Whatsapp

 Solicite Demonstração

Qual a diferença entre frete CIF e frete FOB?

A contratação de frete envolve diversos fatores que vão além do preço que deve ser cobrado. O frete CIF e frete FOB realizam a entrega de mercadorias através do transporte de cargas, porém com maneiras distintas de cobrança, envio e gerenciamento de riscos. Entenda as características e diferenças entre as duas modalidades fretes.

O que é frete CIF (Cost, Insurance and Freight)?

Em português, a sigla CIF significa “custo, seguro e frete”. Neste tipo de frete, a responsabilidade por todos os custos e riscos com a mercadoria é do fornecedor.

O que é frete FOB (Free On Board)?

Em português, a sigla FOB significa “livre a bordo”. Nesta modalidade, quem assume todos os riscos e custos é o comprador.

Qual a diferença entre frete CIF e frete FOB?

A principal diferença entre essas duas modalidades é a responsabilidade pela mercadoria durante o transporte da carga até a entrega. Entenda a diferença de cada um dos tipos de frete:

Frete CIF Frete FOB
O que é Contrato de transporte de carga internacional entre um comprador e um vendedor Contrato de transporte de carga internacional entre um comprador e um vendedor
Quem paga os custos A empresa fornecedora O cliente contratante
Responsável pelo produto A empresa fornecedora O cliente contratante
Quando a mercadoria é considerada entregue Quando chega às mãos do comprador A partir do momento em que são colocados no veículo para o transporte

Quando os fretes CIF e FOB são utilizados?

As diferenças entre os dois fretes influenciam as formas que eles são utilizados. O frete FOB, por exemplo, é comumente usado em entregas entre negócios B2B (empresa para empresa), principalmente em casos de mercadorias de alto valor ou quando o custo do frete é elevado.

Por outro lado, o frete CIF é mais utilizado em negócios B2C (empresa para consumidor) ou por negócios que tenham várias entregas para clientes diferentes. Nesta última situação é quase inviável organizar um frete distinto para cada destinatário, o que deixa a opção FOB obsoleta.

Custos do frete CIF e frete FOB

Assim como as responsabilidades pelo pagamento são diferentes entre os dois tipos fretes, os custos também sofrem divisões entre o consumidor e a empresa que oferece o produto.

No caso do CIF, o valor do frete é embutido no custo da mercadoria. Isso significa que o preço repassado ao cliente é um só e ele não arca com nenhuma outra despesa extra. Já o FOB, que é contratado por quem compra, não tem o valor embutido no preço do item.

Independente de qual foi o frete escolhido, todos os valores cobrados devem ser indicados no documento fiscal para o cálculo de tributos, como ICMS, IPI, PIS e CONFINS.

Segurança e responsabilidade em cada frete

As responsabilidades dos riscos também é dividido de acordo com a modalidade do frete. Quando o frete CIF é escolhido, a empresa que fornece o produto é quem fica responsável pelos riscos que a carga pode sofrer durante o trajeto até a entrega feita ao comprador.

Já quando a escolha é a do frete FOB, todos os riscos são assumidos pelo cliente que adquiriu o item. A responsabilidade dele começa no momento em que a mercadoria é embarcada até a hora da entrega. No caso de transporte internacional, o envio da carga do ponto de origem até o momento do embarque fica por conta do fornecedor.

Gerenciar de forma rápida e eficiente as suas cargas é possível com a Integração para o Transporte de Cargas. Entre em contato com o Fretefy e conheça todas as funcionalidades do sistema.

Comments