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O que é Agenciamento de Cargas?

Dados do Anuário CNT do Transporte 2018 mostram que o Brasil conta atualmente com mais de 140 mil transportadoras de cargas e 492 mil caminhoneiros autônomos. Mas como unir indústrias e distribuidoras a este público tão amplo? Uma das soluções encontradas é através de agenciamento de cargas.

Os agenciadores de cargas são responsáveis por intermediar a busca por veículos e se certificar de que o produto seja entregue corretamente e dentro do prazo estipulado. Por este motivo, é comum que os agenciadores também se preocupem com a organização e integração dos processos logísticos para o sucesso da operação.

Quem são os responsáveis pelo agenciamento de cargas?

A tarefa de agenciar fretes pode ser feita tanto por profissionais autônomos quanto por empresas especializadas. Para que ambos os públicos tenham sucesso na sua trajetória profissional, é essencial:

  • conhecer profundamente as particularidades do transporte rodoviário;
  • ter uma rede de contatos com transportadoras e motoristas terceirizados;
  • relacionamento próximo com indústrias, fábricas e demais empresas que precisem transportar mercadorias.

Como é feito o planejamento de agenciamento de cargas?

Conhecer rotas e transportadores é fundamental para as agências de fretes, como também são chamadas as empresas deste ramo. Ao receber uma demanda do embarcador, o agenciador fica responsável por definir o melhor trajeto, quantos veículos serão necessários e quais as necessidades destes caminhões para transportarem a carga em segurança.

Por isso, o profissional de agenciamento de cargas deve entender de forma aprofundada as especificações técnicas das encomendas, como suas fragilidades e dimensões.

Em muitos casos, existe também a necessidade de coletas e entregas no meio do caminho, o que também interfere na proposta inicial e deve ser considerado no tempo de transporte.

Agência de fretes digital

Assim como os sistemas de logística e transporte, o agenciamento de cargas tem passado por uma evolução tecnológica. Atualmente, existem ferramentas próprias que fazem essa intermediação, seja entre embarcador e transportadora, ou transportadora e caminhoneiro autônomo.

O Fretefy é um excelente exemplo desta inovação. Concebida e desenvolvida pela Gestran, empresa paranaense que atua há mais de duas décadas com tecnologias de transportes, a plataforma integra as etapas mais importantes do transporte de cargas rodoviário.

Quando o operador cadastra uma nova carga no Fretefy, a inteligência artificial da ferramenta trabalha para encontrar os veículos que mais se adequem àquela encomenda. Os robôs levam em consideração fatores como: características da carga, características dos caminhões disponíveis, prazo de coleta e entrega, e também se a transportadora exige veículos com rastreador e gerenciadora de riscos.

Em poucos segundos, a distribuição da nova carga é finalizada com o melhor veículo sendo escolhido.

Mas, quando seus veículos próprios não puderem atender às suas demandas, as cargas não ficarão paradas! O Fretefy conta com mais de 150 mil caminhoneiros autônomos cadastrados, que serão notificados quando a sua carga estiver disponível e for adequada aos veículos disponíveis.

No painel de cadastro das cargas públicas, como é chamado este formato de distribuição, os operadores poderão indicar o valor a ser pago pelo frete e negociarem de forma 100% online em um chat disponível dentro da plataforma. Ou seja, sua equipe não perderá mais tempo buscando profissionais confiáveis no mercado.

Para solicitar uma demonstração gratuita, clique aqui e preencha seus dados profissionais.

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