Whatsapp

 Solicite Demonstração

Quando contratar carga fracionada?

A carga fracionada é uma pequena remessa de produtos enviada para transporte, mas que não chega a ocupar um caminhão inteiro. Neste formato, diferentes empresas compartilham o mesmo veículo em uma mesma viagem.

A principal vantagem da carga compartilhada, como também é chamada, é a economia. As embarcadoras pagarão somente pelo espaço ocupado no caminhão, reduzindo o investimento necessário para o transporte. Gastos com combustível e pedágios, por exemplo, são divididos entre todas as empresas que enviaram seus produtos.

Carga fracionada para transportadoras

A carga fracionada é benéfica também para transportadoras, que já passaram a adotar o modelo.

Imagine o seguinte cenário: você recebeu uma remessa de 15 caixas de fraldas infantis para levar até São Paulo. Esta quantidade não é suficiente para preencher um veículo inteiro, o que tornaria o deslocamento extremamente caro. Porém, a entrega deve ser realizada rapidamente, caso contrário, você perderá o negócio.

A melhor opção nesta situação é negociar com outra transportadora o envio das fraldas infantis com demais produtos. Ou até mesmo disponibilizar seu veículo para que outras transportadoras enviem suas cargas compartilhadas.

Paradas de coleta e entrega

O transporte compartilhado ganhou força principalmente devido à popularização das lojas virtuais.

Nele, uma das principais preocupações é em relação à otimização do trajeto. É comum que o mesmo caminhão pare diversas vezes ao longo do caminho para fazer entregas em diferentes localidades. Por isso, a organização prévia é fundamental para que os prazos sejam cumpridos.

Segurança da carga

As transportadoras terão o mesmo cuidado com suas encomendas, seja compartilhada quanto uma carga de lotação.

Uma prática comum nas empresas de transporte é reunir fretes com características semelhantes para aumentar ainda mais a segurança do processo logístico. Cargas perecíveis, por exemplo, serão enviadas no mesmo veículo. O mesmo acontecerá com encomendas frágeis, como vidros e louças.

Diferença entre carga fracionada e carga completa

Um termo bastante utilizado no segmento logístico é carga completa. Nomeado também de carga lotação e carga fechada, este modelo de negócio basicamente se refere ao momento em que o caminhão é carregado com produtos de somente uma empresa. Normalmente, grandes fábricas e indústrias optam por essa modalidade.

Quem utiliza carga fracionada?

O segmento das empresas que contratam a carga fracionada é imenso: lojas virtuais, empresas de perfumaria e cosméticos, indústrias de equipamentos eletrônicos, fábricas de calçado e vestuário, indústrias de autopeças, empresas de alimentos, entre outros.

Plataforma específica para fretes fracionados

O Fretefy é um sistema 100% online que faz gerenciamento e distribuição inteligente de cargas, além de possibilitar que você oferte sua frota própria a outras transportadoras e busque fretes para os seus caminhões.

A plataforma inovadora permite também encontrar cargas do tipo “complemento” quando seus caminhões não estiverem completamente carregados. Neste caso, o sistema mostra os fretes com essa característica e os operadores fazem a negociação direta com a transportadora ou embarcador, economizando tempo da sua equipe e agilizando a entrega.

Não deixe suas cargas paradas! Solicite já uma demonstração gratuita do Fretefy e entenda como a sua transportadora pode acelerar a geração de negócios no segmento. Clique aqui e preencha seus dados comerciais.

Comments