Whatsapp

 Solicite Demonstração

Gestão de fretes eficiente: agilize suas operações

Por trás da chegada de uma nova carga existem vários processos: encontrar um veículo disponível com as características ideais conforme sua necessidade, calcular o valor do frete, e informar o motorista sobre horário de coleta e a data de entrega final. Manter estas informações em anotações de papel ou planilhas pode ser uma solução para empresas de pequeno porte, mas conforme seus negócios crescem, é essencial investir em uma plataforma automatizada de gestão de fretes.

Confira a seguir quais são as principais vantagens de um software para gestão de fretes e como ele aperfeiçoará seus processos logísticos.

6 motivos para você investir na gestão de fretes

1. Diminuição de erros

Anotar em planilhas de Excel qual veículo está responsável por determinada carga, por exemplo, é um processo demorado e sujeito a erros, sejam eles de digitação ou falta de atenção do colaborador. Existe também o risco de o computador apresentar problema técnico e estes dados serem perdidos.

Investir em uma plataforma online permite diminuir consideravelmente a chance de erros. Como os dados são salvos na nuvem, problemas técnicos em computadores ou tablets não prejudicam os processos da sua empresa. Outra vantagem é a possibilidade de acompanhar seus fretes e veículos mesmo quando você estiver em viagens ou reuniões externas.

Ferramentas que possuem a característica SaaS (Software as a Service), como o Fretefy, exigem apenas acesso à internet e dispensam o download de programas. O acesso é feito a partir de uma página na internet.

2. Aumento da lucratividade

Os caminhões, mesmo parados, continuam exigindo manutenção preventiva e ocupam um espaço considerável da sua estrutura física.

A gestão de fretes automatizada permite saber exatamente quais veículos estão ociosos, quais serão carregados em breve e quantos já saíram para entrega. Ao compreender a ociosidade da sua frota, seus operadores poderão buscar cargas para os caminhões parados e também encontrar frete retorno para aqueles que estão chegando ao destino.

Evitar que seus veículos fiquem muito tempo parados ou viagem vazios impacta diretamente na sua empresa, aumentando os lucros reais. Afinal, eles estarão levando novos negócios nas rodovias brasileiras.

3. Acompanhamento do trajeto

Um sistema de gestão de fretes completo permite acompanhar todo o processo logístico, inclusive pontos de coleta e entrega ao longo do trajeto. Se o caminhoneiro enfrentar congestionamento ou ter problemas técnicos com o caminhão, seus operadores ficarão sabendo de forma online e poderão encontrar roteiros alternativos ou até mesmo indicar pontos de assistência.

4. Satisfação do cliente

Como citado no item acima, as plataformas mais completas no mercado para gestão de fretes disponibilizam um painel de acompanhamento, onde é possível verificar se o caminhão está chegando próximo ao destino final ou se teve uma parada fora da programação através do GPS do próprio motorista ou de rastreadores integrados.

A vantagem é que você poderá informar seus clientes sobre alterações nos prazos de entrega ou até mesmo se a carga chegará antes do prazo previsto. A transparência neste processo transmitirá confiança ao seu cliente, aumentando as chances de novos negócios futuramente.

5. Busca segura de motoristas autônomos

Mesmo com a popularização de aplicativos de mensagens instantâneas, encontrar um motorista terceirizado pode ser uma tarefa complexa. É preciso obter referências profissionais, entrar em contato, explicar sobre a carga, verificar se o caminhão comporta e, por fim, negociar valores.

Plataformas de gestão de fretes, como o Fretefy, já se anteciparam em relação aos concorrentes e buscam reduzir as preocupações do transportador. O Fretefy permite que transportadoras ofertem suas cargas aos motoristas cadastrados no sistema. Porém, somente os caminhoneiros que se encaixem nas exigências da empresa são notificados sobre o novo frete.

Você e o caminhoneiro autônomo poderão conversar dentro do próprio Fretefy, através de um chat online, e negociar valores rapidamente. Existe também a possibilidade de acompanhar as avaliações do motorista e, inclusive, avaliá-lo após o transporte.

6. Controle total sobre cargas e veículos

Visualizar, de forma unificada e online, informações sobre novas cargas e veículos é uma das funcionalidades de um sistema de gestão de fretes. Com tecnologia aberta, através de API, é possível integrar a solução com qualquer ERP do mercado.

No caso do Fretefy, a integração já está disponível com o Gestran ERP. Todos os motoristas e caminhões cadastrados no software são automaticamente exportados para o Fretefy, desta forma, caso você queira somente direcionar cargas para a frota própria, não precisará fazer o cadastro manual dos veículos.

Como iniciar a gestão de fretes?

Contratar um sistema online é o primeiro passo para você inovar a gestão de fretes na sua empresa. Opte por uma solução que seja eficiente, com bom custo-benefício e fácil de ser utilizada, desta forma, seus colaboradores poderão utilizar a tecnologia em pouco tempo, sendo necessário somente se habituar com as funcionalidades.

O Fretefy é uma nova plataforma no segmento de gestão de fretes e já conta com mais de 150 mil caminhoneiros e transportadores integrados. A tecnologia foi criada pela Gestran, empresa paranaense que atua há 21 anos desenvolvendo sistemas de logística e transportes.

O objetivo do Fretefy é fazer a distribuição inteligente das cargas que acabaram de chegar na sua transportadora, seja para veículos próprios, de transportadoras terceirizadas ou motoristas autônomos. Fica a seu critério, no momento de cadastrar a carga, quem você deseja que seja responsável pelo transporte.

Carga Restrita – neste formato, as novas cargas são distribuídas somente aos veículos dentro da sua frota. A sofisticada inteligência artificial do Fretefy avalia, em segundos, quantos caminhões estão disponíveis e qual deles é o mais viável para deslocamento.

Carga Direcionada para Parceiros – quando sua frota própria não estiver disponível, seus operadores poderão direcionar as cargas restantes a transportadores parceiros e de confiança. Neste caso, estes transportadores ficam responsáveis por todo o processo logístico, enquanto você faz o acompanhamento online e fica informado sobre prazos de entrega e imprevistos.

Carga Pública – existem mais de 150 mil caminhoneiros e transportadores cadastrados no Fretefy para transportar a sua carga. Neste formato de distribuição de frete, o sistema oferta suas cargas para o mercado de acordo com as exigências, como necessidade de rastreador veicular e gerenciadora de risco.

Aproveite hoje mesmo para começar a inovar a sua transportadora de cargas.

Comments