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Passo a passo de como abrir uma transportadora

Para começar uma empresa de transportes é necessário estar preparado para lidar com exigências, custos e operações exclusivas do segmento. Para auxiliar novos empresários a investirem no ramo de transporte de cargas de maneira assertiva, listamos o passo a passo de como abrir uma transportadora.

1. Conheça os tipos de transportadora

O primeiro passo é conhecer e decidir qual vai ser o ramo de atuação da sua transportadora. A modalidade da empresa varia de acordo com o serviço oferecido, sendo:

  • Transportadora de cargas pesadas;
  • Transportadora de mudanças;
  • Transportadora de cargas perigosas;
  • Transportadora de veículos;
  • Transportadora de medicamentos;
  • Transportadora de mercadorias.

2. Monte seu plano de negócios para entender como abrir uma transportadora

Montar o plano de negócios dá ao transportador uma visão ampla sobre os seus objetivos e o mercado no qual a empresa vai se inserir. É neste documento que se descreve os serviços que a transportadora vai oferecer, a questão financeira, quantos funcionários vão ser necessários para o empreendimento funcionar, quais os veículos que vão compor a frota, etc.

Também é fundamental pesquisar e estudar qual vai ser o seu público-alvo, como o mercado de transporte de cargas funciona e quais vão ser os principais concorrentes. O plano de negócio pode ser estruturado da seguinte forma:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais serviços oferecidos;
  • Público-alvo;
  • Localização da empresa;
  • Área de atuação;
  • Montante de capital a ser investido;
  • Faturamento mensal;
  • Tempo pretendido que o capital investido retorne.

3. Defina o perfil da operação

Outro fator importante no processo de entender como abrir uma transportadora é definir o perfil da operação. A empresa vai realizar transporte rodoviário de carga fechada ou fracionada? Vai ser carga líquida ou química? A decisão permitirá escolher qual o tipo de caminhão mais adequado, assim como valor a ser cobrado pelo serviço e a legislação que deve ser seguida.

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4. Defina se haverá pacote de serviços

O que sua transportadora oferecerá ao consumidor? Ela trabalhará somente com o transporte de cargas ou outros serviços, como armazenagem e paletização? Estes fatores permitem que você estruture um pacote de serviços e valores competitivos e condizentes com o mercado.

5. Escolha entre frota própria ou caminhoneiros autônomos

Uma das decisões mais importantes na hora de abrir uma transportadora é decidir entre trabalhar com frota própria ou terceirizar o serviço do transporte de cargas. Avalie com calma o custo-benefício das duas opções, sempre tendo em mente as características de cada uma das modalidades.

Uma frota própria, por exemplo, permite que você tenha maior controle sobre a equipe e operação, assim como é mais fácil manter a padronização nos serviços. Em contrapartida, a modalidade necessita de maior investimento, já que os gastos com aquisição de veículos e manutenção dos caminhões são altos.

A terceirização do serviço tem como principais vantagens a redução de custos, aumento da lucratividade, agilidade nas operações e a utilização de cargas compartilhadas.

6. Escolha a localização

Em muitos negócios, a localização é um dos principais fatores. No caso das transportadoras é fundamental que o local seja de fácil acesso para as principais vias da cidade e em uma região que permita a circulação de veículos de carga.

Também é necessário ficar atento aos aspectos legais, regulamentações e licenças exigidas. Antes de fechar o contrato com o empreendimento, consulte a Prefeitura da sua cidade e confirme se a transportadora pode funcionar no endereço escolhido.

7. Planeje a estrutura da transportadora

Uma empresa de transporte de carga que está começando e é de pequeno porte precisa basicamente de um galpão para manter a frota, um local para organizar as mercadorias (quando necessário) e um escritório para a administração e financeiro do negócio. Alguns itens são fundamentais para você entender como abrir uma transportadora, entre eles destacam-se:

  • Veículos de carga, se for escolhido trabalhar com frota própria;
  • Local para a armazenagem de mercadorias e consolidação das cargas. Esta área pode ser alugada ou comprada pela empresa;
  • Contratação de colaboradores para todos os setores, como comercial, administrativo, financeiro e operacional;
  • Infraestrutura, como computadores, móveis, balança para a carga, impressora e demais itens;
  • Sistema de gestão de transporte para otimizar e integrar os processos e veículos da frota.

8. Defina o processo produtivo para saber como abrir uma transportadora

Para ter uma visão macro do negócio, é essencial entender e descrever todo o processo produtivo da empresa. Normalmente, em uma transportadora de cargas essa operação pode ser segmentada em três etapas:

  • Pedido: o cliente solicita o serviço de transporte de carga por um dos meios disponíveis. O responsável por atender este consumidor entende quais são as suas necessidades, exigências, tipo de carga e o prazo de entrega. A partir destas informações é definido qual o veículo mais indicado e o preço do frete é calculado. Com a aprovação do cliente, a equipe é escalada e o trajeto é definido.
  • Coleta: a mercadoria é separada de acordo com os cuidados especificados, acomodação e inserida no veículo escolhido.
  • Translado: é o transporte da carga propriamente dito.

9. Separe a documentação necessária

Assim como na fundação de qualquer empresa, abrir uma transportadora exige a legalização de documentos:

  • Razão social e responsável legal;
  • Inscrição no CNPJ/MF;
  • Inscrição estadual;
  • Registro de contrato social na Junta Comercial;
  • Alvará de funcionamento para transporte rodoviário;
  • Endereço completo da matriz;
  • Área de atuação da transportadora;
  • Se houver, relação de filiais;
  • Relação dos veículos que compõem a frota.

10. Divulgação da transportadora

Com tudo regularizado e em ordem, já é possível começar a divulgação do novo negócio para atrair clientes. O meio de comunicação varia de acordo com a região da matriz e o público-alvo escolhido. Em grandes centro urbanos, por exemplo, o retorno é maior quando a divulgação acontece pela internet com mídia patrocinada em redes sociais e sites especializados. Em outros casos, investir nas mídias tradicionais pode dar um bom retorno, como rádio, outdoor, eventos com profissionais da área e parcerias de divulgação em postos de gasolina, mecânicas e outros estabelecimentos do segmento.

11. Inteligência artificial para transportadoras

Para garantir o sucesso da sua transportadora e ter o melhor aproveitamento da frota, é importante contar com um sistema de gestão de cargas e veículos. O Fretefy oferece inteligência artificial para transportadoras e conecta de forma simples e inteligente sua carga com mais de 150 mil caminhoneiros.

Com o Fretefy, sua transportadora pode buscar motoristas autônomos para suprir as entregas, negociar o valor pelo aplicativo e verificar a documentação do condutor e do veículo. Além disso, não é mais necessário deslocar caminhões vazios para buscar cargas. O sistema permite utilizar o recurso de carga direcionada para parceiros e ainda ofertar cargas.

Essas são só algumas das funcionalidades do Fretefy para as transportadoras. Elas contribuem para aumentar a lucratividade, agilizar as operações e acompanhar as cargas nas estradas.

Agora que você já entendeu como abrir uma transportadora, clique aqui e solicite uma demonstração do Fretefy. Nossa equipe de consultores entrará em contato para entender suas necessidades e explicar sobre nossos planos de contratação.

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