Whatsapp

 Solicite Demonstração

“Uber de cargas”: a tecnologia usada para agilizar a busca por fretes

Conhecido por conectar passageiros a carros de passeio, a Uber revolucionou a forma como as pessoas transitam nas grandes cidades. Hoje, basta ter um celular com acesso à internet para que a plataforma encontre em segundos o veículo ideal para você se locomover. E o melhor: sempre com preços mais atrativos e alta disponibilidade. Mas, empresas nacionais e internacionais foram além desta ideia e criaram sistemas para outros segmentos, como o “Uber de Cargas” e “Uber do Ônibus”.

O que a palavra Uber traduz?

Apesar de não integrar o dicionário oficial da língua portuguesa, o termo uber costumava ser usado para designer algo grande, ultra, mega. Os meios de comunicação, por exemplo, já nomearam a brasileira Gisele Bundchen como uma “ubermodel”, contudo, nos últimos anos, com o surgimento do aplicativo Uber, a palavra ganhou uma nova dimensão.

Quando se fala em sistemas e aplicativos semelhantes ao Uber, dois conceitos principais aparecem: Big Data e cruzamento através da inteligência artificial. Estes são pilares importantes das novas tecnologias e já estão sendo usados até mesmo no combate à corrupção.

No caso do Uber tradicional, a inteligência artificial identifica a localização do passageiro e cruza dados para verificar qual motorista disponível está mais próximo do destino. Além disso, enquanto você está no percurso, a Uber já está planejando (com base no destino) quais pedidos de transporte este condutor poderá assumir para resgatar passageiros próximos aquele local.  O processo é feito de forma totalmente online e dispensa intermediadores.

Uber de Cargas

Neste conceito, o passageiro aqui é a carga.

A inexistência de intermediários e a possibilidade de integrar todos os processos logísticos, desde a distribuição da carga, carga em trânsito, previsão de chegada, comprovação de entrega e garantia de uma nova viagem, foram conceitos levados ao transporte de cargas.

As transportadoras de cargas têm uma grande necessidade em automatizar os seus processos e melhorar sua gestão de armazém, reduzindo seus custos e melhorando a qualidade aos seus clientes. Desta forma é estratégico alocar cargas rapidamente dentre sua própria frota, considerando localização, previsão de chegada no ponto de carregamento, características da carga e do veículo. E, quando não há veículos disponíveis na frota própria, gerar novos negócios e lucrar mais encontrando rapidamente motoristas autônomos ou terceiros. Diante deste cenário, o surgimento de tecnologias que se caracterizam como um “uber das cargas” foram bem vistas pelo mercado.

Por dentro do universo Fretefy

Um exemplo de ferramenta com estas funcionalidades é o Fretefy. Seu grande diferencial é a sofisticada inteligência artificial desenvolvida para distribuir cargas e veículos.

Ao contrário de outros sistemas que somente conectam fretes aos caminhoneiros autônomos, o Fretefy possui robôs que oferecem uma experiência logística completa, tratando até mesmo as características dos veículos de terceiros com o tipo de carga a ser transportada. Para as transportadoras, é necessário apenas um computador com acesso à internet. A plataforma web não precisa ser instalada e nem exige investimento em equipamento.

O acesso ao Fretefy é feito através de um site, característica conhecida das plataformas SaaS (Software Como Serviço). Após se conectar, o operador logístico cadastra suas cargas inserindo características, local e prazos para coleta/entrega, se existem pontos de paradas e se será necessário rastreador e gerenciadora de risco.

A gestão online das suas cargas é feita de 3 maneiras diferentes:

Restrita: Visível apenas à própria transportadora. Tem como objetivo administrar sua frota própria.

Direcionada para terceiros: Neste caso, a plataforma direciona as cargas a transportadoras parceiras.

Pública: onde finalmente o “Uber de Cargas” entra em ação. Sua carga estará disponível para mais de 150 mil caminhoneiros autônomos e transportadores. Eles serão notificados somente quando seus veículos suprirem as necessidades da encomenda a ser transportada.

E, independente da forma que irá fazer a gestão, é possível acompanhar através do GPS do aplicativo instalado no celular do motorista todo o trajeto percorrido e suas paradas até o destino.

Com a inteligência artificial, o Fretefy trabalha para distribuir as novas cargas entre veículos disponíveis em poucos segundos. No caso da contratação de autônomos, o processo passará pela sua validação e você poderá, inclusive, negociar valores através de um chat online dentro da plataforma.

Ficou interessado em entrar no segmento de uber de cargas? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita da plataforma que vai inovar a forma como você gerencia suas cargas e caminhões.

Comments