Whatsapp

 Solicite Demonstração

Prós e contras de uma frota terceirizada

Uma frota terceirizada consiste no direcionamento de cargas para motoristas autônomos e transportadoras parceiras. A prática é bastante comum no transporte rodoviário brasileiro e tem atingido altos níveis de popularidade nos últimos anos, principalmente pelo surgimento de aplicativos e sistemas digitais que facilitam a comunicação entre empresas e terceiros.

A seguir, nós do blog do Fretefy preparamos uma lista completa com as principais vantagens e pontos negativos ao contratar uma frota terceirizada de caminhões.

Benefícios da frota terceirizada

Cumprimento de prazos

Em períodos de movimentação industrial, as transportadoras recebem alta demanda de pedidos de cargas, mas não possuem o número necessário de veículos próprios para entregá-la a tempo. Neste caso, direcionar as cargas para caminhoneiros autônomos é uma excelente forma de continuar lucrando, cumprir prazos de entregas e garantir a satisfação dos clientes.

O direcionamento das cargas para autônomos também reduz o tempo gasto em operações logísticas, como escolha do roteiro, e como resultado, sua equipe tem mais tempo livre para se dedicar à outras tarefas estratégicas do setor.

Redução de custos operacionais

Uma empresa que direciona cargas para autônomos não é responsável pela manutenção dos veículos terceiros nem pelo pagamento de tributos trabalhistas ao motorista que fará o transporte.

Neste caso, a economia é uma das principais vantagens na terceirização do transporte de cargas. Sua empresa não precisará gastar com manutenções preventivas e corretivas, como recapagem de pneus, alinhamento e balanceamento. Casos excepcionais que geram grandes prejuízos, como acidentes de trânsito que causam avarias no equipamento não impactará nas finanças da sua transportadora.

O valor economizado com manutenções e tributação pode ser usado para aperfeiçoar outros departamentos da empresa, fazendo, por exemplo, a contratação de um sistema de gestão de cargas.

Menos preocupações

O profissional terceirizado se encarrega de toda a logística do transporte, desde a retirada do produto, abastecimento do veículo até a entrega final sem avarias. Somente o pagamento do pedágio é obrigação da transportadora, conforme a Lei nº 10.209, de 23 de março de 2001.

Para facilitar a operação, empresas brasileiras desenvolveram ferramentas fáceis de usar, como cartão vale-pedágio. Um destes exemplos é a Target Meios de Pagamento, que possui quatro produtos distintos: vale-pedágio cartão, vale-pedágio TAG, carga de vale-pedágio remota e pagamento adiantado de despesas. A empresa é parceira do Fretefy e, inclusive, participou do evento de lançamento da plataforma.

Como a responsabilidade das etapas logísticas são responsabilidades do caminhoneiro autônomo, sua empresa pode se preocupar em conquistar novos negócios e continuar ampliando as operações.

Desvantagens da frota terceirizada

Treinamento de profissionais

Quem possui motoristas CLT pode direcionar esforços para qualificar profissionais em questões como direção defensiva e manuseio de cargas, além de fazê-los entender com mais facilidade as políticas e a cultura da empresa. Quando se contrata um profissional autônomo, estas qualificações não estão claras e levará algum tempo até todos os conhecimentos serem absorvidos.

Pouco controle dos veículos

Nem sempre é possível verificar se o caminhão do motorista terceirizado está em boas condições e passa por manutenções regulares, o que pode causar atrasos e danos à carga. Quando contratar um autônomo, solicite sempre os documentos do veículo para garantir que esteja dentro da lei e busque indicação de outras transportadoras ou embarcadores.

Gestão inteligente de cargas e frotasReputação da sua marca

Acidentes e outras situações negativas que envolvem o transporte de cargas podem colocar em jogo a reputação da sua empresa e dos seus clientes. Procure sempre contratar profissionais reconhecidos no segmento e que sejam alinhados com os valores da sua empresa.

Como contratar uma frota terceirizada com segurança?

Conforme explicamos no início deste artigo, a tecnologia tem permitido a inovação de setores industriais e de serviços através do lançamento de aplicativos e sistemas. No transporte de cargas, a inovação vem para facilitar a busca por autônomos. O Fretefy é uma ferramenta disruptiva e inovadora desta tendência no mercado de transportes de cargas.

Lançada recentemente pela empresa Gestran, que há mais de 20 anos desenvolve tecnologias para transporte e logística, a plataforma funciona como um “Uber de Cargas”, integrando transportadoras a milhares de motoristas autônomos do mercado.

A ferramenta funciona de forma 100% online e remota, não sendo necessária a instalação de softwares. Tudo o que o operador precisa é de um computador conectado a uma internet de qualidade.

Oferta de cargas com o Fretefy

Assim que uma carga chegar na transportadora o profissional pode cadastrá-la no sistema, informando características, prazos, se existem pontos de coleta e entrega e destino final da encomenda, indicando também se o veículo deverá ter rastreador veicular e/ou gerenciamento de risco.

O Fretefy disponibilizará três formatos para sua gestão online:

Cargas Restritas: na publicação restrita, as cargas serão distribuídas somente para os veículos próprios disponíveis na transportadora.

Cargas direcionadas para parceiro: este formato permite somente a distribuição de cargas para veículos de transportadoras parceiras.

Cargas públicas: aqui, você autoriza que sua carga seja ofertada para mais de 150 mil caminhoneiros autônomos.

Graças a uma sofisticada inteligência artificial, analisa a disponibilidade e características dos veículos para fazer a distribuição corretamente e mais adequada.

Para você contratar um caminhoneiro autônomo, publique suas cargas no formato público e você poderá ver detalhes do profissional, acessar os documentos do veículo e negociar valores através do chat online dentro do próprio Fretefy. Outro diferencial da ferramenta é a avaliação de transportadoras e motoristas, desta forma, você pode escolher os profissionais mais indicados à sua necessidade.

Como o caminhoneiro autônomo pode se cadastrar no Fretefy?

O sistema online é usado pelas transportadoras, enquanto o aplicativo gratuito é direcionado aos caminhoneiros. O motorista efetua o download do app através da Play Store e é através dele, ou de rastreadores, que a transportadora localiza e acompanha sua carga.

O motorista será notificado somente quando as cargas disponíveis no Fretefy se encaixarem ao seu tipo de veículo, disponibilidade e melhor localização. Quando este caminhoneiro estiver chegando próximo ao destino final, poderá fazer checkin para que o sistema encontre o frete retorno e evite que o caminhão transite vazio.

Gestão inteligente de cargas e frotas

Comments