2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Como as automações logísticas reduzem os custos do frete?

Blog

/
Como as automações logísticas reduzem os custos do frete?
Como as automações logísticas reduzem os custos do frete?

Os avanços tecnológicos estão possibilitando automações logísticas de serviços que, anteriormente, levavam mais tempo para serem realizados, demandavam uma mão de obra muito maior e eram mais complexos. Com essa evolução gradativa, diversas empresas se tornaram capazes de aperfeiçoar processos de gestão, principalmente empresas que atuam em áreas que estão se expandindo, como transportadoras, varejistas e outras que fazem parte do setor de entregas. A diminuição dos custos de frete, por exemplo, é apenas uma das várias áreas que tiveram redução de custo após algumas automações.

O surgimento de startups na área da logística contribui para reduções de custos

Um dos itens que faz com que haja redução de custos e automação de projetos é o surgimento de novas startups na área da logística. As startups desse setor já são mais de 280 no Brasil, e a maior parte delas foi desenvolvida entre 2015 e 2022. Esse ramo não para de crescer e, inclusive, teve um grande aumento durante a pandemia. De janeiro a março de 2020, por exemplo, o setor apresentou milhões de aportes. Atualmente, a maior parte das startups que iniciaram suas operações em 2020 trabalham de forma direta ou indireta com resolução de problemas logísticos.  

O estado de São Paulo possui mais de 50% dessas startups, em seguida vem Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Essas são regiões que contam com muitas indústrias e são potentes mercados consumidores do Brasil. Diversos serviços de automação logística usados atualmente foram criados dentro de startups e estão transformando hábitos e alterando (para melhor) o mundo empresarial.  

A pandemia favoreceu o desenvolvimento dessas startups, isso se explica pelas diversas mudanças na área de e-commerce, onde as pessoas passaram a buscar por facilidades, compras e vendas on-line, e muitos negócios precisaram se adaptar.

Composição do custo de transportes de cargas e atividades manuais dos profissionais da logística

Os custos operacionais dos transportes no Brasil são cheios de despesas, portanto, é essencial que sejam analisados e controlados de forma detalhista, utilizando toda tecnologia disponível. Para realizar um gerenciamento efetivo do processo logístico é essencial compreender como a composição dos custos de transporte de carga é feita no Brasil. Veja os principais pontos que devem ser observados para que essa gestão seja eficaz e como tudo isso pode se tornar menos manual e mais automático:

Custos fixos e custos variáveis

Para promover o cálculo de gastos operacionais de empresas ligadas ao transporte é preciso separar os gastos em fixos e variáveis. Gastos com combustíveis, pneus, peças e demais acessórios de manutenção são tidos como variáveis, enquanto salário dos motoristas, depreciação do veículo, impostos, fretes, IPVA e seguros são vistos como fixos.  Atualmente, a manutenção desses gastos é algo feito de forma manual por muitas empresas, mas isso pode ser modificado através dos softwares.  

Cálculo de gasto unitário

É preciso levar em conta o consumo do veículo por quilômetro rodado, ano de fabricação, garantia do veículo e etc, já que esses são custos que interferem nos transportes e que nem sempre são calculados de forma unitária.  

Rotas de coleta e de entrega

Nessa parte as empresas precisam calcular o custo efetivo para um transporte de carga, detalhando as despesas desde a coleta até a entrega. É preciso realizar uma soma da hora do custo fixo com a hora do custo variável de acordo com o tipo de veículo e multiplicar esse valor por quilômetros rodados. Tudo isso se torna extremamente manual para o profissional, e mais uma vez, é algo que já pode ser feito com o auxílio de tecnologias, sistemas, softwares e automações logísticas no geral.  

Características e pesos

Além do cálculo da distância percorrida, é preciso levar em consideração a característica do veículo e o peso, pois tipos diferentes de carga exigem veículos com adaptações diferentes, e quanto maior a exigência, maior o custo.  

Rotas ociosas

Os transportes em rotas com menores demandas é mais um fator para ser levado em consideração na composição dos custos. Essa situação encarece o custo do frete, interfere na preservação ambiental e até mesmo na manutenção de estradas.  

A necessidade de automações logísticas diante desse cenário  

Como é possível notar, o transporte de cargas envolve diversos custos, somas, contas que não acabam. Por isso se faz tão necessário buscar por inovações que, além de serem eficientes, gerem economia e aumentem a produtividade do profissional de logística.  

A transformação digital já é uma grande aliada para a otimização do desempenho de qualquer negócio. O uso das automações na logística deste mercado pode simplificar (e muito!) a conexão entre embarcadores e transportadores. A conexão de informações entre quem necessita de frete e quem disponibiliza esse serviço possibilita a previsão do retorno de carga, minimiza rotas ociosas, diminui o custo do frete, melhora o aproveitamento de espaços e reduz o custo geral do transporte de carga, aumentando as chances de lucro da empresa.

Como a tecnologia melhora a produtividade do profissional de logística e da empresa como um todo

A primeira coisa que precisamos falar sobre isso é como a tecnologia é uma super ferramenta de gestão. Os softwares e as ferramentas feitas especificamente para o gerenciamento dos negócios deste ramo atende todos os projetos e fases, desde planejamentos, cálculos até entregas efetivadas.

As ferramentas são eficientes, principalmente, para melhorar a qualidade das informações, permitir análises, visualização de métricas, tomada de decisões, evitar erros possíveis e retrabalhos, diminuir o tempo de execução de tarefas e até mesmo a dificuldade da execução das mesmas, e tudo isso é essencial para aumentar a produtividade do profissional de logística.

Todo setor precisa buscar, frequentemente, soluções e meios para melhorar a atuação e facilitar o controle de todas as atividades da empresa. Para alcançar todos esses parâmetros é fundamental o uso da tecnologia e das automações.  

Através da tecnologia, as empresas ganham mobilidade para otimizar o desempenho e a capacidade de produção dos profissionais. O trabalho pode se tornar mais monitorado e assistindo, e ao mesmo tempo que o profissional trabalha ele pode se comunicar com outros profissionais que fazem essa assistência ou acompanhamento através das plataformas, por exemplo. Tudo isso também é essencial para a resolução de problemas e para o prosseguimento de atividades e de projetos essenciais para a empresa.  

A tecnologia também aumenta a agilidade para executar tarefas de rotina logística

Outra das grandes vantagens da tecnologia é a capacidade de melhorar a agilidade na execução de tarefas que fazem parte da rotina logística. Quanto mais pessoas devidamente capacitadas compartilham uma tarefa e possuem facilidades para executá-la, melhor o conhecimento aplicado e menores as chances de erros.  

Processos que funcionam de forma automática, informações que estão guardadas de forma segura e comunicação efetiva evitam o retrabalho e fazem com que o profissional consiga se concentrar em partes estratégicas, que são essenciais para ele e para o crescimento e desenvolvimento da empresa.  

Além disso, as automações logísticas estimulam as inovações. Quando a empresa e os profissionais podem contar com softwares eficientes, ferramentas que otimizam a comunicação e soluções digitais, isso incentiva os colaboradores a pensarem e aplicarem inovações. O ambiente de trabalho se torna inovador, e isso permite o desenvolvimento, a boa execução do trabalho, o sentimento de motivação por parte dos funcionários, automaticamente melhorando a questão da produtividade. Não há melhor aliada da produtividade do que a motivação.

A tecnologia reduz custos

A redução de custos é algo muito importante também como melhora da produtividade de toda a empresa. Através das automações tecnológicas é possível economizar na execução de tarefas,  melhorar o custo-benefício dos serviços oferecidos pela companhia, aumentar as estratégias e investir em outros setores como publicidade e implementação de inovações.  

Essa economia possibilita, inclusive, investimento nos próprios colaboradores, através da atualização dos mesmos, da capacitação, do oferecimento de benefícios ou redução da jornada de trabalho. Esse investimento aumenta ainda mais o reconhecimento por parte dos funcionários de logística, a eficiência e a redução da rotatividade. Tudo é um ciclo.  

A automação logística permite a inclusão de recursos adicionais

Toda essa onda tecnológica também possibilita a implementação de recursos adicionais, como ferramentas de telefonia, disparo de alertas e e-mails, sistemas que funcionam exclusivamente por meio digital. Gravação de chamadas, armazenamento de informações importantes, complementação de dados, fila de espera em atendimentos digitais e vários outros são recursos adicionais permitidos pela automação.  

A análise ou armazenamento de dados permite, por exemplo, identificar pontos fracos da empresa e desenvolver estratégias para melhorias e incentivos. Se forem utilizados de forma integrada com o setor de desenvolvimento, essas automações podem ser excelentes ferramentas para a gestão de recursos, entregas com maior qualidade para o cliente, economia e produtividade.  

Automações logísticas para identificação de erros

Através de sistemas de gestão automatizados é possível monitorar todas as fases do trabalho, observando a produtividade em cada uma delas, sem perder tempo. Essa solução faz com que seja possível a criação de relatórios assertivos de desempenho, a mensuração de tempo que dura cada etapa do trabalho, eliminação da ociosidade, identificação de possíveis falhas, criação de ajustes necessários para evitar transtornos futuros.  

Com aplicativos de gestão, por exemplo, o monitoramento de cada fase do trabalho fica menos centralizado, mais transparente e promove um bom relacionamento entre funcionários e chefes.  

As automações também permitem que as empresas criem treinamentos mais eficientes para cada colaborador

Já falamos sobre economia de tempo, redução de custos, redução de erros nos processos, e além de tudo isso as automações também permitem investimento das equipes de logística. A tecnologia é aliada no desenvolvimento de treinamentos efetivos e na capacitação e atualização dos profissionais, que passam a entender melhor suas atividades e a rotina administrativa, dominando de fato o seu potencial.  

Essa estratégia também possibilita um trabalho de líderes bem executado, já que os mesmos não precisarão mais dar tantas instruções ou atuar com tanta frequência no reparo de erros, formando equipes preparadas e produtivas, satisfeitas, que realmente estão prontas para lidar com desafios.  

É importante salientar que os treinamentos também devem ser aplicados para o uso da própria automação. Mesmo que a empresa implemente plataformas, ferramentas inovadoras e softwares de ponta, eles não valem se os colaboradores não souberem como usá-los da forma correta.

Portanto, se as ferramentas não foram capazes de facilitar a rotina dos profissionais, elas perdem o seu valor, e no lugar de trazer soluções, podem trazer mais problemas para a questão da produtividade e do alcance de resultados esperados pela empresa.

Avanços tecnológicos que facilitam a logística  

As startups também estão trazendo inovações em diferentes setores da logística, como a Fretefy, que possui uma plataforma de gestão totalmente digital, onde é possível realizar o oferecimento de cargas por embarcador, extensão de controle para transportadoras, administração de coletas e de entregas para frotas próprias ou de terceiros, comprovantes de entrega e várias outras automações que facilitam esse mercado. Tudo isso resulta em mais de 30% de redução de trabalhos operacionais e aumento do faturamento para cada uma dessas empresas.  

O software de logística da empresa automatiza a gestão de fretes e de cargas para empresas distribuidoras, varejistas, atacadistas e indústrias, oferecendo um meio totalmente tecnológico para monitorar toda a operação de entrega, monitorar as frotas e os fretes, diminuindo os custos e aumentando a produtividade da equipe logística.  

Além do software e do sistema de logística, a startup também criou um aplicativo para caminhoneiros, que otimiza a comunicação, o planejamento de coleta e de entrega, o registro de ocorrências e o acompanhamento através do app exclusivo.  

E você, como utiliza a tecnologia no seu dia a dia? Você já conheceu uma startup como a Fretefy e todos os benefícios que ela pode trazer para o desenvolvimento do seu trabalho e da sua empresa? A Fretefy lançou o módulo de Automação que tem como principal objetivo justamente ajudar em todos os pontos citados acima, além de proporcionar ao profissional logístico mais flexibilidade nos processos logísticos do dia dia.

Se interessou? Clique aqui e confira cada detalhe!

Última atualização:

3

de

February

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo