Whatsapp

 Solicite Demonstração

A sua empresa precisa de intralogística?

A palavra logística traz à mente processos externos, como transporte de cargas e cumprimento de prazos. Mas, as etapas internas, chamadas de intralogística, também são fundamentais para garantir a produtividade de uma empresa e a satisfação dos clientes finais.

Por dentro da intralogística

A intralogística engloba a movimentação dos produtos, seja nos centros de distribuições ou armazéns. Entre as tarefas comumente associadas a este segmento, estão: recebimento dos produtos, empacotamento, classificação, armazenamento e envio. Para executá-las com eficiência é comum a utilização de softwares, que permitem identificar rapidamente a localização de uma remessa em meio a milhares de outros itens.

Complexidade e estudos

A intralogística vai muito mais além do que o simples recebimento e expedição de um produto. Trata-se de uma área que busca aperfeiçoar todos os processos do ambiente de armazenagem, desde a chegada do caminhão que traz os produtos até a melhor forma de acomodá-los sem colocar em risco a integridade das encomendas.

Engenheiros, por exemplo, se envolvem em projetos de intralogística para adaptarem armazéns e centros de distribuições. Especialistas em tecnologia desenvolvem robôs que agilizem a retirada dos produtos que se encontram a vários metros de altura acima. Esta convergência de diferentes profissionais favorece o surgimento de soluções cada vez mais tecnológicas e eficientes.

A revista Na Boleia cita exemplos práticos para que o conceito fique mais claro, como o projeto correto do portão da empresa para que os caminhões entrem e saiam sem precisarem fazer várias manobras. O artigo evidencia também a importância da localização da bomba de abastecimento de forma que não atrapalhe outras atividades no pátio da indústria ou da transportadora que realiza a armazenagem dos produtos. São diversas as situações em que este segmento da logística está presente.

Benefícios da intralogística

Promover uma intralogística eficiente na sua empresa, seja você embarcador ou transportadora de cargas, é fundamental e traz grandes benefícios. Confira a seguir quais são os principais.

Agilidade nas operações

Saber imediatamente o que fazer se um caminhão estragou no seu centro de distribuição ou conseguir localizar uma remessa de produtos em poucos minutos são situações fundamentais para o sucesso de um negócio. Quanto antes as cargas saírem da sua empresa, antes o cliente receberá, aumentando a satisfação de todos os envolvidos no processo.

Solicite uma demonstração do Fretefy

Maior competitividade

Quanto maior a satisfação do cliente, mais sua empresa estará preparada para ganhar espaço no mercado. Se você é uma transportadora, aproveite a oportunidade para se diferenciar no mercado de transporte rodoviário.

Produtividade

Quando o processo de logística interna é automatizado e integrado, gestores podem emitir relatórios e entender como está o desempenho de cada segmento e de cada equipe. Com estes dados em mãos, é possível traçar metas e objetivos para todos os envolvidos.

Otimização da infraestrutura

Projetar um armazém ou centro de distribuição com profissionais qualificados e levando em consideração riscos do processo logístico é fundamental para que cada área dentro da estrutura seja aproveitada da melhor forma.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o Blog Fretefy para conferir mais dicas sobre logística, transporte rodoviário e gestão de cargas.

Comments