTÍCIAS DA SEMANA

Roubo de carga recua 27,1% no Brasil em agosto

Em agosto de 2020, houve 59 ocorrências de roubo de carga no País, ante as 81 do mesmo mês de 2019.

A expectativa é de recuo entre 17% e 19% no total de ocorrências em 2020. A queda é resultado das ações de combate a crimes feitas pelos órgãos de segurança dos Estados.

Outro importante fator que contribui diretamente para a queda das ocorrências é o maior investimento das empresas de transporte no gerenciamento de risco. Isso envolve o aprimoramento da gestão da operação e, também, a implantação de tecnologias de rastreamento e bloqueio de veículos.

Como a tecnologia pode acelerar a sustentabilidade no campo, segundo esta diretora de inovação do Vale no Silício

Para Carin Gerhardt, diretora corporativa de inovação na SVG Ventures | THRIVE, na Califórnia, a rastreabilidade é uma das tendências para a indústria alimentícia. Isso ajudaria, por exemplo, a incentivar produtores rurais a adotar práticas sustentáveis. Carin é uma das palestrantes do Happy FoodTech Tacta 2020, que acontece nesta semana.

Muitas coisas vêm sendo desenvolvidas para digitalizar a agricultura, com impacto em toda a cadeia. O blockchain, por exemplo, ajuda na rastreabilidade. Há também sistemas de visão que geram dados sobre produtividade, qualidade da colheita. Tudo isso traz benefício para produtor, e poderia permitir uma rastreabilidade desde o campo até supermercado, mas é algo extremamente complexo. E, ainda, no caso de commodities como milho ou soja que são negociados no mundo inteiro, são irrelevantes na hora de identificar a origem porque o valor é muito baixo.

ADMINISTRE GRANDES LOTES DE CARREGAMENTOS, FORME PEDIDOS E ACOMPANHE A COLETA OU ENTREGA

Apesar de ser bastante simples, o processo de formação de cargas não deixa de ser trabalhoso e repetitivo. Por isso, o Fretefy desenvolveu a funcionalidade Formador de Cargas:

  • Monitore o quanto, em porcentagem, que já foi entregue ou coletado (cubagem, peso, número do lote)
  • Agrupe por lote ou nº do pedido o total do que precisa ser entregue ou coletado

Nossa inteligência artificial analisa sua operação e gera parâmetros do melhor trajeto e aderência veicular, tudo para gerar a maior economia de planejamento e maior retorno para a sua empresa.

Veja aqui como o Formador de Cargas do software logístico do Fretefy pode ajudar sua empresa!

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI
Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:
ESCRITO POR

Autora: Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados