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Como surgiu o primeiro caminhão?

Atualmente os caminhões são conhecidos por serem potentes, confortáveis e facilitadores no transporte de vários tipos de cargas, mas quando o primeiro caminhão foi desenvolvido a realidade era totalmente outra. Leia esse post e saiba como surgiu o primeiro caminhão.

História do primeiro caminhão

Há muito tempo, o transporte de cargas era feito por homens, animais e carroças, até que no século 18 com a Revolução Industrial tudo mudou. Com o desenvolvimento da tecnologia a todo o vapor, surgiu o primeiro veículo auto impulsionado. Foi então que, em 1895, o alemão Karl Benz desenhou e construiu o primeiro caminhão da história. Ele foi feito com um motor de combustão interna, diferente do motor a vapor. No mesmo ano ele modificou o projeto e criou o primeiro ônibus motorizado da história.

No ano seguinte, Daimler construiu o primeiro caminhão movido a gasolina. Ele tinha o motor de 4 a 10HP e rodava cerca de 3 a 12 km/h, carregando até 6t e segundo um folheto que foi distribuído na época, dava até marcha à ré, funcionalidade que, na época, era super moderna.

Após a Primeira Guerra Mundial, outros modelos foram desenvolvidos com novas tecnologias, como pneus pneumáticos, acionadores de partida elétricos, travas elétricas, motores de 6 cilindros e iluminação elétrica. Neste período, a Ford e Renault iniciaram no mercado de caminhões pesados.

História dos caminhões no Brasil

O primeiro caminhão fabricado no Brasil foi da Mercedes Benz. Seu nome era L-312 e foi reconhecido como “Torpedo” por conta do formato de cofre do motor, que lembrava um projétil. Tinha a capacidade para seis toneladas de carga e era considerado um caminhão médio. Possuía o motor de seis cilindros em linha e injeção direta. Este foi o primeiro caminhão fabricado no Brasil movido a diesel.

Quais são os tipos de caminhão?

Com a evolução e a tecnologia, diversos tipos de caminhão foram criados. Eles circulam diariamente por todas as rodovias do Brasil e levam consigo os mais variados tipos de cargas. São eles:

Veículo Urbano de Carga (VUC)

Conhecido por ser de menor porte, é recomendado para áreas urbanas. Ele possui as características: largura máxima de 2,2 metros e comprimento máximo de 6,3 metros. Sua capacidade é de 3 toneladas.

Caminhão semi-pesado

Este tipo de caminhão possui o eixo simples na sua carroceria. Sua capacidade é de 6 toneladas, possui peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.

Truck ou caminhão pesado

Conhecido por carregar cargas maiores, esse modelo possui eixo duplo na carroceria e sua capacidade é de 10 a 14 toneladas. Possui o peso bruto de no máximo 23 toneladas e seu comprimento é de 14 metros.

Cavalo Mecânico

Este caminhão recebe este nome, pois é formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples. Pode ser engatado em outros tipos de carretas e semi-reboques.

Carretas

Existem três tipos de carretas. A carreta dois eixos que utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Deve ter o peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento de 18,15 metros. A carreta três eixos utiliza um cavalo mecânico simples e um semi-reboque com 3 eixos. Deve ter o peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento de 18,15 metros. E a carreta cavalo trucado, que utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3 eixos. Deve ter o peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento de 18,15 metros.

Conhecer a história do primeiro caminhão e saber quais são os modelos de caminhões mais comuns contribui para que você saiba exatamente o veículo ideal para transportar cargas que acabaram de chegar na sua transportadora.

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