Whatsapp

 Solicite Demonstração

Caminhão frigorífico: como deve ser o transporte de produtos perecíveis

O caminhão frigorífico é responsável pelo transporte de produtos perecíveis, como alimentos e medicação. Estes itens exigem uma temperatura ou ambiente especial para evitar a deterioração antes do tempo previsto. Cuidados são necessários em todo o processo de deslocamento da carga, desde a coleta na fábrica até a entrega em supermercados ou na residência do consumidor final.

Exemplos de produtos perecíveis

Os principais são carnes, pescados, laticínios, frutas, legumes, hortaliças e pães. De forma resumida, é aquele produto que dura pouco e precisa de atenção especial na sua conservação.

Normas brasileiras sobre caminhão frigorífico e produto perecível

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui regras específicas para este tipo de carga.

Estocagem: é essencial que a indústria ou comércio meça frequentemente os produtos a serem transportados para que eles mantenham a mesma temperatura sempre. Os alimentos devem ser estocados de forma a permitir a adequada circulação do ar, evitando também contato com paredes teto ou piso.

Temperatura no transporte: o deslocamento das cargas perecíveis deve ser feito por caminhão frigorífico com uma carroceria apropriada para que não haja diferença na temperatura ao longo da viagem. Segundo a regra, “o aumento da temperatura da superfície do produto alimentício congelado durante este deslocamento até o valor de -15° pode ser tolerado. Qualquer temperatura maior que -18° deve ser reduzida o mais rapidamente possível”.

Entrega dos itens: após a entrega, os alimentos não devem ser separados em um local com temperatura ambiente, e sim categorizados e agrupados dentro de uma câmara frigorífica ou em um setor que mantenha a temperatura dos produtos controlada.

Além da ABNT, diversos estados brasileiros possuem sua própria legislação referente ao transporte de produtos perecíveis, principalmente de alimentos resfriados e congelados.

O Paraná, por exemplo, possui diversas regras referentes à limpeza do caminhão frigorífico. Segundo resolução da Secretaria da Saúde, é proibido que pessoas e animais sejam transportados no mesmo compartimento da carga. Os veículos também devem estar em bom estado de conservação, organizados, livres de pragas e sem a presença de produtos tóxicos.

“Os materiais utilizados para proteção e fixação de cargas (cordas, lonas plásticas, encerados e outros) devem estar íntegros, limpos, não devendo constituir fonte de contaminação ou dano para o produto”, explica o parágrafo 3.3.2.

Para conferir mais detalhes sobre as exigências na sua cidade ou estado, entre em contato diretamente com a Vigilância Sanitária da sua região.

Contratar caminhão frigorífico

Devido à complexidade do transporte, contratar caminhão frigorífico terceirizado é um grande desafio para as transportadoras. Uma das formas mais eficientes para encontrar estes profissionais com agilidade e segurança é através da plataforma Fretefy.

A ferramenta utiliza uma sofisticada inteligência artificial para distribuir as cargas da sua transportadora entre caminhões próprios, empresas parceiras e motoristas autônomos. Se você nem suas transportadoras parceiras possuem veículos disponíveis, é possível buscar profissionais no mercado. Atualmente, são mais de 150 mil caminhoneiros integrados à plataforma.

O Monitoramento Operacional é outra grande funcionalidade da plataforma. Em um mapa atualizado em tempo real, os operadores podem acompanhar quais cargas estão em trânsito, sua localização, quais entregas ainda precisam de veículos e quais foram concluídas.

Agende uma demonstração gratuita

Comments